Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
Destaques
 
Destaque da Semana
 
Protagonismo na vida e na carreira

Por: Miguel Monzu*

Quando perguntaram a Freud sobre o que ele achava que uma pessoa normal deveria ser capaz de fazer bem, ele respondeu: “Lieben und arbeiten” (amar e trabalhar). Com essas duas palavras, o psicanalista mostra que o trabalho nos dá um lugar no tecido social, pois transcende a necessidade de sobrevivência fazendo de nós agentes transformadores da sociedade na qual estamos inseridos.
Considerado personagem fundamental em obras literárias, o protagonista possui um papel de destaque na trama, ou seja, é o ícone principal do enredo. Mas, no ambiente corporativo, o termo nos remete ao indivíduo que se destaca pelo seu determinismo, de maneira que situações conflituosas são facilmente resolvidas, pela sua confiança e atitudes que geralmente trazem à organização bons resultados.
Protagonismo e carreira estão imbricados, pois esses dois conceitos põem o sujeito no centro da “cena”. Se o primeiro está ligado ao “eu”, à existência de cada um, enquanto indivíduo dotado de sua singularidade, o segundo é construído a partir da biografia e da história de vida de cada um também. Na sequência, está o trabalho, que é uma instância privilegiada de inserção social, comparecendo de maneira decisiva no projeto de vida, na construção da subjetividade. Dessa forma, o trabalho adquire papel fundamental na carreira, e possibilita o desenvolvimento de trajetórias e narrativas consistentes.

Para desempenhar o protagonismo, há de se levar em conta alguns aspectos que estão presentes no cotidiano, como atitude, disposição e entendimento que faz com que haja compreensão e sabedoria para saber exatamente onde o indivíduo quer chegar, quais oportunidades tende a vislumbrar e reconhecer, além de ser entusiasmo, contentamento e vontade, em razão da competitividade.

Seja o líder da sua vida e da sua carreira. As organizações são constituídas por pessoas com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos às forças do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança. Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e na vida.

Para o professor Idalberto Chiavenato, a liderança torna-se um assunto que chama a atenção, em razão de seu significado no mundo organizacional que demanda líderes para uma boa condução das organizações e para o caminho do sucesso e da competitividade. Havendo uma liderança sem força e vigor, a organização pode ficar sem direção.

Para que todos consigam liderar, tanto a vida como a carreira, algumas atitudes hão de se destacar:

- Esteja atento e aceite que a adversidade é inevitável na vida;

- Construa os seus recursos internos assim como os externos com equilíbrio;

- Inspire-se e aprenda com os outros que têm que lidar com o sucesso e com a adversidade;

- Decida se vai permitir que a sua experiência o deixe pra baixo. Dependendo da forma como você interpreta a situação, perceberá outras maneiras de olhar o fato; e

- Aquilo que não mata nem sempre faz você mais forte. Desculpe Nietzsche, mas não posso concordar integralmente com a célebre afirmação “o que não nos mata torna-nos mais fortes“, pois ela não é completamente realista.


* Miguel Monzu é Palestrante e Vice-Presidente & Sócio do Fesa Group, consultoria de executive search e de estratégia de capital humano. Representa as marcas Fesa, Asap e Fesa Advisory.
 


Últimos Destaques da Semana 
» 33ª Paralela Design reforça o compromisso com o design autoral
» Presidente da Francal Feiras participa de feiras na Europa
» Bons ventos voltam a soprar
» Campus Party 2018 acontece esta semana no Anhembi
» Turismo abre cadastro para obras de infraestrutura e eventos
mais...
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais