Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Destaque da Semana
 
Febrava 2021: veja a entrevista com Ivan Romão

Febrava 2021: veja a entrevista com Ivan Romão

Por: Gustavo Chaves*

Confira a entrevista com Ivan Romão, Gerente de Produtos da RX (Reed Exhibitions) sobre as expectativas para a Febrava 2021 que acontecerá no mês de novembro no São Paulo Expo.

01) Conte-nos um pouco sobre o que é a Febrava?

Ivan Romão: A Febrava é a mais importante feira da América Latina e uma das maiores do mundo no AVAC-R (aquecimento, ventilação, ar-condicionado e refrigeração), tratamento da água, tratamento do ar, ferramentas e EPIs. É um hub de conteúdo, conexões e negócios imprescindível para o setor.

Com 21 edições, o evento é referência e traz as tendências, os lançamentos e as tecnologias que movem a evolução deste segmento tão importante para nossas vidas.

Para 2021 teremos as ilhas temáticas, que foram sucesso na edição anterior, e representam diversos elos da nossa rede de valor. São elas: Cadeia do Frio, trazendo demonstrações práticas de linhas de produtos do segmento, Meio Ambiente, que com o apoio da ONU visa desenvolver o setor AVAC-R de maneira sustentável, Ar-Condicionado Automotivo, com novas soluções para o segmento, e a Ilha da Conectividade, com produtos e serviços aplicados nas plataformas digitais de conexão entre os diversos elos envolvidos na cadeia. A novidade deste ano.

O evento contará também com o XXI Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores, organizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores da Abrava (Associação Brasileira da Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), que reúne profissionais técnicos, engenheiros e projetistas de sistemas de refrigeração e ar condicionamento para apresentar novidades e discutir sobre as tendências e caminhos do setor.

Outra atração é o XVII Conbrava - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de Ar, também organizado pela Abrava, realizado simultaneamente à Febrava, cujo tema central será “Tendências e Impactos do AVAC-R na qualidade de vida e segurança das pessoas”.

Ainda na programação da feira, o III Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R, organizado pelo Comitê de Mulheres da Abrava que acontecerá no dia 24 de novembro.

Sem dúvida, é um grande ponto de encontro, reunindo grandes marcas e os maiores compradores do AVAC-R. E mais: oferece uma oportunidade única de relacionamento e também de qualificação para os profissionais da área.

02) Quando a Febrava será realizada, e quais as expectativas para a feira?

Ivan Romão: A Febrava será realizada entre 22 e 25 de novembro de 2021, no São Paulo Expo. Ao longo dos 4 dias de realização, esperamos receber mais de 20 mil profissionais de todo o Brasil.

Claro, vai depender do estágio em que estivermos com o controle da pandemia, mas acreditamos que até a data de realização já tenhamos nosso público-alvo prioritário (pessoas acima dos 40 anos ) em totais condições de participar, cumprindo todos os protocolos sanitários necessários.

A RX, inclusive, tem seu próprio protocolo, utilizado globalmente, com rigorosas exigências – até mais altas do que as do Plano São Paulo - justamente para garantir a segurança de todos os participantes.

03) Em relação aos impactos da pandemia no setor de feiras, muitas feiras têm alterado seu formato. A Febrava se adaptou ao "novo normal"?

Ivan Romão: Atentos às demandas atuais, adaptamos o evento para um formato de entregas híbridas, com ativações digitais que visam exponenciar resultados e ser uma forma de complementar a experiência de sucesso do presencial. Ao longo do ano, estão sendo realizados webinars e rodadas de negócios online para manter a comunidade AVAC-R conectada. Neste sentido, destaco o Febrava Digital Summit, evento gratuito, no dia 28 de julho, que conta com a participação de profissionais renomados para falar sobre um tema muito importante: eficiência energética.

Já em novembro, a Febrava vai unir o melhor dos dois mundos, isto é, um evento físico com transmissão de conteúdos ao vivo. Assim, aqueles profissionais que não puderem comparecer por qualquer motivo, poderão acompanhar, mesmo que à distância, as novidades e tendências que vão nortear os horizontes do setor.

04) Recentemente, o Portal Feiras do Brasil fez uma pesquisa em relação ao futuro dos eventos, em que 83,55% dos entrevistados declararam que "eventos virtuais não têm o mesmo engajamento dos eventos presenciais". Qual sua visão a respeito?

Ivan Romão: Vivemos um momento em que o virtual se tornou a única opção, mas em breve ele será uma das opções. Na minha visão, o virtual amplia nosso alcance, complementa e enriquece a experiência da nossa comunidade, mas ele não substitui, de forma alguma, o contato face to face e a troca mais próxima entre as pessoas. O ser humano é gregário, precisamos do contato, estarmos juntos e isso é algo que o ambiente virtual não entrega. Outro aspecto é que nos últimos meses tivemos um volume muito grande de conteúdos online disponíveis, fato que pode ter causado uma certa dispersão, uma vez que o senso de escassez ficou de lado.

No caso da Febrava, acreditamos que o ponto chave está na relevância dos nossos conteúdos. Por essa razão, contamos com uma cuidadosa curadoria, em muitos casos ancorada em nossos parceiros estratégicos como entidades e mídias, que vivem o setor e conhecem suas dores. Isso faz muita diferença. O mais importante é sabermos usar o que de melhor o virtual e o presencial podem oferecer. O equilíbrio entre essas duas plataformas é o que buscamos para entregar valor aos nossos expositores e visitantes.

05) Sobre a retomada dos eventos presenciais, qual a sua perspectiva?

Ivan Romão: Diversas cidades estão realizando eventos teste para verificar o grau de transmissão, quantidade ideal de pessoas e medidas de segurança. Acredito que eles serão um bom termômetro para a retomada. As experiências que temos visto fora do Brasil têm mostrado bons resultados, o que nos sinaliza que é mesmo uma questão de tempo. Estamos prontos e confiantes de que a Febrava vai ser o grande momento de reencontro do setor em 2021.

Serviço

Febrava Digital Summit
28 de julho de 2021
Online
www.febrava.com.br/pt-br/febrava_digital_summit.htm

FEBRAVA - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar
CONBRAVA - Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar-Condicionado,Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar
22 a 25 de novembro de 2021
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
www.febrava.com.br


Gustavo Chaves - Feiras do Brasil * Gustavo Chaves é Editor-Chefe do Portal Feiras do Brasil;
Engenheiro e Jornalista;
Especialista em marketing digital e SEO;
MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBE em Engenharia de Produção e Serviços.


Conecte-se comigo!

 
 
 


Últimos Destaques da Semana 
» Feiras do 2º semestre: confira os números atualizados
» Calendário de Feiras 2021: veja os números do 2º semestre
» Calendário de Feiras 2021: Online x Presencial
» Feiras 2021: Online x Presencial
» Feiras e eventos online já correspondem a quase 30% do calendário 2021
mais...