Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
19/04/2017
Feira Internacional do Pantanal com foco no turismo sustentável

“Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”, é o tema da Feira Internacional do Turismo do Pantanal- FIT 2017, que será realizada em Cuiabá e deverá unir todos os segmentos da economia movimentados pelo setor turístico. A Feira será realizada em parcerias com outras instituições, como ressalta Luís Carlos Nigro, secretário Adjunto de Turismo do Estado. O investimento do governo estadual no evento, será em torno de R$ 1,8 milhão. Parceiros como o Sebrae, Senac, Fecomércio, trade turístico e outros segmentos estão somando na consolidação da feira. Nigro frisou que o Governo do Estado colocou o turismo como uma das prioridades do desenvolvimento econômico. “O governador Pedro Taques continua investindo na melhoria da infraestrutura de estradas que dão acesso aos pólos turísticos e também em pontes, notadamente na transpantaneira”, disse. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participará da abertura oficial da FIT e anunciar as alterações na Lei Geral de Turismo, como também medidas que vão alavancar ainda mais o desenvolvimento do setor. “Mato Grosso detém os ecossistemas Pantanal, Cerrado e Amazônia, além do Araguaia e outras regiões com um enorme potencial de belezas naturais. Nosso foco, é consolidar a feira no calendário nacional e internacional de turismo”, assinalou.

A programação deverá atrair cerca de 100 mil visitantes durante os quatro dias do evento. Serão 18 palestras, 9 painéis temáticos, fóruns, reuniões, além das rodadas de negócios. A FIT terá ainda a participação dos municípios com potencial turístico, que vão apresentar na exposição, as belezas naturais de todas as regiões do estado. Em outro espaço, o Festival Gastronômico com pratos feitos com iguarias matogrossenses e técnicas sustentáveis. Os chefs vão apresentar as novidades com produtos fabricados na região. O Festival de Artesanato terá uma variedade de peças de diversas regiões e no grande palco da FIT, as apresentações culturais todas as noites que vão atrair um grande público. Já estão confirmadas as presenças dos grupos de dança Flor Ribeirinha, Mascarados de Poconé, Congo de Vila Bela, rasqueado cuiabano e outras atrações musicais. "A FIT Pantanal, sem dúvida será uma grande vitrine do turismo", observou.

No ano passado, a FIT apresentou o turismo como um grande negócio, mas este ano a feira terá como foco a sustentabilidade atendendo o direcionamento adotado pela Organização das Nações Unidas-ONU, que elegeu o ano de 2017 como o “ano do turismo sustentável para o desenvolvimento”, conforme explica o coordenador do evento, Jaime Okamura. Segundo ele, a sustentabilidade, os setores econômico, social e ambiental serão os pilares fortes da FIT.

Okamura explicou que a Aldeia do Conhecimento da FIT, vai reunir especialistas para discutir os temas de interesse do setor. Ele destacou a participação do Centro de Pesquisa do Pantanal-CPP com os painéis Turismo como estratégia de sustentabilidade; Projeto de Lei do Pantanal: oportunidades e as ameaças para o turismo e os novos produtos no pantanal, além de Gestão de áreas de Conservação; União da Gestão Pública, Sociedade e Empresas. “Terremos palestras magnas sobre as tendências do turismo para 2017 e superando limites com o aventureiro selvagem Richard Rasmussem. A FIT terá ainda o encontro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/ABIH, a entidade pioneira do turismo nacional", assinalou.

Levar a imagem de Mato Grosso para outros estados e países, é um dos objetivos. A FIT terá a presença das operadoras de turismo do eixo São Paulo, Rio de Janeiro e em especial da América do Sul. No ano passado, mais de 40 operadoras participaram do evento e mostraram que é preciso trazer mais turistas nacionais e estrangeiros, como também levar os mato-grossenses para conhecer outros destinos. A FIT gerou um impacto de R$ 3, 5 milhões com as negociações diretas e indiretas durante a feira.

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
20/07/2017
» Brazil Promotion reúne produtos e serviços para ajudar empresas a aumentarem suas vendas e fidelizar clientes
20/07/2017
» Marintec South America: indústria naval e offshore tem esperanças renovadas
20/07/2017
» Definidas instituições que receberão estudantes brasileiros no Reino Unido
20/07/2017
» Efapi 2017 terá intervenções artísticas de talentos locais
20/07/2017
» A programação completa do 2°Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio acaba de ser divulgada
mais...
  buscar notícias: