Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Assunto do Momento
 
SAE Brasil inaugura o 26º Congresso nesta terça, dia 7, em São Paulo

Congresso SAE Brasil 2017 será realizado em novo local: Centro de Eventos Pro Magno, bairro Casa Verde, São Paulo
“A mobilidade inteligente e a transição para o futuro” é o tema do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, que se realizará de 7 a 9 de novembro em novo local - Centro de Eventos Pro Magno (rua Samaritá, 230) no bairro Casa Verde, em São Paulo.

João Carlos Pimentel, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul, presidirá o congresso, dirigido a engenheiros, executivos, consultores e acadêmicos do setor.

O Congresso

Painéis - 17 painéis: três âncoras (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 14 temáticos - Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos.

Papers – Apresentação de 116 dos melhores trabalhos técnicos (papers) nas áreas de Carroceria e Estrutura, Chassis, Metodologia de Projeto e Design, Eletroeletrônica, Eletrônica Embarcada, Meio Ambiente, Combustíveis e Recursos Energéticos, Ergonomia, Interiores e Cabines, Manutenção e Reposição, Gestão e Desenvolvimento de Produtos, Manufatura, Materiais, Ruídos e Vibrações, Peças e Componentes, Powertrain, Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade, Segurança, Testes e Simulações, Sistemas de Transporte e Veículos.

Mostra Tecnológica – Mostra Tecnológica com os últimos avanços da indústria da mobilidade, que terá entre os participantes a Allison Transmission, Applus Idiada, Basf, Bosch, CBMM, Eaton, Emicol, Ford, Fras-le, General Motors, GGDP, Grupo Moura, Hella, MAN, Mercedes-Benz, Metalúrgica Fey, Neo Rodas, NSK, Radici Group, Randon, Schaeffler, Schuh & Co. e Toyota.

Hub Tecnológico - Integrado à mostra o Hub Tecnológico é o espaço exclusivo para apresentação de novidades, interação com o público e prospecção de negócios. A programação do Hub se estende pelos três dias do Congresso. Entre as empresas confirmadas estão Applus Idiada, Benteler, Gerdau, Infinite Foundry, Metalmatrix e Michelin/Sascar.

Serviço

26º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade
07 a 09 de novembro de 2017
Horário: das 9 às 18h30
Tema: “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro”
Local: Centro de Eventos Pro Magno - rua Samaritá, 230, bairro Casa Verde, São Paulo (SP)
Entrada franca para os painéis e Mostra Tecnológica, exceto Sessões Técnicas.

Programação de painéis e cerimônias especiais

Dia 7 de novembro - terça-feira

Cerimônia de Abertura – 10h

Painéis

Aeroespacial – painel - RPAS inteligentes e suas aplicações - Discutirá três temas ligados ao desenvolvimento de RPAS (Remotely Piloted Aircraft System ou drones): regulamentos para integração no espaço aéreo brasileiro, sistemas aviônicos aplicáveis e novas tecnologias que viabilizarão seu uso. Com Ailton Almeida Jr., especialista em Regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil); Carlos Rosley, principal engineer avionics systems da Rockwell Collins; e Patrice London Guedes, engenheiro sênior de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer. Luiz Augusto Rodrigues Nerosky, engenheiro de Desenvolvimento de Tecnologias da Embraer, será o moderador. Às 11h30, Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Veículos Híbridos e Elétricos - painel - O que impulsionará a adoção de veículos elétricos no Brasil - Apresentará o ritmo da eletrificação do powertrain nos EUA, Europa e países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e China, as tendências no Brasil e as políticas que poderiam incentivar a adoção de veículos elétricos. Com Eugênio Coelho, Powertrain & Sustainability Planning and Strategy Manager da Ford; Jens Giersdorf, diretor de Projeto da GIZ; e Leonardo Boselli da Motta, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). Ronaldo Mazará Jr., gerente de Engenharia de P&D da Fujikura Automotive será o moderador. Às 11h30, Auditório SAE Brasil - Cebi.

Segurança Veicular – painel - Avanços na segurança dos veículos na América Latina e tecnologias futuras de segurança integral. Com Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP e diretor técnico da Global NCAP; e Jason Barczyk, Electronics Global Customer Program director, da Autoliv. J. Pedro Corrêa, diretor da JPC Communication será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Máquinas Agrícolas e de Construção – painel - Desenvolvimento de produto no segmento fora de estrada – O painel abordará as estratégias das empresas para atingir os avanços e inovações tecnológicas aplicadas às máquinas agrícolas e de movimentação de terra. Com Alex Foessel, diretor para a América Latina de Tecnologia e Inovação da John Deere; Christian Gonzalez, diretor de Portfólio de Produtos e Commercial Services da CNH Industrial para a América Latina; e Luiz Fernandes Ghiggi, vice-presidente de Engenharia de Produto da AGCO. Gábor János Deák, conselheiro da SAE Brasil, será o moderador. Às 14h, Auditório SAE Brasil – Cebi.

Engenheiros-Chefes – painel - Mobilidade como um serviço: desafios à engenharia - As transformações tecnológicas nos meios de transporte individuais e coletivos e nos aplicativos e softwares de controle apontam para um cenário disruptivo para a mobilidade e lançam desafios para a engenharia e indústria. Com Ciro Tokasiki, gerente de Engenharia de Sistemas da Embraer; Dr. Jochen Walther, director da Robert Bosch GmbH; Michael Hirsch, Head of Technical Product Department da HERE Technologies; e Nahuel Osanai, B Car Segment Chief Engineer da Ford Motor Company. Reinaldo Muratori, diretor de Planejamento e Engenharia da HPE Automotores do Brasil, será o moderador. Às 16h30, Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

SAE Brasil Awards Ceremony:

8º Prêmio SAE Brasil Jovem Engenheiro: Homenageia profissionais com até 35 anos de idade formados no máximo há 10 anos;
6º Prêmio Estudantil Educação de Engenharia: Para estudantes do ensino médio e superior com trabalho de conclusão de curso (TCC) a partir de julho de 2015;
Prêmio SAE Brasil Estudantil de Tecnologia da Informação: Para estudantes do ensino técnico e superior. Às 19h, Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Dia 08 de novembro - quarta-feira

Painéis

Telemática e Infotainment – painel - Inovação tecnológica e os novos paradigmas da mobilidade do futuro - Abordará a mudança de paradigmas do setor automotivo em que o foco sai do veículo como produto final e migra para a mobilidade de forma mais abrangente em seus diferentes estágios entre um modelo de negócio e o outro. Com Bernardo Mazzini, Chief Technical Officer da Zazcar; Vinicius Ferreira, gerente sênior de Produtos da Here Technologies; Alexandre Guimarães, diretor de Elétrica e Eletrônica/ Engenharia Termal, General Motors do Brasil; e Alexandre Brunaldi, diretor comercial da Qualcomm Brasil. Hayram Nicacio, diretor geral HNX, será o moderador. Às 9h, Auditório SAE Brasil- Qualcomm.

Educação de Engenharia – painel - O empoderamento do aluno de engenharia através das tecnologias de aprendizado – No formato de debate, abordará os novos recursos tecnológicos e suas possibilidades para o aprendizado e desenvolvimento da carreira na engenharia. Com Octávio Mattasoglio Neto, professor do Instituto Mauá de Tecnologia responsável pela Academia de Professores, que promove sessões de estudos em que as melhores e inovadoras práticas de ensino são disseminadas; Raimundo Ferreira Ignácio, professor de engenharia da FEI que publica aulas presenciais no canal YouTube, que soma mais de 1.100 seguidores; Vinicius Santos Moisés coordenador de aplicativos da Editora Santillana no Brasil, dedicada à pesquisa sobre formas de estudo para desenvolvimento de aplicativos; Madalena Feliciano, CEO da Master Coach, treinamento de engenheiros; Roberto Ramos, gerente sênior de CAE da General Motors; e Felipe Mazzer de Camargo, formando de Engenharia Mecânica da Facens (Faculdade de Sorocaba). Mauro Andreassa, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e South America STA Senior Site Manager da Ford, será o moderador. Às 9h, Auditório SAE Brasil - Cebi.

Tecnologia da Informação – painel - Transformação digital: plataforma para a mobilidade inteligente. A transição da convergência de tecnologias como Deep-Learning, Computação Cognitiva, Inteligência Artificial, Big Data e Internet das Coisas para a mobilidade inteligente do futuro. Com Cristiano Heckert, secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal; Luciano Driemeier, gerente de Estratégia Inovação e E-mobility Ford Motor Company; Michael Hirsch, head of Technical Product Management, Here Technologies; Sérgio Luís Costa Reis, Industrial Sector Leader IBM. Antônio Carlos, diretor de Novos Negócios Frost & Sullivan será o moderador. Às 11h, Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Internacional – painel - Connecting the brazilian technology business needs to the global trends and opportunities. Abordará os desafios globais de redução de custos, consumo de energia e emissões, no cenário de concorrência crescente e restrições políticas com consequências técnicas e comerciais. Líderes da indústria automotiva global apresentarão e discutirão estratégias em dois blocos: soluções tecnológicas e negócios. Bloco 1 - Com Ricardo Bacellar, partner KPMG; Rene Martinez, partner da Ernst &Young; Thad Dungan, Head of Americas Automotive Here Technologies; e Douglas Patton, 2017 president SAE International. Peter Gierse, head of Logistics Vans, Mercedes-Benz Argentina, será o moderador. Bloco 2 - Mr. Dr. Martin Teigeler, head of Bus Development, Mercedes-Benz do Brasi; Jörg Starkmann, CEO Schuh Complexity Management, Inc; Ricardo Rodrigues de Carvalho, CEO Companhia Brasileira de Alumínio; e James Buczkowski, Henry Ford Technical Fellow & Director Electrical & Electronics Systems, Ford Motor Company. Camilo Adas, head of Product Engineering Testing Trucks da Mercedes-Benz do Brasil, será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Motorsport – painel - Os desafios da profissionalização do automobilismo brasileiro - Os desafios para profissionalização do automobilismo brasileiro, a importância da ligação com a indústria automotiva no fortalecimento da atividade e propostas para o futuro. Com Waldner Bernardo, presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo); Carlos Col, consultor da Copa Truck; e José Masetto, gerente de Desenvolvimento de Engenharia da Bosch. Wagner Gonzalez, jornalista, será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Duas Rodas – painel - Scooters e suas tecnologias do futuro aplicadas hoje para mobilidade. O painel abordará tecnologias que trazem soluções ao mercado brasileiro na visão de fabricantes de componentes e montadoras. Com Alfredo Guedes, supervisor de Relações Públicas da Honda; Henrique Silva, instrutor técnico da Yamaha; Samuel Barboza, gerente de Desenvolvimento de Produto Pirelli; e Christian Gröger, head of Engineering Application Safety Bosch Japão. Renato Linke, físico e responsável pelo setor de Homologação de Veículos da Cetesb, será o moderador. Às 16h30, Auditório SAE Brasil - Cebi.

Dia 09 de novembro / quinta-feira

Painéis

Ferroviário – painel - Transformando as cidades com transporte inteligente e integrado. Discutirá projeto, implantação e operação de transporte sobre trilhos com o uso de sistemas inteligentes. Apresentará também o VLT (Veículo Leve sobre trilhos) como modelo integrador de transporte e modernizador dos espaços das cidades, bem como os fatores relevantes para sua implantação. Com Alfonso Arroyo, especializado em tecnologia para Veículos Leves sobre Trilhos do Idestra; e Jorge Secall, consultor. Paschoal De Mario, diretor do Semefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), será o moderador. Às 9h, Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Qualidade – painel - A expectativa de evolução da prevenção do erro com o advento das tecnologias digitais. Os esforços tecnológicos e soluções para ganhos de produtividade, qualidade e eficiência com redução de erros e desperdícios. Com Danilo Lapastini, CEO Hexagon Manufactruing Intelligence; Emerson Huada, gerente de Qualidade da Mercedes-Benz do Brasil; e Jorge Gripp, CTO da startup Autaza. Marcio Migues, integrante da Academia Brasileira da Qualidade, será o moderador. Às 9h, no Auditório SAE Brasil – Cebi.

Caminhões e Ônibus - painel - A transição da tecnologia veicular nas empresas de transporte e seu impacto na rentabilidade dos futuros negócios. Dois blocos apresentam a aplicação e a integração de tecnologias no sistema de transporte e seu impacto sobre a produtividade e modelo de negócios na transição, sob o ponto de vista de fabricantes e usuários. Bloco 1: Com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America; Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil; Eronildo Barros Santos, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania; e Oswaldo Ramos, gerente de Vendas e Marketing da Ford Motor Company. Ricardo Abreu, diretor de Desenvolvimento, Mahle, será o moderador. Bloco 2: Com Evandro Mello, gerente de Manutenção da Viação Cometa; Leandro Garbin, diretor de Negócios da VirtualCAE; e Claudio Smith, gerente técnico de Pré-Vendas Here Technologies. Renato Mastrobuono, consultor de Engenharia do Produto, será o moderador. Às 11h, no Auditório SAE Brasil - Qualcomm.

Manufatura e Logística – painel - Benefícios das tecnologias digitais na cadeia produtiva. Especialistas em manufatura avançada apresentarão experiências e iniciativas na transição para o futuro das operações. Com Eduardo Zancul, professor doutor da Escola Politécnica da USP; Bruno Gellert, fundador da startup Peerdustry; Flávio Malaman, diretor de Negócios da Atlas Copco; e Ricardo Ávila, diretor industrial da Sabó. Hans-Jürgen Klose, sócio-diretor do ConMoto Consulting Group, será o moderador. Às 11h, no Auditório SAE Brasil – Cebi.

Suprimentos – painel - A evolução das negociações de suprimentos nos próximos anos rumo à rota 2030. Mostrará a evolução das formas de negociação de suprimentos e os modelos que devem atender à mobilidade do futuro, com foco no Rota 2030. Com Ivan Witt, diretor de Compras e RH da Caoa– Hyundai; Osias Galantine, diretor comercial da Aethra, e Rodrigo Custodio, gestor de Projeto da Roland Berger. Ugo Ibusuki, professor da Universidade Federal do ABC, será o moderador. Às 14h, no Auditório SAE Brasil – Cebi.

Presidentes - painel - A mobilidade inteligente e a transição para o futuro. A mobilidade do futuro na ótica de grandes transformações acarretadas pela percepção das novas gerações sobre o uso dos meios de transporte e o surgimento de serviços criativos e sistemas inteligentes para a maior eficiência dos transportes. Com David Schutt, CEO SAE International; Lyle Watters, presidente Ford Motor Company para América do Sul, e Mauro Correia, presidente SAE Brasil e presidente do Grupo Caoa. Gábor János Deák, conselheiro, SAE Brasil, será o moderador. Às 16h, Auditório SAE Brasil - Qualcomm.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimos Assuntos do Momento 
» Com produtos e iniciativas diferenciadas, começa na Alemanha, a Feira Medica 2017
» DCD Brasil 2017: começa o maior evento do país direcionado ao mercado de datacenters
» Adventure Sports Fair acontece de 27 a 29 de outubro e traz atrações para toda a família
» Fenatran 2017 traz 350 marcas do setor de transporte
» Brasil Game Show 2017 traz as novidades dos games a partir desta quarta-feira (11)
mais...