Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques & Notícias
 
Destaque da Semana
 

Os 10 mitos do Marketing

Por: Alberto Mistrello*

Na história da humanidade, criar mitos a respeito de poderes sobrenaturais para qualquer tipo de situação que foge ao domínio comum é muito recorrente. Com o Marketing não é diferente, pois esta importante Estratégia Organizacional cresceu muito desde os anos 50 e atualmente conta com infinitas publicações que abordam pontos de vistas diferentes para cada elemento de sua definição. Analisando toda essa evolução, destaco (sob o meu ponto de vista) o que julgo serem os Dez Mitos do Marketing.

O cliente sempre tem a razão

O cliente nem sempre tem a razão ao declarar suas expectativas a respeito de um produto ou serviço.
 
As empresas precisam manter canais de comunicação eficientes para ouvir as expectativas dos clientes a cerca de seus produtos ou serviços e alinhar estas expectativas com a realidade da proposta de valor que fazem a cerca dos mesmos. Assim como na vida pessoal, o relacionamento entre um produto ou serviço e seu mercado é uma relação entre pessoas e o principal motivo do rompimento dos relacionamentos é a falta de alinhamento das expectativas e realidades entre ambos.
 
O segredo é ser capaz de ouvir esta razão e considerar o fato de atendê-la plenamente.

A propaganda é a alma do negócio

A propaganda está longe de ser a alma do negócio, pois uma boa propaganda não salva um mau produto ou serviço por muito tempo. Logo que o cliente experimentar este produto ou serviço e perceber a frustração de suas expectativas, não há boas propagandas que o salvem. Por outro lado, uma propaganda infeliz pode prejudicar a evolução do ciclo de vida de um bom produto ou serviço, portanto a alma do negócio está no entendimento do estágio de relacionamento que eu possuo com meu mercado, considerando como ele está sendo atendido também pelos meus principais concorrentes. A partir deste entendimento é criado um conceito de comunicação para aprimorar o relacionamento que pode originar uma propaganda ou outra ferramenta de comunicação mais adequada.

O marketing é um departamento

O marketing não é um departamento formado por pessoas esquisitas que se vestem de modo irreverente, chegam tarde e vão embora cedo, gastam todo o lucro da empresa em propagandas de televisão, nunca são responsáveis pela queda nas vendas e tem o melhor salário da empresa. Marketing é uma estratégia de relacionamento com o mercado, na busca de resultados que superem o esperado para ambos (empresa e cliente). O Planejamento Estratégico define a essência organizacional, aonde se quer chegar e em que prazo e quais os objetivos maiores da organização (região de atuação, nível de lucratividade). O Marketing deve analisar se tudo isso é viável ou possível de acontecer, dadas às condições do mercado em que a empresa atua. A razão de qualquer negócio é o atendimento de um ou mais clientes e a importância de um negócio é uma relação direta da força econômica de seus clientes. O Marketing, portanto, é a consciência de que devemos gerir nosso negócio em função das condições de mercado.

Publicidade e propagando é tudo a mesma coisa

Publicidade e Propaganda são duas ferramentas diferentes que fazem parte do Composto de Comunicação, isto é, a lista de todas as possibilidades que posso utilizar para me relacionar com meu mercado alvo. Dependendo da complexidade ou das normas e leis que regem a relação entre os produtos ou serviços e seus mercados, utilizamos as ferramentas de comunicação que melhor comunicam nossa Proposta de Valor aos clientes. A Propaganda tem o fim exclusivo de comunicar informações com objetivo de esclarecer os motivos pelos quais os clientes devem comprar produtos ou serviços. A Publicidade tem por objetivo maior contribuir para formar, fortalecer ou recuperar a imagem de uma empresa, uma marca, um produto ou serviço. Note que o objetivo principal da Publicidade não é o resultado de vendas puro e simplesmente, mas sim dar suporte a promessa de valores e serviços que estão inseridos nas Propagandas. Interessante notar que nos usos e costumes da língua, estas palavras foram tomadas por sinônimos. Não é raro ouvir profissionais se nominarem Publicitários, tendo uma agência especializada em Propaganda.

Estamos na era do marketing digital

Considero que estamos numa era em que a mídia digital foi incorporada como uma importante ferramenta do Composto de Comunicação. Gosto muito da ideia de associar ações de marketing on (digital) e o marketing off (materiais promocionais) porque eles se complementam de maneira que os resultados são otimizados. Insistir em um canal apenas pode estressar a relação com o cliente e produzir um efeito contrário ao objetivo buscado. Um exemplo de excesso de off é acreditar que se eu sair por ai distribuindo panfletos de promoções de produtos ou serviços vou conseguir todos os resultados que preciso, o que pode estressar o cliente em um momento que estamos preocupados com a sustentabilidade das ações e de como essa papelada toda pode interferir em nossa qualidade de vida como cidadãos. Um exemplo de excesso de on é concentrar toda a verba de comunicação em mídias sociais ou sites e achar que vou tirar daí todo o meu sucesso, no momento em que o cliente não aceita tratar de negócios nas mídias sociais e a tecnologia dá a oportunidade de desenvolvimento de sites gratuitos que nem sempre refletem a realidade dos produtos ou serviços oferecidos. A melhor decisão é avaliar como sues clientes fazem contato com sua marca e quais recursos on e off você deverá utilizar para comunicar sua proposta de valor de forma plena.

O principal atributo do marketing é a criatvidade

Costumo dizer que Criatividade só com Estratégia. Tentar ser criativo na comunicação com o cliente sem analisar os conceitos estratégicos que norteiam a essência da marca e seu relacionamento com a essência dos seus clientes é um jogo de sorte e azar. Temos uma legião de Campanhas de Comunicação superpremiadas por sua criatividade e que foram verdadeiros desastres em resultados de vendas. Nestes casos os clientes se lembram de detalhes da propaganda e de como se divertiram com ela, criando até jargões largamente utilizados na convivência pessoal, mas sequer se lembram do produto ou serviço que a patrocinou ou pior, atribuem seu patrocínio ao concorrente. Ao analisar estrategicamente o momento do mercado em que está inserido meu público alvo, como ele está sendo atendido por meus concorrentes, quais são suas necessidades e expectativas futuras, serei muito mais criativo ao comunicar minha proposta de valor e poderei contribuir decisivamente para que nosso relacionamento possa se converter em resultados de longo prazo.

Marketing é comunicação

A comunicação é uma das ferramentas de marketing. Quando Kotler notabilizou os famosos 4 Ps (Produto, Praça, Promoção e Preço) do mix de marketing, atribuiu claramente o que se pode esperar do P Promoção no qual a ferramenta comunicação está inserida. A genialidade está no equilíbrio e harmonia em que os 4 Ps trabalham juntos para a conquista dos objetivos. Isso é Marketing. Pensar em comunicação sem considerar o que o Produto oferece, em que locais a Praça o deixará disponível e qual o Preço seu cliente deverá pagar para obtê-lo é uma plano de ação que está sujeito a fatores incontroláveis para o sucesso. É por isso que alguns profissionais insistem em dizer que não é possível medir o resultado dos investimentos em Publicidade e Propaganda. Não é possível porque eles agiram de forma isolada, sem considerar os 4Ps como um todo e daí ficam rezando para que o resultado seja melhor do que o esperado, ou se apegam a medições sem conclusões mensuráveis (quando são analisados de forma isolada) como o famoso top of mind, por exemplo.

O marketing consegue criar necessidades no consumidor

Essa é uma dos maiores mitos de marketing que conheço. Muitas pessoas acreditam que o marketing pode criar necessidades que as pessoas nem sabiam que tinham e assim manipula-las como verdadeiros robôs de consumo inconsciente. Outras ainda fecham os olhos nas propagandas de cinema porque ouviram falar que existem mensagens subliminares capazes de programar o livre arbítrio humano a consumir as marcas que os patrocinam. Isso tudo é subestimar a capacidade do ser humano em exercer o que eu chamo dos Três Poderes do Cliente: o Poder de Escolher, o Poder de Comparar e o Poder de Sonhar. Graças a estas capacidades de relacionamento com produtos e serviços é que as empresas lutam palmo a palmo pela conquista de seus clientes, que nos dias atuais tem um nível de fidelidade cada vez mais baixo. Nunca exercemos tanto nossa capacidade de escolher como nos dias atuais, isso porque a quantidade de ofertas aumentou significativamente e nos tronamos muito mais exigentes. É só verificarmos a quantidade de empresas que eram líderes absolutas em seus mercados e que foram literalmente substituídas por outras que souberam entender melhor as tendências de necessidades de seus clientes. Por que a Olivetti não é a principal marca de teclados do mundo? Por que a Kodak não tem a melhor máquina digital do mundo? Por que a Ford não é a líder mundial de vendas de automóveis? Será que se esqueceram de como se faz para criar as necessidades de seus clientes?

Marketing é enfeitar o produto para aumentar a venda

Infelizmente ainda escuto alguns comentários do tipo: Este produto não é bom não, é puro Marketing. Confesso que quando escuto frases como essa não consigo me conter e tento argumentar uma visão um pouco mais profunda ao sujeito que deu sobrevida, sem pensar (espero eu), para este antigo mito que envolve o marketing. Hoje com a evolução competitiva dos principais mercados, o apoio de leis bem regulamentadas e o acesso que os clientes têm a informações, tentar enfeitar um produto para aumentar a venda é um crime. Se não for configurado como crime contra o código do consumidor é pelo menos um crime contra a longevidade de uma marca, produto ou serviço. Tentar enfeitar um produto para vendê-lo pode ser uma ação isolada em um momento específico do relacionamento de um produto ou serviço e seu mercado alvo. Às vezes o varejo enfeita um produto com uma promoção especial de descontos do tipo: mas é só até sábado, que é aceita como uma oportunidade de comprar um produto ou contratar um serviço em condições mais vantajosas. Em outras ocasiões vemos as famosas promoções leve 3 e pague 2, ou na compra de cicrano ganhe beltrano, que tem a intenção de fazer girar o estoque ou alavancar a venda de um produto em lançamento. Estas ações podem fazer parte de uma Estratégia de Marketing, mas enfeitar um produto de qualidade limitada para ser comprado por um preço de qualidade superior não é, não foi e nunca será Marketing.

Marketing é só para empresas grandes

Sempre digo para pequenos e médios empresários que quanto menor o recurso disponível, mais necessidade se tem de uma boa Estratégia de Marketing. Se para as grandes empresas as ferramentas de marketing são utilizadas de forma irresponsável para saciar as vaidades de Diretores e Publicitários, na empresa média e pequena um Plano de Marketing é questão de sobrevivência. Isso porque as empresas grandes podem ser dar ao luxo (por pouco tempo) de dizer que um mau investimento não deu resultado. Para o médio e pequeno, um mau investimento dá sempre resultado negativo e o pode inviabilizar o negócio. O sonho de algumas pequenas e médias empresas é colocar seus produtos ou serviços na televisão para arrebentar de vendar. Um Plano Estratégico de Marketing bem elaborado prova que nem sempre um investimento tão caro é necessário para se obter o resultado desejado. Com uma boa estratégia é possível identificar ações menores e mais adequadas para a relação entre a empresa e seu mercado alvo, que oferecem resultados muito mais consistentes. O sonho de toda empresa multinacional e de grande poderio econômico é ter uma relação personalizada com seus clientes, sendo que muitas estão investindo altas somas em tecnologia para viabilizar tal proximidade. O Médio e Pequeno negócio deve aprimorar este relacionamento enquanto ele é possível e tratar seu cliente com verdadeira intimidade. Tem gente grande querendo se disfarçar de pequeno para se aproximar dos clientes e alguns pequenos economizando todos os recursos para parecer grande e ficar longe deles. O Marketing dá o verdadeiro sentido para o relacionamento com o cliente e deve ser utilizado por Grandes, Médios e Pequenos. O segredo é saber utiliza-lo na medida certa.


* Alberto Mistrello é Consultor organizacional, Professor de MBA da IBE-FGV e Palestrante.
 
 


Últimos Destaques da Semana 
» Feiras da Semana: publicação se destaca com mais de 400.000 pageviews
» 2019: O ano da virada!
» 29ª Feira Nacional de Artesanato homenageará os Mestres da Arte e do Artesanato
» Festival SP Tech Week reunirá mais de 250 eventos de inovação pela cidade
» Schwarzenegger volta ao Brasil em 2019 para o 7º Arnold Sports Festival South America
mais...
 
Feiras2019; Feiras 2019; Feiras Janeiro 2019; Feiras Fevereiro 2019; Feiras Março 2019; Feiras Abril 2019; Feiras Maio 2019; Feiras Junho 2019; Feiras Julho 2019; Feiras Agosto 2019; Feiras Setembro 2019; Feiras Outubro 2019; Feiras Novembro 2019; Feiras Dezembro 2019; Feiras Industriais; Feiras do Brasil; Feiras e Eventos; Feiras e Congressos; Feiras no Brasil; Feiras Brasil; Calendário de Feiras; Calendário Feiras do Brasil; Feiras; Feiras 2019 SP; Feiras 2019 São Paulo; Eventos SP; Eventos São Paulo; Feiras Anhembi; Feiras Expo Center Norte; São Paulo Expo; Calendário 2019; Eventos 2019; Congressos 2019; Turismo de Negócios; Agenda de Eventos; Agenda de Feiras; Agenda de Exposições; Exposição Agropecuária; Eventos Empresariais; Expo 2019; Expo Center Norte; Anhembi Parque; Transamérica Expo Center; Riocentro; Centro de Eventos Pro Magno; Bienal do Ibirapuera; Centro de Convenções Frei Caneca; NFeiras; feiras 2019 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras 2019; feiras 2019 sp; calendario de feiras em sp 2019; calendario de feiras 2019; calendário de feiras e eventos 2019; calendario de feiras 2019 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras; Feiras em 2019; Principais feiras realizadas em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Exposições e Feiras; Expofeiras; Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras; Eventos & Feiras; Feiras & Negócios; Feiras & Congressos; Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019; Calendário de Eventos; Sistema de Exposições e Feiras; Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil; Calendário de Feiras SP 2019; Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos; feiras e eventos empresariais; feiras de negócios e eventos empresariais; CALENDÁRIO de EVENTOS e FEIRAS 2019; Calendário de Eventos - Sistema de Exposições e Feiras; CALENDÁRIO de EVENTOS 2018 SÃO PAULO; EVENTOS, FEIRAS E CONGRESSOS 2018 SP; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Calendário Varejo 2018; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Eventos & Feiras; Abav Expo; ABF FRANCHISING EXPO; ABF FRANCHISING EXPO NORDESTE; AES BRASIL EXPO; Afro Fashion Day; Agrinordeste; Agroecol; AIRPORT INFRA EXPO; American Education Expo; ArteSanto; AT!BAZAR ATEAL EXPO OUTLET; AUDIOTECH; Auto Esporte Expo Show; Aviation Expo; Avistar; Barro Preto Fashion Day; BeefExpo; BEFW; BH Oktoberfest; Bienal do Livro de Campos; Big Data Week São Paulo; Bike Brasil Expo; BIONAT EXPO; Bootcamp Nacional e Demoday; Brasil Eco Fashion Week; Brasil Expo Self Storage; Brasil Signage Expo; Brasil Trading Fitness Fair; Brasília Expo Franquias; Brasília Photo Expo; Brasília Tattoo Festival; Brasília Trends; Brazil Road Expo; Brazilian Technology Symposium; BrooklinFest; Burda Expo; BW EXPO; CABINE FASHION; Caça Talentos Expo; Cachoeira Fashion Show; Cajazeiras Expo Negócios; CAKE DESIGN EXPO; Campetro Energy; Campus Party BH; CannX; Centronorte Fashion; China Products Expo Brazil; CHURCH TECH EXPO; Circuito DesignPR; CMEP; Coletivo Mescla Maksoud; COMPLAN; Conahp; Concurso Acelera Startup; Conferência & EXPO HDI Brasil; Conferência Anual de Startups e Empreendedores; Conferência E-commerce Brasil Sul; Conferência Global de Sustentabilidade do Café; Conferência Iguatemi Talks; CONFIDEFE; Congrepan; Congresso