Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
19/04/2017
Expomafe 2017 apresenta nova edição do Demonstrador da Manufatura Avançada

Visitantes poderão conhecer na prática os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 e tirar dúvidas na hora com especialistas.

A Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo, vai apresentar um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada. O projeto é uma evolução do que foi apresentado no ano passado pela primeira vez no Brasil, durante a Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, e ganhou atualizações em seu conceito, desde o layout da linha até os programas de controle.

O projeto foi desenvolvido pela Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e o Senai-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions (veja relação abaixo).

O Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe 2017 conta ainda com apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Futuro na prática

A Manufatura Avançada – também chamada de Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente – caminha a passos largos no Brasil, mas ainda gera muitas dúvidas, em especial para fabricantes de pequeno e médio portes.

Com o ciclo de produção montado na feira, os visitantes poderão ver os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 aplicados na prática – Módulos Autônomos de Produção, Comunicação Máquina-Máquina, Sistema de Autogestão da Produção, Gêmeo Digital e outras características – e tirar suas dúvidas com especialistas.

Para exemplificar de forma concreta todos esses conceitos, o Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe 2017 vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados, o dobro do que foi produzido na Feimec. O acessório irá evidenciar uma das principais características da Indústria 4.0: a customização.

Na prática, convidados da feira vão receber um QR-Code para solicitar a produção personalizada de seu porta-celular. O sistema faz a leitura do código enviado por e-mail na tela do smartphone do “cliente”, que ainda pode escolher entre três opções de cores – azul, vermelho ou verde – e digitar um texto a ser gravado no acessório. Ao final da linha, o visitante se identifica pelo mesmo QR-Code para retirar seu produto personalizado.

Módulos

O Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe 2017 é composto por módulos que executam suas operações de forma totalmente autônoma, mas sincronizada com o restante das operações, recebendo e enviando informações de estado para os outros módulos da linha.

Todo conjunto é orquestrado pelo M.E.S. (Manufacturing Execution System), programa que gerencia todo o ambiente de produção. A linha está assim organizada em:

Módulo de entrada de ordens: Totem onde o visitante convidado se identifica pelo QR-Code recebido no e-mail e dá início ao processo de produção do porta-celular. É nesta etapa que ele seleciona a cor e o texto, e seu aparelho é escaneado para customização do encaixe no acessório.

Módulo de usinagem: Composto por dois centros de usinagem, um armazém de matérias-primas (blanks de resina), um robô de alimentação e retirada de peças no processo usinagem por meio de um sistema de manipulação e posicionamento.

Módulo de solda: Composto por um magazine de peças metálicas (aço inox), um robô de solda e um robô para alimentação e descarga das peças soldadas.

Módulo de gravação a laser e multipinos: Ambos alimentadas por robôs.

Módulo de montagem e saída: Etapa onde um robô colaborativo retira da esteira automatizada o produto personalizado, executa a montagem final e entrega ao cliente, a partir da sua identificação por meio do mesmo QR-Code da entrada.

Ao lado das máquinas, equipamentos e sistemas de controle e comunicação envolvidos, uma competência importante para o desenvolvimento do projeto foi a intervenção de Design de Produto, na criação do porta-celular de acordo com os requisitos do processo de fabricação envolvidos no conceito da Manufatura Avançada. Além de customizado, o acessório ainda oferece como diferencial a ampliação do som, obtida por um processo mecânico inerente ao seu design.

Novo paradigma

A Manufatura Avançada está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerado a quarta revolução industrial (depois da mecânica, elétrica e digital), o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.

A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre produção, compras e estoques sem interferência humana.

Sobre a Expomafe

Uma iniciativa da Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Expomafe vai apresentar as últimas novidades em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, estampagem de precisão, manufatura aditiva, sistemas integrados e multitarefa, metrologia, medição e controle de qualidade, ferramentas manuais e de corte, equipamentos hidráulicos, pneumáticos, bombas e compressores, para movimentação e armazenagem, soldagem, manufatura aditiva, prototipagem, impressoras 3D e muitos outros.

Realizadores Expomafe

A Abimaq - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a Abimaq tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9000 funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 230 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design, entre outros, perfazendo um total de 23 feiras setoriais. http://www.informaexhibitions.com.br/

Serviço

Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial
Data: 9 a 13 de maio de 2017
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: Abimaq - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.expomafe.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
29/05/2017
» Mobil Delvac apresenta seus lubrificantes no Bahia Farm Show 2017
29/05/2017
» Copra participa do XXX Congresso de Prática Ortomolecular
29/05/2017
» Congresso discute o uso de tecnologias aplicadas ao reconhecimento da diversidade escolar e a desmistificação da inclusão
29/05/2017
» Instituto das Cidades Inteligentes apresenta soluções no congresso Smart City
29/05/2017
» Shell Open Air, o maior cinema ao ar livre do mundo, retorna ao Rio de Janeiro e anuncia programação de filmes
mais...
  buscar notícias: