Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques & Notícias
 
Destaque da Semana
 

Os 10 mitos do Marketing

Por: Alberto Mistrello*

Na história da humanidade, criar mitos a respeito de poderes sobrenaturais para qualquer tipo de situação que foge ao domínio comum é muito recorrente. Com o Marketing não é diferente, pois esta importante Estratégia Organizacional cresceu muito desde os anos 50 e atualmente conta com infinitas publicações que abordam pontos de vistas diferentes para cada elemento de sua definição. Analisando toda essa evolução, destaco (sob o meu ponto de vista) o que julgo serem os Dez Mitos do Marketing.

O cliente sempre tem a razão

O cliente nem sempre tem a razão ao declarar suas expectativas a respeito de um produto ou serviço.
 
As empresas precisam manter canais de comunicação eficientes para ouvir as expectativas dos clientes a cerca de seus produtos ou serviços e alinhar estas expectativas com a realidade da proposta de valor que fazem a cerca dos mesmos. Assim como na vida pessoal, o relacionamento entre um produto ou serviço e seu mercado é uma relação entre pessoas e o principal motivo do rompimento dos relacionamentos é a falta de alinhamento das expectativas e realidades entre ambos.
 
O segredo é ser capaz de ouvir esta razão e considerar o fato de atendê-la plenamente.

A propaganda é a alma do negócio

A propaganda está longe de ser a alma do negócio, pois uma boa propaganda não salva um mau produto ou serviço por muito tempo. Logo que o cliente experimentar este produto ou serviço e perceber a frustração de suas expectativas, não há boas propagandas que o salvem. Por outro lado, uma propaganda infeliz pode prejudicar a evolução do ciclo de vida de um bom produto ou serviço, portanto a alma do negócio está no entendimento do estágio de relacionamento que eu possuo com meu mercado, considerando como ele está sendo atendido também pelos meus principais concorrentes. A partir deste entendimento é criado um conceito de comunicação para aprimorar o relacionamento que pode originar uma propaganda ou outra ferramenta de comunicação mais adequada.

O marketing é um departamento

O marketing não é um departamento formado por pessoas esquisitas que se vestem de modo irreverente, chegam tarde e vão embora cedo, gastam todo o lucro da empresa em propagandas de televisão, nunca são responsáveis pela queda nas vendas e tem o melhor salário da empresa. Marketing é uma estratégia de relacionamento com o mercado, na busca de resultados que superem o esperado para ambos (empresa e cliente). O Planejamento Estratégico define a essência organizacional, aonde se quer chegar e em que prazo e quais os objetivos maiores da organização (região de atuação, nível de lucratividade). O Marketing deve analisar se tudo isso é viável ou possível de acontecer, dadas às condições do mercado em que a empresa atua. A razão de qualquer negócio é o atendimento de um ou mais clientes e a importância de um negócio é uma relação direta da força econômica de seus clientes. O Marketing, portanto, é a consciência de que devemos gerir nosso negócio em função das condições de mercado.

Publicidade e propagando é tudo a mesma coisa

Publicidade e Propaganda são duas ferramentas diferentes que fazem parte do Composto de Comunicação, isto é, a lista de todas as possibilidades que posso utilizar para me relacionar com meu mercado alvo. Dependendo da complexidade ou das normas e leis que regem a relação entre os produtos ou serviços e seus mercados, utilizamos as ferramentas de comunicação que melhor comunicam nossa Proposta de Valor aos clientes. A Propaganda tem o fim exclusivo de comunicar informações com objetivo de esclarecer os motivos pelos quais os clientes devem comprar produtos ou serviços. A Publicidade tem por objetivo maior contribuir para formar, fortalecer ou recuperar a imagem de uma empresa, uma marca, um produto ou serviço. Note que o objetivo principal da Publicidade não é o resultado de vendas puro e simplesmente, mas sim dar suporte a promessa de valores e serviços que estão inseridos nas Propagandas. Interessante notar que nos usos e costumes da língua, estas palavras foram tomadas por sinônimos. Não é raro ouvir profissionais se nominarem Publicitários, tendo uma agência especializada em Propaganda.

Estamos na era do marketing digital

Considero que estamos numa era em que a mídia digital foi incorporada como uma importante ferramenta do Composto de Comunicação. Gosto muito da ideia de associar ações de marketing on (digital) e o marketing off (materiais promocionais) porque eles se complementam de maneira que os resultados são otimizados. Insistir em um canal apenas pode estressar a relação com o cliente e produzir um efeito contrário ao objetivo buscado. Um exemplo de excesso de off é acreditar que se eu sair por ai distribuindo panfletos de promoções de produtos ou serviços vou conseguir todos os resultados que preciso, o que pode estressar o cliente em um momento que estamos preocupados com a sustentabilidade das ações e de como essa papelada toda pode interferir em nossa qualidade de vida como cidadãos. Um exemplo de excesso de on é concentrar toda a verba de comunicação em mídias sociais ou sites e achar que vou tirar daí todo o meu sucesso, no momento em que o cliente não aceita tratar de negócios nas mídias sociais e a tecnologia dá a oportunidade de desenvolvimento de sites gratuitos que nem sempre refletem a realidade dos produtos ou serviços oferecidos. A melhor decisão é avaliar como sues clientes fazem contato com sua marca e quais recursos on e off você deverá utilizar para comunicar sua proposta de valor de forma plena.

O principal atributo do marketing é a criatvidade

Costumo dizer que Criatividade só com Estratégia. Tentar ser criativo na comunicação com o cliente sem analisar os conceitos estratégicos que norteiam a essência da marca e seu relacionamento com a essência dos seus clientes é um jogo de sorte e azar. Temos uma legião de Campanhas de Comunicação superpremiadas por sua criatividade e que foram verdadeiros desastres em resultados de vendas. Nestes casos os clientes se lembram de detalhes da propaganda e de como se divertiram com ela, criando até jargões largamente utilizados na convivência pessoal, mas sequer se lembram do produto ou serviço que a patrocinou ou pior, atribuem seu patrocínio ao concorrente. Ao analisar estrategicamente o momento do mercado em que está inserido meu público alvo, como ele está sendo atendido por meus concorrentes, quais são suas necessidades e expectativas futuras, serei muito mais criativo ao comunicar minha proposta de valor e poderei contribuir decisivamente para que nosso relacionamento possa se converter em resultados de longo prazo.

Marketing é comunicação

A comunicação é uma das ferramentas de marketing. Quando Kotler notabilizou os famosos 4 Ps (Produto, Praça, Promoção e Preço) do mix de marketing, atribuiu claramente o que se pode esperar do P Promoção no qual a ferramenta comunicação está inserida. A genialidade está no equilíbrio e harmonia em que os 4 Ps trabalham juntos para a conquista dos objetivos. Isso é Marketing. Pensar em comunicação sem considerar o que o Produto oferece, em que locais a Praça o deixará disponível e qual o Preço seu cliente deverá pagar para obtê-lo é uma plano de ação que está sujeito a fatores incontroláveis para o sucesso. É por isso que alguns profissionais insistem em dizer que não é possível medir o resultado dos investimentos em Publicidade e Propaganda. Não é possível porque eles agiram de forma isolada, sem considerar os 4Ps como um todo e daí ficam rezando para que o resultado seja melhor do que o esperado, ou se apegam a medições sem conclusões mensuráveis (quando são analisados de forma isolada) como o famoso top of mind, por exemplo.

O marketing consegue criar necessidades no consumidor

Essa é uma dos maiores mitos de marketing que conheço. Muitas pessoas acreditam que o marketing pode criar necessidades que as pessoas nem sabiam que tinham e assim manipula-las como verdadeiros robôs de consumo inconsciente. Outras ainda fecham os olhos nas propagandas de cinema porque ouviram falar que existem mensagens subliminares capazes de programar o livre arbítrio humano a consumir as marcas que os patrocinam. Isso tudo é subestimar a capacidade do ser humano em exercer o que eu chamo dos Três Poderes do Cliente: o Poder de Escolher, o Poder de Comparar e o Poder de Sonhar. Graças a estas capacidades de relacionamento com produtos e serviços é que as empresas lutam palmo a palmo pela conquista de seus clientes, que nos dias atuais tem um nível de fidelidade cada vez mais baixo. Nunca exercemos tanto nossa capacidade de escolher como nos dias atuais, isso porque a quantidade de ofertas aumentou significativamente e nos tronamos muito mais exigentes. É só verificarmos a quantidade de empresas que eram líderes absolutas em seus mercados e que foram literalmente substituídas por outras que souberam entender melhor as tendências de necessidades de seus clientes. Por que a Olivetti não é a principal marca de teclados do mundo? Por que a Kodak não tem a melhor máquina digital do mundo? Por que a Ford não é a líder mundial de vendas de automóveis? Será que se esqueceram de como se faz para criar as necessidades de seus clientes?

Marketing é enfeitar o produto para aumentar a venda

Infelizmente ainda escuto alguns comentários do tipo: Este produto não é bom não, é puro Marketing. Confesso que quando escuto frases como essa não consigo me conter e tento argumentar uma visão um pouco mais profunda ao sujeito que deu sobrevida, sem pensar (espero eu), para este antigo mito que envolve o marketing. Hoje com a evolução competitiva dos principais mercados, o apoio de leis bem regulamentadas e o acesso que os clientes têm a informações, tentar enfeitar um produto para aumentar a venda é um crime. Se não for configurado como crime contra o código do consumidor é pelo menos um crime contra a longevidade de uma marca, produto ou serviço. Tentar enfeitar um produto para vendê-lo pode ser uma ação isolada em um momento específico do relacionamento de um produto ou serviço e seu mercado alvo. Às vezes o varejo enfeita um produto com uma promoção especial de descontos do tipo: mas é só até sábado, que é aceita como uma oportunidade de comprar um produto ou contratar um serviço em condições mais vantajosas. Em outras ocasiões vemos as famosas promoções leve 3 e pague 2, ou na compra de cicrano ganhe beltrano, que tem a intenção de fazer girar o estoque ou alavancar a venda de um produto em lançamento. Estas ações podem fazer parte de uma Estratégia de Marketing, mas enfeitar um produto de qualidade limitada para ser comprado por um preço de qualidade superior não é, não foi e nunca será Marketing.

Marketing é só para empresas grandes

Sempre digo para pequenos e médios empresários que quanto menor o recurso disponível, mais necessidade se tem de uma boa Estratégia de Marketing. Se para as grandes empresas as ferramentas de marketing são utilizadas de forma irresponsável para saciar as vaidades de Diretores e Publicitários, na empresa média e pequena um Plano de Marketing é questão de sobrevivência. Isso porque as empresas grandes podem ser dar ao luxo (por pouco tempo) de dizer que um mau investimento não deu resultado. Para o médio e pequeno, um mau investimento dá sempre resultado negativo e o pode inviabilizar o negócio. O sonho de algumas pequenas e médias empresas é colocar seus produtos ou serviços na televisão para arrebentar de vendar. Um Plano Estratégico de Marketing bem elaborado prova que nem sempre um investimento tão caro é necessário para se obter o resultado desejado. Com uma boa estratégia é possível identificar ações menores e mais adequadas para a relação entre a empresa e seu mercado alvo, que oferecem resultados muito mais consistentes. O sonho de toda empresa multinacional e de grande poderio econômico é ter uma relação personalizada com seus clientes, sendo que muitas estão investindo altas somas em tecnologia para viabilizar tal proximidade. O Médio e Pequeno negócio deve aprimorar este relacionamento enquanto ele é possível e tratar seu cliente com verdadeira intimidade. Tem gente grande querendo se disfarçar de pequeno para se aproximar dos clientes e alguns pequenos economizando todos os recursos para parecer grande e ficar longe deles. O Marketing dá o verdadeiro sentido para o relacionamento com o cliente e deve ser utilizado por Grandes, Médios e Pequenos. O segredo é saber utiliza-lo na medida certa.


* Alberto Mistrello é Consultor organizacional, Professor de MBA da IBE-FGV e Palestrante.
 
 


Últimos Destaques da Semana 
» Rodadas de Negócios promovidas pela Francal Feiras geram mais de R$ 30 milhões em 2018
» Natal de São Paulo 2018 tem chamamento com oportunidade para empresas
» Francal Feiras divulga calendário 2019 e intensifica o universo digital em seus eventos
» Expo Franchising ABF Rio apresenta diferentes opções de franquias para investir
» Plástico Brasil 2019 participa da Colombiaplast, em Bogotá
mais...
 
Feiras 2019; Feiras 2018; Feiras 2017; Feiras Janeiro 2018; Feiras Fevereiro 2018; Feiras Março 2018; Feiras Abril 2018; Feiras Maio 2018 ; Feiras Junho 2018; Feiras Julho 2018; Feiras Agosto 2018 ; Feiras Setembro 2018 ; Feiras Outubro 2018; Feiras Novembro 2018; Feiras Dezembro 2018; Feiras Janeiro 2019; Feiras Fevereiro 2019; Feiras Março 2019; Feiras Abril 2019; Feiras Maio 2019 ; Feiras Junho 2019; Feiras Julho 2019; Feiras Agosto 2019; Feiras Setembro 2019 ; Feiras Outubro 2019; Feiras Novembro 2019; Feiras Dezembro 2019; Feiras Industriais; Feiras do Brasil; Feiras e Eventos; Feiras e Congressos; Feiras no Brasil; Feiras Brasil; Calendário de Feiras; Calendário Feiras do Brasil; Feiras; Feiras 2019 SP; Feiras 2019 São Paulo; Feiras 2018 SP; Feiras 2018 São Paulo; Eventos SP; Eventos São Paulo; Feiras Anhembi; Feiras Expo Center Norte; São Paulo Expo; Calendário 2019; Calendário 2018; Calendário 2017; Eventos 2019; Eventos 2018; Eventos 2017; Congressos 2019; Congressos 2018; Congressos 2017; Turismo de Negócios; Agenda de Eventos; Agenda de Feiras; Agenda de Exposições; Exposição Agropecuária; Eventos Empresariais; Expo 2019; Expo 2018; Expo 2017; Expo Center Norte; Anhembi Parque; Transamérica Expo Center; Riocentro; Centro de Eventos Pro Magno; Bienal do Ibirapuera; Centro de Convenções Frei Caneca; NFeiras; feiras 2019 brasil; feiras 2018 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras 2019; calendário brasileiro de exposições e feiras 2018; feiras 2019 sp; feiras 2018 sp; calendario de feiras em sp 2019; calendario de feiras 2019; calendário de feiras e eventos 2019; calendario de feiras 2019 brasil; calendario de feiras em sp 2018; calendario de feiras 2018; calendário de feiras e eventos 2018; calendario de feiras 2018 brasil; calendário brasileiro de exposições e feiras; Feiras em 2019; Principais feiras realizadas em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Feiras em 2018; Principais feiras realizadas em 2018; Acesse as feiras que se realizam em 2019; Acesse as feiras que se realizam em 2018; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Exposições