Brasileiro Biscoito Decorado; Congresso Brasileiro de Casos Clínicos; Congresso Brasileiro de Educação Médica; Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras; Congresso Brasileiro de Sprinklers; Congresso Brasileiro do Mecânico; Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos; Congresso da Transformação Digital & Expo TD; Congresso de Inovação FEI; Congresso e Expo Abrafac; Congresso Fenabrave e ExpoFenabrave; Congresso Fenauto; Congresso Internacional Abit; Congresso Internacional da Felicidade; Congresso Internacional de Ciências da Longevidade Humana; Congresso Internacional de Food Service; Congresso Internacional de Mediação; Congresso Internacional do Trigo; Congresso Internacional Unidas - Caminhos para Inovar; Congresso Latino-Americano de Auditoria Interna; Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia; Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio; Congresso Nacional de Enfermagem; Congresso Nacional de Reabilitação; Congresso Norte de Corretores de Seguros; Connect Samba; ConstruCon; CONSTRUCTION EXPO; ConverExpo Latin America; Cripto & Blockchain; Cronapp Digital Conference; Cup of Excellence - Brazil; Data Center Dynamics Brasil; Del Rei Expo; Design & Technical Summit; Design Thinking Conference; Digital Summit; DIVINAEXPO; DroneShow; ECO.TIC; Ecomac Bahia; EINNE; EletroExpo ICEEB; Embarcadero Conference; EMHS Brazil; ENAIQ; ENAPD; Encontro da ABM; Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes; Encontro de Associados Abrasce; Encontro de Noivas e Debutantes; Encontro Nacional Abrasel; Encontro Nacional de Projetistas; Encontro Regional da Beleza; ENERGEN EXPO; Experience Cake Art Nordeste; Expo Abióptica; EXPO ACABAMENTO; Expo Agro Concórdia; Expo Airport; Expo Alimentos Funcionais & Nutracêutico; EXPO ANFAMEC; EXPO AQUA FEED; Expo Arquitetura Sustentável; Expo Arte Lagos; Expo Assis; Expo Barbacena; EXPO BEBÊ & GESTANTE; Expo Biomassa; Expo Bomboniere; EXPO BRASIL CHOCOLATE; Expo Brasilândia 2018; Expo Business LGBT; Expo Cakes Brasil; Expo Carangola; Expo Casa Nova; Expo Casamento Espetacular; EXPO CAVALOS; EXPO CELL & TECNOLOGIA; Expo ClicNoivos; EXPO CONDOMÍNIO / EXPO DECORMÓVEIS SC; EXPO CONSTRUÇÕES; EXPO CURVELO; Expo de Moda Pronta Entrega; Expo Disney; Expo Emergência; EXPO ENAF; Expo Enfermagem; EXPO EVENTOS; Expo Fashion Noivas; EXPO FEMI; EXPO FERNANDÓPOLIS; EXPO FESTAS; Expo Festas Infantis; Expo Festejar; Expo Figueirão; EXPO FINAN; Expo Fitness & Sports; Expo Fitness Betim; Expo Formiga; Expo Fórum de Marketing Digital; Expo Geek Brasil; Expo Guaçu; Expo Havan Noivas; Expo Hotel Búzios; Expo Indústria do Maranhão; Expo ISA Vale; Expo Israel; Expo Itaguaí; Expo Japão; Expo Jardim; Expo Lar & Decoração; Expo Licensing Brasil; Expo Madalena; Expo Madeira & Construção; Expo Mamãe & Cia; Expo Mineração, Energia & Construção; EXPO MIRACEMA; EXPO MOTO SÃO PEDRO; EXPO NELORE AVARÉ; EXPO NOIVAS & FESTAS; Expo Noivas & Festas do Interior; Expo Noivas Casamento Perfeito; Expo Noivas e Debutantes; Expo Óleos & Gorduras; Expo Ouro Branco; EXPO PAISAGISMO BRASIL; Expo Palmeira; Expo Paper; Expo Parking; EXPO PARQUES E FESTAS; Expo PBK Franquias; Expo Peças; Expo Pet Curitiba; Expo Pet Food; Expo Pet Show; Expo Petrópolis; Expo PetShop; EXPO PHARMA; Expo Picos Ambiental; Expo Pizzaria; Expo Porto Real; Expo Proteção; EXPO RELIGIÃO; Expo Revestir; EXPO RIO PRETO; Expo Rio Run; Expo Rio Verde; EXPO SAMU; Expo São Pedro; Expo São Roque Vinhos e Alcachofras; Expo Saudável; EXPO SCALA; Expo Schroeder; Expo Segurança Amazonas; EXPO SUPERMERCADOS; Expo Tatto Mogi das Cruzes; EXPO TOLEDO; EXPO TOUR Católica; Expo Toys; EXPO UMUARAMA; Expo Unhas; EXPO USIPA; Expo Vinhos; EXPO ZEBU; Expoac; EXPOACIAF; EXPOAÇO; EXPOAGAS; Expoagri; Expoagro; Expoagro Afubra; Expoagro Alagoas; EXPOAGRO BRAGANÇA PAULISTA; ExpoAgro Cotricampo; Expoagro de Barra do Bugres; EXPOAGRO GV; EXPOAGRO MIRANORTE; Expoagro Rolim de Moura; EXPOALTA; ExpoAlumínio; EXPOAMA; EXPOANA; EXPOANICER; Expoapi; Expoara; EXPOARAXÁ; EXPOARI; EXPOARROZ; EXPOASEAC; Expobahia; Expobeauty Estétic; Expobeauty Hair; EXPOBEL; EXPOBELEZA; ExpoBento; ExpoBev; Expobom; EXPOBOR; ExpoBrasil; EXPOBRINK; Expobur; EXPOCACHAÇA; EXPOCAFÉ; EXPOCAM; Expocamp; Expocapril; ExpoCarreira; Expocasa e Expojardim; Expocasório; ExpoCatadores; ExpoCatólica; EXPOCBTD; EXPOCENTRO; Expocer; EXPOCÉU; Expocietec; ExpoCigra; Expocine; EXPOCLARA; EXPOCOL; Expocon Brasília; EXPOCONGREGARH; EXPOCONQUISTA; Expocoop; EXPOCORDEIRO; ExpoCorrente; ExpoCultura; Expodeps; Expodireto Cotrijal; EXPOELEVADOR; EXPOEND; EXPOEQUIP; Expoeste; EXPOEVANGÉLICA; EXPOFAR; Expofarma; EXPOFEIRA; Expofeira Bagé; Expofeira Caprinovinos de Sergipe; Expofeira de Cangaçu; Expofeira de Caprinos e Ovinos; Expofeira de Guaramirim; Expofeira de Livramento; Expofeira de Rio Grande; Expofeira do Agronegócio; Expo-Feira Ovinos de Verão; Expoflora; Expoforest; Expofrai; EXPOFRÍSIA; EXPOFRUIT; EXPOGAÚCHA; EXPOGESTÃO; EXPOGOIABA; EXPOGOIÁS; EXPOGRANDE; Expogua; EXPOGUARÁ; ExpoGurupi; EXPOHAIR & ESTHETIC; EXPOIJUÍ / FENADI; ExpoIN; EXPOINEL; EXPOINEL Minas; EXPOINEL NACIONAL; EXPOINGÁ; EXPOINTER; Expojipa; EXPOJU; EXPOJUKEBOX; EXPOLAGES; EXPOLAR; ExpoLaticínios; EXPOLAZER & WELLNESS; EXPOLEITE; EXPOLESTE; EXPOLÍDER; EXPOLIXO; EXPOLOG; EXPOLONDRINA; EXPOLUX; EXPOLUX NORDESTE; EXPOMAC; EXPOMAFE; EXPOMAQ; ExpoMáquinas; EXPOMARA; EXPOMARCOS; Expomatupá; EXPOMEAT; EXPOMINAS DF; EXPOMINERAIS; EXPOMONTES; EXPOMUSIC; EXPOMUSIC RIO; Expomutum; ExpoNacional; EXPONOP; EXPONORMAS; ExpoNutrition; EXPOPARANAVAÍ; Expopato; EXPOPEC; EXPOPEDRAS; ExpoPérola; ExpoPós; EXPOPOSTOS E CONVENIÊNCIA; EXPOPRAG; ExpoPredialTec; EXPOPRINT DIGITAL; ExpoQualindoor; EXPOQUÍMICA; EXPOR FETAS; EXPORÃ; Exporriso; EXPORURAL; EXPOSAFRA; EXPOSEC; EXPOSERRALHERIA; EXPOSHOPPING; EXPOSIBRAM; EXPOSIBRAM AMAZÔNIA; Exposição Agropecuária de Cachoeiro de Itapemirim; Exposição Agropecuária de Itajubá; Exposição Agropecuária de Patrocínio do Muriaé; Exposição Agropecuária de Santa Helena; Exposição Agropecuária de São Roque; Exposição de Girolando; Exposição Estadual Agropecuária; Exposição Feira Agropecuária de Floriano; Exposição Internacional do Cavalo Lusitano; EXPOSIÇÃO NACIONAL DE HÍBRIDOS DE ORQUÍDEAS; Exposição Nacional Hereford & Braford; Exposin; EXPOSOL; EXPOSOLAR; ExpoSorvetes; EXPOSUCATA; EXPOSUL; Exposul Saúde; Exposuper; ExpoSustentat; EXPOSYSTEMS; EXPOTAPURAH; Expotáxi Brasil; Expotchê; Expotec; EXPOTEL; Expotrês; EXPOTUR-ES; EXPOUR; Expovale; Expovel; EXPOVENDING & OCS LATIN AMERICA; EXPOVERÃO; Expoverde; EXPOVEST; Expovet Minas; EXPOVIL; EXPOVINIS BRASIL; EXPOWORK; EXPOZAL; Farm Show; Feapan; Feapec; FebraTêxtil; Feira 