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Nas feiras de negócios o atendimento ao visitante faz a diferença. Para o bem ou para o mal!

Nas feiras de negócios o atendimento ao visitante faz a diferença. Para o bem ou para o mal!

Nas feiras de negócios normalmente as oportunidades não se concretizam durante o evento. Os negócios, na grande maioria das vezes, são efetivados ao longo do tempo como resultado de ações de marketing e vendas que devem ser implementadas utilizando a preciosa base de dados gerada pelo contato direto com potenciais clientes. Por esta e muitas outras razões, a qualidade do atendimento ao público que visita o estande é determinante nos resultados obtidos com a participação em feiras.

Cuidados na seleção da
equipe de atendimento


Cuide para que só participe do atendimento quem tem perfil para realizar a importante missão de receber visitantes no estande e manter contatos comerciais na feira. Isto requer toda a sua atenção. É imprescindível contar com profissionais que tenham:
  • Habilidade para efetivar contatos comerciais;
  • Experiência em vendas ou atendimento ao cliente;
  • Domínio dos produtos e serviços levados à feira: principais características, especificações, diferenciais, materiais de marketing e condições comerciais, se for o caso;
  • Inglês intermediário, pelo menos. Lembre-se que a presença de estrangeiros nas feiras brasileiras só tende a crescer.
Dissemine a cultura da promoção
comercial em feiras de negócios


Invista em treinamentos com foco em feiras de negócios para consolidar na área comercial as boas práticas que tornam a participação em feiras ainda mais proveitosa:
  • Não basta atrair mais um visitante: é imprescindível recepcionar, identificar, filtrar e registrar os contatos comerciais efetivados no estande e durante a feira;
  • Equipe de atendimento focada nos objetivos traçados;
  • Nos contatos comerciais, valorize a troca de cartões;
  • Circule pelo evento para encontrar “casualmente” executivos, empresários e formadores de opinião visando atraí-los para o estande;
  • Não confie na memória. Ao final dos contatos comerciais, anote tudo de imediato, para não se esquecer de nada;
  • Disponha de uma ferramenta para administração de contatos. Brigue por isto!
  • Cada membro da equipe deve elaborar relatórios diários detalhando os trabalhos realizados à cada dia da feira.
  • Ao final da feira elabore um relatório final somando todos os relatórios diários. Selecione, analise, classifique e cadastre todo o material da feira, destacando os contatos promissores e tudo que foi solicitado ou prometido nos contatos comerciais. Disponibilize todo material para ações de marketing e vendas que se realizarão no pós-feira.
Em feiras, você terá a oportunidade de construir uma poderosa base de dados, que se multiplicará em ações de marketing e vendas que darão continuidade aos contatos comerciais efetivados na feira. Não perca esta oportunidade. Cuide muito bem do atendimento ao visitante.

Nas feiras de Negócios o atendimento ao visitante faz a diferença

Fonte: Redação Feiras do Brasil
 
 


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