e Feiras; Expofeiras; Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras; Eventos & Feiras; Feiras & Negócios; Feiras & Congressos; Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019; Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018; Calendário de Eventos; Sistema de Exposições e Feiras; Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil; Calendário de Feiras SP 2019; Calendário de Feiras SP 2018; Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos; feiras e eventos empresariais; feiras de negócios e eventos empresariais; CALENDÁRIO de EVENTOS e FEIRAS 2018; Calendário de Eventos - Sistema de Exposições e Feiras; CALENDÁRIO de EVENTOS 2018 SÃO PAULO; EVENTOS, FEIRAS E CONGRESSOS 2018 SP; Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Calendário Varejo 2018; Calendário de Feiras de Artesanato de 2018; Eventos & Feiras;; Abav Expo; ABF FRANCHISING EXPO; ABF FRANCHISING EXPO NORDESTE; AES BRASIL EXPO; AIRPORT INFRA EXPO; AT!BAZAR ATEAL EXPO OUTLET; AUDIOTECH – Feira de Sonorização, Acessórios e Customização de Automotiva; Auto Esporte Expo Show; Aviation Expo; BeefExpo 2018; Bike Brasil Expo; BIONAT EXPO; Brasil Signage Expo; Brasília Expo Franquias 2018; Brazil Road Expo; Burda Expo; BW EXPO; Caça Talentos Expo 2018; CAKE DESIGN EXPO; China Products Expo Brazil; CHURCH TECH EXPO; Conferência & EXPO HDI Brasil; Congresso Fenabrave e ExpoFenabrave; CONSTRUCTION EXPO; ConverExpo Latin America; Del Rei Expo; DIVINAEXPO; ENERGEN EXPO; EXPO 2018; Expo Abióptica; EXPO ACABAMENTO; Expo Agro Concórdia 2018; Expo Airport; Expo Alimentos Funcionais & Nutracêutico; EXPO ANFAMEC; EXPO AQUA FEED; Expo Arquitetura Sustentável; Expo Barbacena; EXPO BEBÊ & GESTANTE; Expo Biomassa; Expo Bomboniere; EXPO BRASIL CHOCOLATE; Expo Business LGBT; Expo Carangola 2018; Expo Casa Nova; Expo Casamento Espetacular; EXPO CAVALOS 2018; EXPO CELL & TECNOLOGIA; Expo ClicNoivos; EXPO CONDOMÍNIO / EXPO DECORMÓVEIS SC; EXPO CONSTRUÇÕES 2018; EXPO CURVELO; Expo de Moda Pronta Entrega; Expo Disney; Expo Emergência; EXPO ENAF BELO HORIZONTE; EXPO ENAF Guarapari; EXPO ENAF JUIZ DE FORA; EXPO ENAF MANAUS; EXPO ENAF POÇOS DE CALDAS; EXPO ENAF RIBEIRÃO PRETO; EXPO ENAF SÃO JOSÉ DOS CAMPOS; EXPO ENAF TERESINA- Feira de Sport, Fitness e Saúde; EXPO ENAF UBERLÂNDIA; Expo Enfermagem; EXPO EVENTOS 2018; Expo Fashion Noivas; EXPO FEMI; EXPO FERNANDÓPOLIS; EXPO FESTAS; Expo Festas Infantis; Expo Figueirão; EXPO FINAN; Expo Fitness & Sports; Expo Formiga; Expo Fórum de Marketing Digital 2018; Expo Geek Brasil; Expo Guaçu 2018; Expo Havan Noivas; Expo Hotel Búzios; Expo Indústria do Maranhão; Expo Israel 2018; Expo Itaguaí; Expo Japão; Expo Jardim; Expo Lar & Decoração; Expo Licensing Brasil; Expo Madalena; Expo Madeira & Construção; Expo Mamãe & Cia; Expo Mineração, Energia & Construção; EXPO MIRACEMA; EXPO MOTO SÃO PEDRO; EXPO NELORE AVARÉ; EXPO NOIVAS & FESTAS; Expo Noivas & Festas do Interior; Expo Óleos & Gorduras; EXPO PAISAGISMO BRASIL 2018; Expo Palmeira; Expo Paper; Expo Parking; EXPO PARQUES E FESTAS; Expo Pet Curitiba; Expo Pet Food; Expo Pet Show 2018; Expo Petrópolis 2018; Expo PetShop; EXPO PHARMA; Expo Picos Ambiental; Expo Pizzaria; Expo Proteção; EXPO RELIGIÃO 2018; Expo Revestir; EXPO RIO PRETO; Expo Rio Run; Expo Rio Verde; EXPO SAMU; Expo São Pedro; EXPO SCALA; Expo Schroeder 2018; Expo Segurança Amazonas; EXPO SUPERMERCADOS; EXPO TOLEDO 2018 e 12 INTERNACIONAL; EXPO TOUR Católica; Expo Toys; EXPO UMUARAMA; Expo Unhas; EXPO USIPA; Expo Vinhos; EXPO ZEBU; Expoac; EXPOACIAF 2018; EXPOAÇO; EXPOAGAS; Expoagri; Expoagro; Expoagro Afubra; EXPOAGRO BRAGANÇA PAULISTA; ExpoAgro Cotricampo; Expoagro de Barra do Bugres; EXPOAGRO GV; EXPOAGRO MIRANORTE; Expoagro Rolim de Moura; Expoalta; ExpoAlumínio; EXPOAMA; EXPOANA; EXPOANICER; Expoara; EXPOARAXÁ; EXPOARI; EXPOARROZ; EXPOASEAC 2018; Expobahia; Expobeauty Estétic; Expobeauty Hair; EXPOBEL; EXPOBELEZA 2018; ExpoBento; ExpoBev; EXPOBOR; ExpoBrasil; EXPOBRASIL 2018; EXPOBRINK; Expobur; EXPOCACHAÇA; EXPOCAFÉ; EXPOCAM; Expocamp; ExpoCarreira; Expocasório; ExpoCatadores; ExpoCatólica; EXPOCBTD; EXPOCENTRO; Expocer; EXPOCÉU; Expocine 2018; EXPOCLARA; EXPOCOL; Expocon Brasília; EXPOCONGREGARH; EXPOCONQUISTA; Expocoop 2018; EXPOCORDEIRO; ExpoCorrente; ExpoCultura 2018; Expodireto Cotrijal; EXPOELEVADOR 2018; EXPOEND; EXPOEQUIP; Expoeste; EXPOEVANGÉLICA; EXPOFAR 2018; Expofarma; EXPOFEIRA; EXPOFEIRA 2018; Expofeira Caprinovinos de Sergipe; Expofeira de Guaramirim; Expofeira do Agronegócio; Expo-Feira Ovinos de Verão; Expoflora; Expoforest; Expofrai; EXPOFRÍSIA 2018; EXPOFRUIT; EXPOGAÚCHA; EXPOGESTÃO; EXPOGOIABA; EXPOGOIÁS; EXPOGRANDE; Expogua; EXPOGUARÁ; ExpoGurupi; EXPOHAIR & ESTHETIC; EXPOIJUÍ / FENADI; ExpoIN; EXPOINEL; EXPOINEL Minas 2018; EXPOINEL NACIONAL; EXPOINGÁ; EXPOINTER; Expojipa; EXPOJU 2018; EXPOJUKEBOX; EXPOLAGES; EXPOLAR; ExpoLaticínios; EXPOLAZER & WELLNESS; EXPOLEITE; EXPOLESTE; EXPOLESTE 2018; EXPOLÍDER; EXPOLIXO; EXPOLOG; EXPOLONDRINA; EXPOLUX; EXPOLUX NORDESTE; EXPOMAC; EXPOMAFE; EXPOMAQ; ExpoMáquinas; EXPOMARA; EXPOMARCOS; Expomatupá; EXPOMEAT; EXPOMINAS DF; EXPOMINERAIS; EXPOMONTES; EXPOMUSIC; Expomutum; EXPONOP; EXPONORMAS; ExpoNutrition; EXPOPARANAVAÍ; Expopato; EXPOPEC; EXPOPEDRAS 2018; ExpoPérola; EXPOPOSTOS E CONVENIÊNCIA; EXPOPRAG 2018; ExpoPredialTec; EXPOPRINT DIGITAL; EXPOQUÍMICA; EXPOR FETAS 2018; EXPORÃ; Exporriso; EXPORURAL 2018; EXPOSAFRA; EXPOSEC; EXPOSERRALHERIA; EXPOSHOPPING; EXPOSIBRAM; EXPOSIBRAM AMAZÔNIA 2018; Exposição Agropecuária de Cachoeiro de Itapemirim; Exposição Agropecuária de Itajubá; Exposição Agropecuária de Patrocínio do Muriaé; Exposição Agropecuária de Santa Helena; Exposição Agropecuária de São Roque; Exposição de Girolando 2018; Exposição Estadual Agropecuária; Exposição Feira Agropecuária de Floriano; Exposição Internacional do Cavalo Lusitano; EXPOSIÇÃO NACIONAL DE HÍBRIDOS DE ORQUÍDEAS; Exposição Nacional Hereford & Braford 2018; EXPOSOL; EXPOSOLAR; ExpoSorvetes; EXPOSUCATA; EXPOSUL; Exposul Saúde; Exposuper; ExpoSustentat; EXPOSYSTEMS; EXPOTAPURAH; Expotáxi Brasil; Expotchê; Expotec; EXPOTEL; EXPOTEL – Feira Internacional para Hotelaria; Expotrês; EXPOTUR-ES; EXPOUR; Expovale; EXPOVALE 2018; EXPOVENDING & OCS LATIN AMERICA; Expoverde; EXPOVEST; Expovet Minas; EXPOVIL; EXPOVINIS BRASIL; EXPOWORK; EXPOZAL; Feira 1 a 99 Brasil; Feira Agrometal do Mato Grosso do Sul; Feira Ambiental e Social de Bonito; Feira Baby Nit; Feira Beleza & Saúde MS; FEIRA BEM CASADOS; Feira Biomassa & Bioenergia; Feira Brasil de Porcelanas, Vidros e Acessórios para o Lar; Feira Brasil Moda Show; Feira Brasil Mostra Brasil; Feira Brasileira da Cerveja; FEIRA CASA E CONSTRUÇÃO; Feira da Agricultura Familiar de Campo Maior; Feira da Casa Própria Marília; Feira da Floresta; Feira da Gestante, Bebê e Criança; Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia; Feira da Louça; FEIRA DA LOUCURA POR SAPATOS; Feira da Madeira 2018; Feira da Mamãe, Bebê & Criança; Feira da Moda de Gramado; Feira da Música de Fortaleza; Feira das Noivas; Feira de Agroturismo; Feira de Artes da Vila Pompéia; Feira de Carreiras da PUCRS; FEIRA DE FIXAÇÃO; Feira de Formaturas e Eventos de Maringá; Feira de Imóveis de Maringá; Feira de Imóveis do Paraná 2018; Feira de Imóveis e Oportunidades; Feira de Intercâmbio Teen; Feira de Inverno e Variedades; FEIRA DE MALHAS DE TRICÔ SUL DE MINAS; Feira de Malhas, Fios e Couros ; FEIRA DE MEIO AMBIENTE & CNMAPC; Feira de Negócios; Feira de Negócios do Mercado Cervejeiro; Feira de Oportunidades Viacredi; FEIRA DE SANEAMENTO DA ASSEMAE; Feira de Sergipe; Feira de Turismo ABAV Bahia; Feira de Turismo da Abav-MG; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE BH; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE UBERLÂNDIA; FEIRA DO BEBÊ E GESTANTE VITÓRIA; Feira do Bordado de Ibitinga; Feira do Caminhão; Feira do Caminhoneiro de Cubatão; Feira do Caminhoneiro de Guarulhos; Feira do Caminhoneiro de Rondonópolis; Feira do Campo Cresol; Feira do Carreteiro; Feira do Construtor; Feira do Empreendedor; Feira do Empreendedor Bahia 2018; Feira do Empreendedor Distrito Federal 2018; Feira do Empreendedor Maranhão 2018; Feira do Empreendedor Mato Grosso 2018; Feira do Empreendedor Rio de Janeiro 2018; FEIRA DO ESTUDANTE; Feira do Livro da UFSCar; Feira do Livro de Canoas; Feira do Livro de Jaraguá do Sul; Feira do Livro de Joinville; Feira do Livro de Montenegro; Feira do Livro do Sesc; Feira do Livro Infantil de Fortaleza; Feira do Livro Infantil de Porto Ferreira; Feira do Material Escolar; Feira do Polo Naval do Rio Grande do Sul; Feira dos Municípios Alagoanos; Feira dos Municípios Paraibanos; Feira dos Países; Feira e Congresso Panorama Audiovisual | Broadcast & Cable; Feira EBS; FEIRA EDUCANDO; Feira Estética in Nordeste; Feira Estética in Rio; Feira Estética in São Paulo; Feira Farma; Feira Festas & Noivas; FEIRA FLORESTAL DA AMAZÔNIA; Feira Forte; FEIRA FUNERÁRIA DO BRASIL 2018; Feira Funerária do Norte e Nordeste; Feira Grande ABC; FEIRA MANUTENÇÃO; Feira Móveis & Decoração Curitiba; FEIRA MULHER BRASIL; Feira Nacional das Malhas; Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto; Feira Noiva Vip; Feira Noivas Curitibanas; Feira Noivas Douradas e Eventos; Feira Pan-Amazônica do Livro; Feira Ponta de Estoque; Feira Profissional de Beleza Rio Belleza; Feira Rio Pet; Feira Rua 25 de Março; Feira RUA SETE; Feira Shopping; FEIRA SOU 60+; Feira SUPERPET; FEIRA TÉCNICA E NEGÓCIOS DA BELEZA, CABELOS E ESTÉTICAS; Feira Vegana; Feira Vegana das Nações; Feira Vegana de Outono; FEIRAMODA; FEIRATUR; FIAFLORA EXPOGARDEN; FIREXPO; Fórum e Exposição Abisolo; GRAND EXPO BAURU; GranExpoES; Green Expo; HAIR BEAUTY EXPO; HG FEIRA PARA HOTELARIA E GASTRONOMIA; HIGH DESIGN HOME & OFFICE EXPO; HIGIEXPO; HSM Expo 2018; ILUME EXPO; ÍNTIMIexpo; ITFORUM EXPO | BLACK HAT; M&T Expo 2018; Maquintex 2018- Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil; Mega Expo Regional Noivas, Debutantes e Festas; MEGAFEIRA; Miami Condo Expo; MOVEXPO; NATAL EXPO CRISTÃ; NT EXPO; Outdoor Living Expo 2018; PANEXPO; PETSHOP EXPO; Piauí Expo Show 2018; PORK EXPO; PUERI EXPO; RCDExpo; Reality Expo Noivas & Debutantes do ABC; Reciclamais South American Expo; RIO OIL & GAS Expo and Conference 2018; Roofing Expo Brazil; Salão Baiano de Turismo e Feira dos Municípios; Salto Expo Noivas & Festas; SET EXPO; SMARTPHONE CONGRESS & EXPO; Sport Infratech & Expo Estádio; SUPER RIO EXPOFOOD; Tecnofeira; Vet Expo; VITÓRIA EXPOVINHO; VUC EXPO;