1 a 99 Brasil; Feira Afro MS; Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul; Feira Alma; Feira Ambiental e Social de Bonito; Feira Art In Focco; Feira Arte/Formatto; Feira Baby Nit; Feira Beleza & Saúde MS; FEIRA BEM CASADOS; Feira Biomassa & Bioenergia; Feira Brasil de Porcelanas, Vidros e Acessórios para o Lar; Feira Brasil Moda Show; Feira Brasil Mostra Brasil; Feira Brasileira da Cerveja; FEIRA CASA E CONSTRUÇÃO; Feira Criativa Misturô; Feira Cute Cute; Feira da Agricultura Familiar de Campo Maior; Feira da Beleza; Feira da Bondade; Feira da Casa Própria Marília; Feira da Floresta; Feira da Gestante, Bebê e Criança; Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia; Feira da Louça; FEIRA DA LOUCURA POR SAPATOS; Feira da Madeira; Feira da Mamãe, Bebê & Criança; Feira da Moda de Gramado; Feira da Música de Fortaleza; Feira da Providência; Feira das Embaixadas; Feira das Ideias; Feira das Nações; Feira das Noivas; Feira de Agroturismo; Feira de Artes da Vila Pompéia; Feira de Artesanato de Natal; Feira de Artesanato do Círio; Feira de Carreiras da PUCRS; Feira de Economia Solidária; Feira de Empreendedorismo da FEI; FEIRA DE FIXAÇÃO; Feira de Formaturas e Eventos de Maringá; Feira de Franquias de Maringá; Feira de Imóveis de Maringá; Feira de Imóveis do Paraná; Feira de Imóveis e Oportunidades; Feira de Intercâmbio Teen; Feira de Inverno e Variedades; FEIRA DE MALHAS DE TRICÔ SUL DE MINAS; Feira de Malhas, Fios e Couros; FEIRA DE MEIO AMBIENTE & CNMAPC; Feira de Miniempresas da Junior Achievement São Paulo; Feira de Negócios; Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro; Feira de Noivas e Debutantes; Feira de Oportunidades Viacredi; FEIRA DE SANEAMENTO DA ASSEMAE; Feira de Sergipe; Feira de Turismo ABAV Bahia; Feira de Turismo da Abav-MG; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE; Feira do Bem; Feira do Bordado de Ibitinga; Feira do Caminhão; Feira do Caminhoneiro; Feira do Campo Cresol; Feira do Carreteiro; Feira do Conhecimento; Feira do Construtor; Feira do Empreendedor; FEIRA DO ESTUDANTE; Feira do Livro; Feira do Livro Infantil; Feira do Material Escolar; Feira do Polo Naval do Rio Grande do Sul; Feira dos Municípios Alagoanos; Feira dos Municípios Paraibanos; Feira dos Países; Feira e Congresso Panorama Audiovisual | Broadcast & Cable; Feira EBS; FEIRA EDUCANDO; Feira EducationUSA; Feira Espírita de Ribeirão Preto; Feira Estética in Nordeste; Feira Estética in Rio; Feira Estética in São Paulo; Feira Farma; Feira Festas & Noivas; FEIRA FLORESTAL DA AMAZÔNIA; Feira Forte; FEIRA FUNERÁRIA DO BRASIL; Feira Funerária do Norte e Nordeste; Feira Grande ABC; Feira Internacional de Economia Criativa; Feira Jovem de Negócios Iguassu; Feira Literária de Betim; Feira Mamis; FEIRA MANUTENÇÃO; Feira Morar e Construir; Feira Móveis & Decoração Curitiba; FEIRA MULHER BRASIL; Feira na Rosenbaum; Feira Nacional das Malhas; Feira Nacional de Peixes de Água Doce; Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto; Feira Noiva Vip; Feira Noivas Curitibanas; Feira Noivas Douradas e Eventos; Feira Pan-Amazônica do Livro; Feira Parte; Feira Ponta de Estoque; Feira Preta 2018; Feira Profissional de Beleza Rio Belleza; Feira Regional das Agroindústrias; Feira Rio Pet; Feira Rua 25 de Março; Feira RUA SETE; Feira Shopping; FEIRA SOU 60+; Feira SUPERPET; FEIRA TÉCNICA E NEGÓCIOS DA BELEZA, CABELOS E ESTÉTICAS; Feira Trama Design; Feira Vegana; Feira Vegana das Nações; Feira Vegana de Outono; FEIRAMODA; FEIRATUR; Fenagro; Fenarreco; Fenart; FENERJ; Fenóptica; Festa da Polenta; Festa das Flores de Joinville; Festa do Boi; Festa do Pescado; Festival Coquetel Molotov; Festival de Empreendedorismo em Ribeirão Preto; Festival de Impacto; Festival DesgustArt; Festival do Espumante; Festival do Livro do Litoral Sul; Festival Global Cultural dos Povos Tradicionais Africanos e Afro-diaspóricos; FETRANSLOG; FIAFLORA EXPOGARDEN; FIREXPO; FLERP; FLINIT; FLIPA; FLISI; Fortinet Cybersecurity Summit Brasil; Fórum da Indústria da Moda Senai; Fórum de Empreendedorismo Feminino; Fórum de Inovação e Tecnologia; Fórum Diversidade no Conselho; Fórum e Exposição Abisolo; Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios; Fórum Mulheres em Destaque; Franchise4U; Frinape; Gospel Fashion Day; GRAND EXPO BAURU; GranExpoES; Green Expo; HAIR BEAUTY EXPO; HFN - Hotel & Food Nordeste; HG FEIRA PARA HOTELARIA E GASTRONOMIA; HIGH DESIGN HOME & OFFICE EXPO; HIGIEXPO; Home Show Latin America; HSM Expo; IBM Cloud Discovery; ILUME EXPO; Inesquecível Casamento; innovationpay; InovaCampinas; Insurance Day; Insurance Service Meeting; ÍNTIMIexpo; Itabaiana Expo Indústria; ITFORUM EXPO | BLACK HAT; Joialerismo Expo; K-Content Expo Brazil; Licenciamento e Gestão Socioambiental para o Setor Elétrico; M&T Expo; Maquintex; Maranhão Fashion Week; Marejada; Maximídia 2018; MAZE FEST; Mega Expo Regional Noivas, Debutantes e Festas; MEGAFEIRA; Mercado Místico; Mesa São Paulo; Miami Condo Expo; MicBR; Mobility & Show 2018; Moda João Pessoa; Mostra Lar Center de Arquitetura e Design Universal; Motor Show; MOVEXPO; Music Show Experience; NATAL EXPO CRISTÃ; Noeland; Nordeste Digital Expo; NT EXPO; Outdoor Living Expo; PANEXPO; PATCHWORK DESIGN; PetPro Expo; PETSHOP EXPO; Piauí Expo Show; Pop Plus; PORK EXPO; Prêmio Caio; PUERI EXPO; Rakuten Expo; RCDExpo; RD Summit; Reality Expo Noivas & Debutantes do ABC; Reciclamais South American Expo; Rio Money Forum; RIO OIL & GAS Expo and Conference; RioMarket; Riovet Trade Show; Riviera Boat Week; RM Vale TI; Roofing Expo Brazil; Salão Baiano de Turismo e Feira dos Municípios; Salão do Artesanato; Salão do Estudante; Salão do Imóvel Metropolitano; Salão do Panetone; Salto Expo Noivas & Festas; Salvador Beleza Week; São Paulo Tech Week; Scandinavian Day; Schützenfest Jaraguá; Semana Criativa de Tiradentes; Semana da Indústria; Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; Semanas de Inovação Suécia-Brasil; Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial; Seminário Internacional da Acrefi; Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica; Seminário Técnico de Proteção e Controle; Seminário Tinta de Qualidade Reconhecida; SENDI; SET Centro-Oeste; SET EXPO; SET Nordeste; SET Norte; Simpósio SAE BRASIL; SMARTPHONE CONGRESS & EXPO; SOBENA; Sport Infratech & Expo Estádio; Summit Agronegócio Brasil; Summit Sebrae; SUPER RIO EXPOFOOD; Super Rio Expofood Preview; SuperNorte; Synergy; Tech Day Indus Sul Fluminense; Technology Evolution Conference; Tecnofeira; TecnoUpdate; Up Expo Games; Veste Rio; Vet Expo; VITÓRIA EXPOVINHO; VUC EXPO; Wine South America; WinterShow; WTM.