Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Assunto do Momento
 
Expomafe começa nesta terça-feira (9) e apresenta as novidades de 630 marcas

  • Indústria 4.0 é destaque no evento, com um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada e soluções apresentadas nos estandes pelas empresas expositoras.
  • Feira oferece 60 horas de conteúdo em eventos paralelos para colaborar com o desenvolvimento comercial, tecnológico e profissional do setor.
  • 77 associações nacionais e internacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligados à indústria formalizaram seu apoio à feira.
Começa nesta terça-feira, 9 de maio, e vai até o dia 13 (sábado), a Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

A feira é considerada pela Abimaq uma oportunidade para a retomada dos investimentos na indústria de bens de capital mecânicos e da atividade econômica.

Maior evento do setor de máquinas-ferramenta automação industrial do Brasil, a Expomafe apresenta em primeira mão os últimos avanços tecnológicos e tendências globais em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, controle de qualidade, prototipagem e impressão 3D, entre outros, de 400 expositores que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais.

São esperados em torno de 40 mil compradores e visitantes profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura, além de instrutores e alunos de instituições de ensino técnico.

Uma iniciativa da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Expomafe segue a tendência mundial de feiras promovidas pelas entidades representativas, visando ao desenvolvimento do setor, melhoria das empresas e fomento dos negócios.

Número da feira
  • Expositores: 400 empresas, que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais
  • Expectativa de visitação: 40 mil compradores e visitantes profissionais
  • 8 compradores de 6 países (Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia) participam de Rodadas de Negócios com os expositores
  • 60 horas de conteúdo em eventos paralelos
  • Apoio de 77 associações nacionais e internacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligados à indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial
Abertura oficial

Dia 9, às 9h00 - Com presença de João Marchesan, Presidente do Conselho de Administração da Abimaq, presidentes de entidades apoiadoras e autoridades.

Economia

Retomada: Os indicadores econômicos da indústria brasileira de bens de capital mecânicos (máquinas e equipamentos) em março apontam para a retomada dos investimentos e da atividade econômica, e projetam perspectivas positivas para o ano de 2017.

O mês registrou alta de 31,5% na receita líquida total em relação a fevereiro. Considerando somente o mercado interno, o aumento foi de 16%, e no consumo aparente, de 27,9%.

Mercado Externo: Nas exportações de março, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 55,6% sobre fevereiro e atingiu US$ 945 milhões, o segundo melhor resultado da série histórica. No acumulado do trimestre, o aumento foi de 4,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Incentivo às exportações: Nos dias 10 e 11 de maio, a Expomafe promove a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions (ação de promoção comercial do Programa BMS, parceria entre Apex-Brasil e a Abimaq). Participam das Rodadas 8 compradores de 6 países: Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia.

Produtividade: Durante a feira, o Senai-SP vai divulgar e cadastrar empresas aptas a integrar o programa Brasil Mais Produtivo, criado para erradicar os entraves da produtividade da indústria brasileira. Será dada preferência àquelas que se enquadrem nos setores industriais definidos pelo programa: alimentos e bebidas, calçados e vestuário, metalmecânica e moveleiro. As empresas selecionadas recebem consultoria tecnológica no processo produtivo, de baixo custo, com o objetivo de obter ganhos expressivos de produtividade ou redução no custo de produção.

O Brasil Mais Produtivo é uma realização do Senai, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No estado de São Paulo, o programa é operado pelo departamento regional (Senai-SP) da entidade.

Tecnologia

Indústria 4.0: A Manufatura Avançada – também chamada de Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente – caminha a passos largos no Brasil. A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre produção, compras e estoques de forma inteligente e autônoma.

A Expomafe apresenta a seus visitantes um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada, que vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados para apresentar, na prática, os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0.

O projeto foi desenvolvido pela Abimaq e Senai-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions.

Nos estandes, um grande número de empresas também apresenta suas soluções para Indústria 4.0: desde células completas a robôs colaborativos, ferramentas, células de corte e solda, metrologia óptica, scanners a laser, sistemas de garra e fixação, softwares e outras soluções industriais.

Conteúdo do conhecimento

A Expomafe apresenta uma ampla programação com mais de 60 horas de conteúdo avançado sobre temas relevantes para colaborar com a atualização dos profissionais que visitam a feira.

Seminário Óleo e Gás: Debate o contexto e perspectivas para indústria de máquinas e equipamentos diante das alterações na política de conteúdo local para exploração e produção de petróleo no Brasil (Dia 9, das 13h30 às 18h).

VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção: Soluções Smart para a Indústria: Realizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, entidade que promove e incentiva a cooperação tecnológica entre os dois países), o simpósio discute a realidade atual e o potencial de soluções inteligentes para empresas de todos os portes e setores (Dia 10, das 10h às 17h30).

Painel Tecnológico – Corte & Solda: Visa a prover os participantes com informações sobre as mais recentes tecnologias, de maneira objetiva e fundamentada em casos de sucesso na indústria de Corte e Solda (Dia 11, das 8h30 às 12h30).

Palestra: Pensamentos que apontam para o futuro, por Ricardo Guimarães: Fornece aos participantes uma visão ampla sobre os novos tempos e desafios enfrentados pelas organizações. Ricardo Guimarães é presidente fundador da Thymus Branding e membro do conselho do Instituto Akatu. O evento tem realização da Abimaq, Guhring e Informa Exhibitions. (Dia 11, às 14h30).

Seminário Internacional – Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0: Discute as tecnologias de coleta e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos, sua utilização para armazenamento, processamento e análise (Dia 12, das 9h às 11h30).

Arena Técnica: Palestras gratuitas com formato dinâmico e duração média de 45 minutos, num auditório aberto montado no próprio pavilhão, ministradas por especialistas e executivos das empresas expositoras (dias 9 a 13, entre 10h e 18h).

Estande Temático: Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da Abimaq, tem o objetivo de mostrar aos visitantes a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado. Este ano, o espaço será focado na indústria de máquinas e implementos agrícolas, e conta com a parceria da empresa Jacto, que vai apresentar sua história, produtos, a avançada tecnologia que possui e a importância das máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura em seu processo produtivo. Todos os dias, das 10h às 19h (exceto dia 13, das 9h às 17h)

Serviço

Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Data: 9 a 13 de maio de 2017
Horário: Das 10h às 19h (exceto dia 13, das 9h às 17h)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.expomafe.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimos Assuntos do Momento 
» Arnold Sports Festival South America continua em São Paulo e tem novidades em 2018
» Couromoda abre em clima de otimismo e esperança renovada
» Calendário Feiras do Brasil 2018 reúne mais de 1.100 feiras e eventos empresariais
» Expocatadores 2017 reúne em Brasília catadores de mais de 14 países
» 28ª Feira Nacional de Artesanato terá 120 oficinas gratuitas
mais...
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais