Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Assunto do Momento
 
Expomafe começa nesta terça-feira (9) e apresenta as novidades de 630 marcas

  • Indústria 4.0 é destaque no evento, com um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada e soluções apresentadas nos estandes pelas empresas expositoras.
  • Feira oferece 60 horas de conteúdo em eventos paralelos para colaborar com o desenvolvimento comercial, tecnológico e profissional do setor.
  • 77 associações nacionais e internacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligados à indústria formalizaram seu apoio à feira.
Começa nesta terça-feira, 9 de maio, e vai até o dia 13 (sábado), a Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

A feira é considerada pela Abimaq uma oportunidade para a retomada dos investimentos na indústria de bens de capital mecânicos e da atividade econômica.

Maior evento do setor de máquinas-ferramenta automação industrial do Brasil, a Expomafe apresenta em primeira mão os últimos avanços tecnológicos e tendências globais em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, controle de qualidade, prototipagem e impressão 3D, entre outros, de 400 expositores que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais.

São esperados em torno de 40 mil compradores e visitantes profissionais das áreas de engenharia, industrial, manutenção, produção, qualidade e manufatura, além de instrutores e alunos de instituições de ensino técnico.

Uma iniciativa da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Expomafe segue a tendência mundial de feiras promovidas pelas entidades representativas, visando ao desenvolvimento do setor, melhoria das empresas e fomento dos negócios.

Número da feira
  • Expositores: 400 empresas, que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais
  • Expectativa de visitação: 40 mil compradores e visitantes profissionais
  • 8 compradores de 6 países (Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia) participam de Rodadas de Negócios com os expositores
  • 60 horas de conteúdo em eventos paralelos
  • Apoio de 77 associações nacionais e internacionais, sindicatos representativos e instituições de ensino ligados à indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial
Abertura oficial

Dia 9, às 9h00 - Com presença de João Marchesan, Presidente do Conselho de Administração da Abimaq, presidentes de entidades apoiadoras e autoridades.

Economia

Retomada: Os indicadores econômicos da indústria brasileira de bens de capital mecânicos (máquinas e equipamentos) em março apontam para a retomada dos investimentos e da atividade econômica, e projetam perspectivas positivas para o ano de 2017.

O mês registrou alta de 31,5% na receita líquida total em relação a fevereiro. Considerando somente o mercado interno, o aumento foi de 16%, e no consumo aparente, de 27,9%.

Mercado Externo: Nas exportações de março, a indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou crescimento de 55,6% sobre fevereiro e atingiu US$ 945 milhões, o segundo melhor resultado da série histórica. No acumulado do trimestre, o aumento foi de 4,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Incentivo às exportações: Nos dias 10 e 11 de maio, a Expomafe promove a 1ª Rodada Internacional de Negócios entre empresas expositoras da feira e importadores convidados pelo Programa Brazil Machinery Solutions (ação de promoção comercial do Programa BMS, parceria entre Apex-Brasil e a Abimaq). Participam das Rodadas 8 compradores de 6 países: Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia.

Produtividade: Durante a feira, o Senai-SP vai divulgar e cadastrar empresas aptas a integrar o programa Brasil Mais Produtivo, criado para erradicar os entraves da produtividade da indústria brasileira. Será dada preferência àquelas que se enquadrem nos setores industriais definidos pelo programa: alimentos e bebidas, calçados e vestuário, metalmecânica e moveleiro. As empresas selecionadas recebem consultoria tecnológica no processo produtivo, de baixo custo, com o objetivo de obter ganhos expressivos de produtividade ou redução no custo de produção.

O Brasil Mais Produtivo é uma realização do Senai, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No estado de São Paulo, o programa é operado pelo departamento regional (Senai-SP) da entidade.

Tecnologia

Indústria 4.0: A Manufatura Avançada – também chamada de Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente – caminha a passos largos no Brasil. A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre produção, compras e estoques de forma inteligente e autônoma.

A Expomafe apresenta a seus visitantes um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada, que vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados para apresentar, na prática, os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0.

O projeto foi desenvolvido pela Abimaq e Senai-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions.

Nos estandes, um grande número de empresas também apresenta suas soluções para Indústria 4.0: desde células completas a robôs colaborativos, ferramentas, células de corte e solda, metrologia óptica, scanners a laser, sistemas de garra e fixação, softwares e outras soluções industriais.

Conteúdo do conhecimento

A Expomafe apresenta uma ampla programação com mais de 60 horas de conteúdo avançado sobre temas relevantes para colaborar com a atualização dos profissionais que visitam a feira.

Seminário Óleo e Gás: Debate o contexto e perspectivas para indústria de máquinas e equipamentos diante das alterações na política de conteúdo local para exploração e produção de petróleo no Brasil (Dia 9, das 13h30 às 18h).

VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção: Soluções Smart para a Indústria: Realizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, entidade que promove e incentiva a cooperação tecnológica entre os dois países), o simpósio discute a realidade atual e o potencial de soluções inteligentes para empresas de todos os portes e setores (Dia 10, das 10h às 17h30).

Painel Tecnológico – Corte & Solda: Visa a prover os participantes com informações sobre as mais recentes tecnologias, de maneira objetiva e fundamentada em casos de sucesso na indústria de Corte e Solda (Dia 11, das 8h30 às 12h30).

Palestra: Pensamentos que apontam para o futuro, por Ricardo Guimarães: Fornece aos participantes uma visão ampla sobre os novos tempos e desafios enfrentados pelas organizações. Ricardo Guimarães é presidente fundador da Thymus Branding e membro do conselho do Instituto Akatu. O evento tem realização da Abimaq, Guhring e Informa Exhibitions. (Dia 11, às 14h30).

Seminário Internacional – Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0: Discute as tecnologias de coleta e transmissão de dados entre máquinas e equipamentos, sua utilização para armazenamento, processamento e análise (Dia 12, das 9h às 11h30).

Arena Técnica: Palestras gratuitas com formato dinâmico e duração média de 45 minutos, num auditório aberto montado no próprio pavilhão, ministradas por especialistas e executivos das empresas expositoras (dias 9 a 13, entre 10h e 18h).

Estande Temático: Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da Abimaq, tem o objetivo de mostrar aos visitantes a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado. Este ano, o espaço será focado na indústria de máquinas e implementos agrícolas, e conta com a parceria da empresa Jacto, que vai apresentar sua história, produtos, a avançada tecnologia que possui e a importância das máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura em seu processo produtivo. Todos os dias, das 10h às 19h (exceto dia 13, das 9h às 17h)

Serviço

Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Data: 9 a 13 de maio de 2017
Horário: Das 10h às 19h (exceto dia 13, das 9h às 17h)
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.expomafe.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimos Assuntos do Momento 
» Enersolar+Brasil 2017: expansão das energias renováveis estimula novas tecnologias
» Capacitação em Feiras de Negócios: 23ª edição ocorre nesta quinta (18) em São Paulo
» Agrishow 2017 é aberta em clima de otimismo
» Florianópolis recebe a maior feira de aves, ovos e suínos da América Latina
» Arnold Classic South America reúne astros e celebridades em São Paulo
mais...