Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques & Notícias
 
Destaque da Semana
 

Brasil e a sua coleção de desastres econômicos

Por: Paulo Akiyama *

Estive revendo alguns apontamentos, em especial para poder entender parte da atual crise que nosso país está vivenciando. Diante disto, deparei-me com anotações que fiz ainda na época da faculdade, onde havia analisado, de forma genérica, a famosa “ Aliança para o Progresso e o Doei ouro para o bem do Brasil”.

O movimento, Aliança para o Progresso, foi elaborado pelo então candidato à presidência dos Estado Unidos, John Kennedy, que tinha como objetivo a união dos países contra o comunismo. Na época, imperava a União Soviética como o exemplo deste regime.

Os Estados Unidos apoiariam estes países com seu investimento público e privado para fomentar o desenvolvimento a todos que apoiassem a Aliança para o Progresso. Setores como educação, saúde pública e desenvolvimento industrial, seriam beneficiados, resultando em uma melhor distribuição de renda e redução da miséria, sempre com base no capitalismo ocidental.

Com a morte de Kennedy em 1963 e o golpe militar de 1964, os Estados Unidos, sob o comando de Johnson, concentrou atenção na guerra do Vietnã deixando a Aliança para o Progresso em plano inferior, sendo retomado posteriormente, com cautela e sem a ênfase necessária, pelo presidente Nixon.

Por fim, em 1964 o Brasil sofre o golpe militar. Teve o apoio dos EUA em relação a manutenção de auxílio para a paz, controle de eventuais conflitos, em especial no nordeste brasileiro, mas sem alardes ou publicidade. Mas o país já estava com os cofres zerados.

 
Foi lançado então o programa “ Doe ouro para o bem do Brasil”. Fui com minha mãe a praça da Sé e depositei um anel que havia ganhado ainda bebê e sai de lá todo emocionado com uma aliança de latão com os dizeres “Doei ouro para o bem do Brasil”. Não tenho mais esse souvenir, mas sim a recordação daquele dia, pois foi marcante.

 
Durante o regime militar, o Brasil era regido pela ordem e disciplina. Sabemos que muito foi feito ao arrepio dos direitos do cidadão, mas também houve ações que beneficiaram a população. Não sou defensor do autoritarismo, mas faço meu depoimento por ter vivido o momento como estudante universitário.

Iniciamos por volta de 1980, quando então o ministro da agricultura Delfim Neto, do planejamento Mario Henrique Simonsen e o do interior Mario Andreazza, entre inúmeras disputas internas, tentaram implantar o milagre econômico, sendo que em 1979 houve uma maxidesvalorização frente à moeda americana de 30% e em 1983 novamente outra maxi de mais 30%, sempre como justificativa a estabilização do sistema econômico do país.

Neste mesmo período, ou seja, na década de 1970, tivemos a greve dos metalúrgicos do grande ABC. Os trabalhadores paralisaram as linhas de produção, que resultaram em demissões, o que representou uma queda de 52% no setor. Soma-se a este cenário, a busca de empréstimo junto ao FMI.

Em 1984, mesmo com uma inflação na casa dos 235% ao ano, aumento da inadimplência e a não retomada de toda a indústria, havia esperança, porque no final de 83 falava-se na expectativa de superávit da balança comercial e crescimento do PIB.

A crise resultou em 1985 com a quebra de inúmeros bancos, alguns com mais de cem anos de vida. No ano seguinte, após a morte de Tancredo Neves, assume a presidência da República o primeiro civil após uma ditadura militar de 20 anos, José Sarney, como vice de Tancredo, o qual morreu antes mesmo de sua posse.

Historicamente o PMDB mantem-se no apoio de quem interessa, e na época, desembarcou do governo Sarney. Assim, decide a administração, orquestrado pelo seu ministro Dílson Funaro lançar o plano cruzado um e o dois, trazendo congelamento de preços e salários, o que levou o Brasil a um desastre total.

Na sequência, o plano Bresser, congelou os preços, só que por apenas três meses, mas desta vez, sem o gatilho salarial. Mais um que foi por agua abaixo. Bresser deixa o ministério em dezembro e uma inflação de 365% ao ano. Em 1988 com uma inflação galopante, desmandos na economia e desentendimentos dos políticos, culmina – se uma enorme crise.

Em janeiro de 1989 lançou – se o plano verão. Houve o corte de três dígitos na moeda, mais um congelamento de preços e a proposta de cortes de despesas públicas. Extinguiu a correção monetária, as OTN´s. Cria-se um novo indexador, porém, a inflação se descontrola e encerra o período com 1.972% ao ano.

Inicia-se a década de 90 com novo presidente, Fernando Collor de Melo. Em março do mesmo ano implementa o plano Collor, confisca a poupança, ou seja, a população fica sem dinheiro. A única coisa boa foi a abertura dos portos, porque o plano não funcionou. Em janeiro de 1991 implanta -se o famoso plano Collor 2, congelando salários, desestimulando a indexação. Acaba-se com o over night (aplicação financeira de um dia para o outro na tentativa de proteger os recursos financeiros). A inflação continua correndo a economia.

Com o impeachment, assume o vice-presidente Itamar Franco e como ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso, que em 1994 implanta o real. Finalmente, o povo brasileiro sente uma estabilidade econômica. FHC elegeu-se presidente e se manteve no cargo até janeiro de 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a sua posição. Mas o PT, infelizmente, não realizou os ajustes necessários, apenas colheu os frutos.

O partido dos trabalhadores segue elegendo Dilma Rousseff, que em seu primeiro mandato já demonstrava fraqueza na administração pública. Foi reeleita em 2014, porém, não reconhecia que a economia do país já estava em total decrescimento e o país já havia passado por um enorme escândalo denominado mensalão, com a prisão de políticos e empresários, condenados. Foi reconhecido, na época, como o maior desvio de recursos público.

Em março de 2014 foi deflagrada a operação lava jato, a qual levanta um esquema de corrupção na estatal Petrobrás. Até hoje, a investigação já possui mais de 41 operações, as quais resultaram em prisões, condução coercitiva para depoimento, busca e apreensão, ou seja, inquéritos policiais, denúncias e processos criminais. Desde essa época, estamos imersos em escândalos políticos, financeiros, judiciais e demais.

Sou apartidário, mas sou ser humano e um pequeno empresário. Assim como eu, não acredito que tenha um empresário de grande porte, que não esteja passando por “boas e más” para manter os negócios.

Esta má gestão nos levou a um canal de corrupção nunca visto antes. Retirou-se muito dinheiro da economia e do caixa do governo e estatais para alimentar poucos interesses. O dinheiro deixou de circular em nossa economia levando milhares de empresas a processo de recuperação judicial quando possível, porém, muitos também foram a quebra. Resultado: desemprego para 14,5 milhões de pessoas.

O setor de serviços está sem poder planejar, pois não há contratantes. O sistema financeiro, cada dia mais apertando o crédito e elevando a taxa de juros para aqueles que mais precisam do recurso.

Talvez, de maneira bem doméstica, a solução de nosso país seria que, os poderes que nos governam, Executivo, Legislativo e Judiciário, ao invés de buscarem as luzes dos holofotes da fama, centrassem força, unidos, para uma solução a médio longo prazo, pois em curto prazo, não há qualquer meio de solução, mesmo que paliativa. Se há necessidade de prisão àqueles que estão envolvidos, que definitivamente os prendam, se há necessidade de reformas, que se votem com urgência.

A única solução para o Brasil é, que todos se comprometam com o papel que assumiram, desde o presidente da república ao mais humilde trabalhador. Trabalho e mais trabalho. É isto que trará uma sobrevida ao nosso país e a nossa população. Dessa forma, seremos capazes de buscar a cura a este mal, mas, caso não tenha união em prol de uma solução não haverá sobrevida, assim, apenas nos restará aguardar a missa de sétimo dia do de cujos chamado Brasil.


(*)Paulo Eduardo Akiyama é formado em economia e em direito 1984. É sócio do escritório Akiyama Advogados Associados, atua com ênfase no direito empresarial e direito de família. Para mais informações acesse http://www.akiyamaadvogadosemsaopaulo.com.br/ ou ligue (11) 3672-3851
 
 


Últimos Destaques da Semana 
» Plástico Brasil 2019 participa da Colombiaplast, em Bogotá
» Feiras de negócios como fonte de conteúdo e informação na Era Digital
» Pet South America reconquista sua força no segmento e impulsiona negócios
» Expomafe: inovação - motor do desenvolvimento
» Escolar 2018 movimentou o setor de papelarias, material escolar e de escritório
mais...
 
Feiras 2019; Feiras 2018; Feiras 2017; Feiras Janeiro 2018; Feiras Fevereiro 2018; Feiras Março 2018; Feiras Abril 2018; Feiras Maio 2018 ; Feiras Junho 2018; Feiras Julho 2018; Feiras Agosto 2018 ; Feiras Setembro 2018 ; Feiras Outubro 2018; Feiras Novembro 2018; Feiras Dezembro 2018; Feiras Janeiro 2019; Feiras Fevereiro 2019; Feiras Março 2019; Feiras Abril 2019; Feiras Maio 2019 ; Feiras Junho 2019; Feiras Julho 2019; Feiras Agosto 2019; Feiras Setembro 2019 ; Feiras Outubro 2019; Feiras Novembro 2019; Feiras Dezembro 2019; Feiras Industriais; Feiras do Brasil; Feiras e Eventos; Feiras e Congressos; Feiras no Brasil; Feiras Brasil; Calendário de Feiras; Calendário Feiras do Brasil; Feiras; Feiras 2019 SP; Feiras 2019 São Paulo; Feiras 2018 SP; Feiras 2018 São Paulo; Eventos SP; Eventos São Paulo; Feiras Anhembi; Feiras Expo Center Norte; São Paulo Expo; Calendário 2019; Calendário 2018; Calendário 2017; Eventos 2019; Eventos 2018; Eventos 2017; Congressos 2019; Congressos 2018; Congressos 2017; Turismo de Negócios; Agenda de Eventos; Agenda de Feiras; Agenda de Exposições; Exposição Agropecuária; Eventos Empresariais; Expo 2019; Expo 2018; Expo 2017; Expo Center Norte; Anhembi Parque; Transamérica Expo Center; Riocentro; Centro de Eventos Pro Magno; Bienal do Ibirapuera; Centro de Convenções Frei Caneca; NFeiras; feiras 2019 brasil; feiras 2018 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras 2019; calendário brasileiro de exposições e feiras 2018; feiras 2019 sp; feiras 2018 sp; calendario de feiras em sp 2019; calendario de feiras 2019; calendário de feiras e eventos 2019; calendario de feiras 2019 brasil; calendario de feiras em sp 2018; calendario de feiras 2018; calendário de feiras e eventos 2018; calendario de feiras 2018 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras; Feiras em 2019; Principais feiras realizadas em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Feiras em 2018; Principais feiras realizadas em 2018; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2018; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Exposições e Feiras; Expofeiras; Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras; Eventos & Feiras; Feiras & Negócios; Feiras & Congressos; Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019; Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018; Calendário de Eventos; Sistema de Exposições e Feiras; Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil; Calendário de Feiras SP 2019; Calendário de Feiras SP 2018; Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos; feiras e eventos empresariais; feiras de negócios e eventos empresariais; CALENDÁRIO de EVENTOS e FEIRAS 2018; Calendário de Eventos - Sistema de Exposições e Feiras; CALENDÁRIO de EVENTOS 2018 SÃO PAULO; EVENTOS, FEIRAS E CONGRESSOS 2018 SP; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Calendário Varejo 2018; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Eventos & Feiras;; Abav Expo; ABF FRANCHISING EXPO; ABF FRANCHISING EXPO NORDESTE; AES BRASIL EXPO; AIRPORT INFRA EXPO; AT!BAZAR ATEAL EXPO OUTLET; AUDIOTECH – Feira de Sonorização, Acessórios e Customização de Automotiva; Auto Esporte Expo Show; Aviation Expo; BeefExpo 2018; Bike Brasil Expo; BIONAT EXPO; Brasil Signage Expo; Brasília Expo Franquias 2018; Brazil Road Expo; Burda Expo; BW EXPO; Caça Talentos Expo 2018; CAKE DESIGN EXPO; China Products Expo Brazil; CHURCH TECH EXPO; Conferência & EXPO HDI Brasil; Congresso Fenabrave e ExpoFenabrave; CONSTRUCTION EXPO; ConverExpo Latin America; Del Rei Expo; DIVINAEXPO; ENERGEN EXPO; EXPO 2018; Expo Abióptica; EXPO ACABAMENTO; Expo Agro Concórdia 2018; Expo Airport; Expo Alimentos Funcionais & Nutracêutico; EXPO ANFAMEC; EXPO AQUA FEED; Expo Arquitetura Sustentável; Expo Barbacena; EXPO BEBÊ & GESTANTE; Expo Biomassa; Expo Bomboniere; EXPO BRASIL CHOCOLATE; Expo Business LGBT; Expo Carangola 2018; Expo Casa Nova; Expo Casamento Espetacular; EXPO CAVALOS 2018; EXPO CELL & TECNOLOGIA; Expo ClicNoivos; EXPO CONDOMÍNIO / EXPO DECORMÓVEIS SC; EXPO CONSTRUÇÕES 2018; EXPO CURVELO; Expo de Moda Pronta Entrega; Expo Disney; Expo Emergência; EXPO ENAF BELO HORIZONTE; EXPO ENAF Guarapari; EXPO ENAF JUIZ DE FORA; EXPO ENAF MANAUS; EXPO ENAF POÇOS DE CALDAS; EXPO ENAF RIBEIRÃO PRETO; EXPO ENAF SÃO JOSÉ DOS CAMPOS; EXPO ENAF TERESINA- Feira de Sport, Fitness e Saúde; EXPO ENAF UBERLÂNDIA; Expo Enfermagem; EXPO EVENTOS 2018; Expo Fashion Noivas; EXPO FEMI; EXPO FERNANDÓPOLIS; EXPO FESTAS; Expo Festas Infantis; Expo Figueirão; EXPO FINAN; Expo Fitness & Sports; Expo Formiga; Expo Fórum de Marketing Digital 2018; Expo Geek Brasil; Expo Guaçu 2018; Expo Havan Noivas; Expo Hotel Búzios; Expo Indústria do Maranhão; Expo Israel 2018; Expo Itaguaí; Expo Japão; Expo Jardim; Expo Lar & Decoração; Expo Licensing Brasil; Expo Madalena; Expo Madeira & Construção; Expo Mamãe & Cia; Expo Mineração, Energia & Construção; EXPO MIRACEMA; EXPO MOTO SÃO PEDRO; EXPO NELORE AVARÉ; EXPO NOIVAS & FESTAS; Expo Noivas & Festas do Interior; Expo Óleos & Gorduras; EXPO PAISAGISMO BRASIL 2018; Expo Palmeira; Expo Paper; Expo Parking; EXPO PARQUES E FESTAS; Expo Pet Curitiba; Expo Pet Food; Expo Pet Show 2018; Expo Petrópolis 2018; Expo PetShop; EXPO PHARMA; Expo Picos Ambiental; Expo Pizzaria; Expo Proteção; EXPO RELIGIÃO 2018; Expo Revestir; EXPO RIO PRETO; Expo Rio Run; Expo Rio Verde; EXPO SAMU; Expo São Pedro; EXPO SCALA; Expo Schroeder 2018; Expo Segurança Amazonas; EXPO SUPERMERCADOS; EXPO TOLEDO 2018 e 12 INTERNACIONAL; EXPO TOUR Católica; Expo Toys; EXPO UMUARAMA; Expo Unhas; EXPO USIPA; Expo Vinhos; EXPO ZEBU; Expoac; EXPOACIAF 2018; EXPOAÇO; EXPOAGAS; Expoagri; Expoagro; Expoagro Afubra; EXPOAGRO BRAGANÇA PAULISTA; ExpoAgro Cotricampo; Expoagro de Barra do Bugres; EXPOAGRO GV; EXPOAGRO MIRANORTE; Expoagro Rolim de Moura; Expoalta; ExpoAlumínio; EXPOAMA; EXPOANA; EXPOANICER; Expoara; EXPOARAXÁ; EXPOARI; EXPOARROZ; EXPOASEAC 2018; Expobahia; Expobeauty Estétic; Expobeauty Hair; EXPOBEL; EXPOBELEZA 2018; ExpoBento; ExpoBev; EXPOBOR; ExpoBrasil; EXPOBRASIL 2018; EXPOBRINK; Expobur; EXPOCACHAÇA; EXPOCAFÉ; EXPOCAM; Expocamp; ExpoCarreira; Expocasório; ExpoCatadores; ExpoCatólica; EXPOCBTD; EXPOCENTRO; Expocer; EXPOCÉU; Expocine 2018; EXPOCLARA; EXPOCOL; Expocon Brasília; EXPOCONGREGARH; EXPOCONQUISTA; Expocoop 2018; EXPOCORDEIRO; ExpoCorrente; ExpoCultura 2018; Expodireto Cotrijal; EXPOELEVADOR 2018; EXPOEND; EXPOEQUIP; Expoeste; EXPOEVANGÉLICA; EXPOFAR 2018; Expofarma; EXPOFEIRA; EXPOFEIRA 2018; Expofeira Caprinovinos de Sergipe; Expofeira de Guaramirim; Expofeira do Agronegócio; Expo-Feira Ovinos de Verão; Expoflora; Expoforest; Expofrai; EXPOFRÍSIA 2018; EXPOFRUIT; EXPOGAÚCHA; EXPOGESTÃO; EXPOGOIABA; EXPOGOIÁS; EXPOGRANDE; Expogua; EXPOGUARÁ; ExpoGurupi; EXPOHAIR & ESTHETIC; EXPOIJUÍ / FENADI; ExpoIN; EXPOINEL; EXPOINEL Minas 2018; EXPOINEL NACIONAL; EXPOINGÁ; EXPOINTER; Expojipa; EXPOJU 2018; EXPOJUKEBOX; EXPOLAGES; EXPOLAR; ExpoLaticínios; EXPOLAZER & WELLNESS; EXPOLEITE; EXPOLESTE; EXPOLESTE 2018; EXPOLÍDER; EXPOLIXO; EXPOLOG; EXPOLONDRINA; EXPOLUX; EXPOLUX NORDESTE; EXPOMAC; EXPOMAFE; EXPOMAQ; ExpoMáquinas; EXPOMARA; EXPOMARCOS; Expomatupá; EXPOMEAT; EXPOMINAS DF; EXPOMINERAIS; EXPOMONTES; EXPOMUSIC; Expomutum; EXPONOP; EXPONORMAS; ExpoNutrition; EXPOPARANAVAÍ; Expopato; EXPOPEC; EXPOPEDRAS 2018; ExpoPérola; EXPOPOSTOS E CONVENIÊNCIA; EXPOPRAG 2018; ExpoPredialTec; EXPOPRINT DIGITAL; EXPOQUÍMICA; EXPOR FETAS 2018; EXPORÃ; Exporriso; EXPORURAL 2018; EXPOSAFRA; EXPOSEC; EXPOSERRALHERIA; EXPOSHOPPING; EXPOSIBRAM; EXPOSIBRAM AMAZÔNIA 2018; Exposição Agropecuária de Cachoeiro de Itapemirim; Exposição Agropecuária de Itajubá; Exposição Agropecuária de Patrocínio do Muriaé; Exposição Agropecuária de Santa Helena; Exposição Agropecuária de São Roque; Exposição de Girolando 2018; Exposição Estadual Agropecuária; Exposição Feira Agropecuária de Floriano; Exposição Internacional do Cavalo Lusitano; EXPOSIÇÃO NACIONAL DE HÍBRIDOS DE ORQUÍDEAS; Exposição Nacional Hereford & Braford 2018; EXPOSOL; EXPOSOLAR; ExpoSorvetes; EXPOSUCATA; EXPOSUL; Exposul Saúde; Exposuper; ExpoSustentat; EXPOSYSTEMS; EXPOTAPURAH; Expotáxi Brasil; Expotchê; Expotec; EXPOTEL; EXPOTEL – Feira Internacional para Hotelaria; Expotrês; EXPOTUR-ES; EXPOUR; Expovale; EXPOVALE 2018; EXPOVENDING & OCS LATIN AMERICA; Expoverde; EXPOVEST; Expovet Minas; EXPOVIL; EXPOVINIS BRASIL; EXPOWORK; EXPOZAL; Feira 1 a 99 Brasil; Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul; Feira Ambiental e Social de Bonito; Feira Baby Nit; Feira Beleza & Saúde MS; FEIRA BEM CASADOS; Feira Biomassa & Bioenergia; Feira Brasil de Porcelanas, Vidros e Acessórios para o Lar; Feira Brasil Moda Show; Feira Brasil Mostra Brasil; Feira Brasileira da Cerveja; FEIRA CASA E CONSTRUÇÃO; Feira da Agricultura Familiar de Campo Maior; Feira da Casa Própria Marília; Feira da Floresta; Feira da Gestante, Bebê e Criança; Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia; Feira da Louça; FEIRA DA LOUCURA POR SAPATOS; Feira da Madeira 2018; Feira da Mamãe, Bebê & Criança; Feira da Moda de Gramado; Feira da Música de Fortaleza; Feira das Noivas; Feira de Agroturismo; Feira de Artes da Vila Pompéia; Feira de Carreiras da PUCRS; FEIRA DE FIXAÇÃO; Feira de Formaturas e Eventos de Maringá; Feira de Imóveis de Maringá; Feira de Imóveis do Paraná 2018; Feira de Imóveis e Oportunidades; Feira de Intercâmbio Teen; Feira de Inverno e Variedades; FEIRA DE MALHAS DE TRICÔ SUL DE MINAS; Feira de Malhas, Fios e Couros ; FEIRA DE MEIO AMBIENTE & CNMAPC; Feira de Negócios; Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro; Feira de Oportunidades Viacredi; FEIRA DE SANEAMENTO DA ASSEMAE; Feira de Sergipe; Feira de Turismo ABAV Bahia; Feira de Turismo da Abav-MG; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE BH; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE UBERLÂNDIA; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE VITÓRIA; Feira do Bordado de Ibitinga; Feira do Caminhão; Feira do Caminhoneiro de Cubatão; Feira do Caminhoneiro de Guarulhos; Feira do Caminhoneiro de Rondonópolis; Feira do Campo Cresol; Feira do Carreteiro; Feira do Construtor; Feira do Empreendedor; Feira do Empreendedor Bahia 2018; Feira do Empreendedor Distrito Federal 2018; Feira do Empreendedor Maranhão 2018; Feira do Empreendedor Mato Grosso 2018; Feira do Empreendedor Rio de Janeiro 2018; FEIRA DO ESTUDANTE; Feira do Livro da UFSCar; Feira do Livro de Canoas; Feira do Livro de Jaraguá do Sul; Feira do Livro de Joinville; Feira do Livro de Montenegro; Feira do Livro do Sesc; Feira do Livro Infantil de Fortaleza; Feira do Livro Infantil de Porto Ferreira; Feira do Material Escolar; Feira do Polo Naval do Rio Grande do Sul; Feira dos Municípios Alagoanos; Feira dos Municípios Paraibanos; Feira dos Países; Feira e Congresso Panorama Audiovisual | Broadcast & Cable; Feira EBS; FEIRA EDUCANDO; Feira Estética in Nordeste; Feira Estética in Rio; Feira Estética in São Paulo; Feira Farma; Feira Festas & Noivas; FEIRA FLORESTAL DA AMAZÔNIA; Feira Forte; FEIRA FUNERÁRIA DO BRASIL 2018; Feira Funerária do Norte e Nordeste; Feira Grande ABC; FEIRA MANUTENÇÃO; Feira Móveis & Decoração Curitiba; FEIRA MULHER BRASIL; Feira Nacional das Malhas; Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto; Feira Noiva Vip; Feira Noivas Curitibanas; Feira Noivas Douradas e Eventos; Feira Pan-Amazônica do Livro; Feira Ponta de Estoque; Feira Profissional de Beleza Rio Belleza; Feira Rio Pet; Feira Rua 25 de Março; Feira RUA SETE; Feira Shopping; FEIRA SOU 60+; Feira SUPERPET; FEIRA TÉCNICA E NEGÓCIOS DA BELEZA, CABELOS E ESTÉTICAS; Feira Vegana; Feira Vegana das Nações; Feira Vegana de Outono; FEIRAMODA; FEIRATUR; FIAFLORA EXPOGARDEN; FIREXPO; Fórum e Exposição Abisolo; GRAND EXPO BAURU; GranExpoES; Green Expo; HAIR BEAUTY EXPO; HG FEIRA PARA HOTELARIA E GASTRONOMIA; HIGH DESIGN HOME & OFFICE EXPO; HIGIEXPO; HSM Expo 2018; ILUME EXPO; ÍNTIMIexpo; ITFORUM EXPO | BLACK HAT; M&T Expo 2018; Maquintex 2018- Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Mega Expo Regional Noivas, Debutantes e Festas; MEGAFEIRA; Miami Condo Expo; MOVEXPO; NATAL EXPO CRISTÃ; NT EXPO; Outdoor Living Expo 2018; PANEXPO; PETSHOP EXPO; Piauí Expo Show 2018; PORK EXPO; PUERI EXPO; RCDExpo; Reality Expo Noivas & Debutantes do ABC; Reciclamais South American Expo; RIO OIL & GAS Expo and Conference 2018; Roofing Expo Brazil; Salão Baiano de Turismo e Feira dos Municípios; Salto Expo Noivas & Festas; SET EXPO; SMARTPHONE CONGRESS & EXPO; Sport Infratech & Expo Estádio; SUPER RIO EXPOFOOD; Tecnofeira; Vet Expo; VITÓRIA EXPOVINHO; VUC EXPO;