Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
19/06/2017
Startups de Brasília rumo à Campus Party

Quatro empresas brasilienses fazem ajustes finais para maior evento de empreendedorismo e tecnologia do Centro-Oeste

Hackathon. Essa palavra incomum dá o nome à útima atividade de preparação das startups na primeira edição do programa StartBSB-Agro, realizado pelo Sebrae no DF em parceria com a Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps) e com o apoio da Emater-DF. Entre os dias 16 de maio a 17 de junho, durante a AgroBrasília, startups na área de agronegócios passaram pelo programa de pré-aceleração, com vistas a participar do evento que promete agitar a capital federal: a Campus Party.

Nos dias 3 e 4 de maio (sábado e domingo), profissionais de quatro startups, selecionadas no programa de pré-aceleração StartBSB-Agro reuniram-se no Sebrae da 515 Norte para o Hackathon, nome dado a maratonas de desenvolvimento para o aprendizado tecnológico. Durante os dois dias, consultores especialistas em TI e em agronegócios, sob a orientação da Embrapa, desenvolveram e testaram os protótipos que serão apresentados para os investidores interessados em depositar recursos financeiros em empresas e projetos de startups para o agronegócio.

A execução do projeto StartBSB-Agro está a cargo da Unidade de Atendimento Coletivo de Serviço (UACS), com o apoio da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios (UAGRO). Segundo a gerente da UACS, Aparecida Vieira Lima, o objetivo do projeto é promover a aproximação entre startups e outros setores, visando contribuir para a criação de soluções tanto para os consumidores finais quanto para as empresas.

O diretor de Educação da Asteps, André Luís Eloy, definiu a o StartBSB-Agro como um programa educacional criado para fortalecer o ambiente brasiliense de startups. Segundo ele, em 2017, na busca por identificar campos férteis para inovação em Brasília, optou-se pelo Agtech (tecnologias aplicadas à agricultura e à pecuária), devido à proximidade que o DF tem dos grandes produtores agrícolas e também à forte atuação da Emater. A partir disso, a estratégia foi divulgar o projeto em locais que fomentam o empreendedorismo na capital, como universidades e centros de pesquisa, aproveitando a realização da Agrobrasília.

Para a consultora Cristiane Pereira, o StartBSB-Agro é uma oportunidade para que startups desenvolvam competências, aprimorem um mindset de inovação e criem protótipos que ofereçam soluções para as demandas reais de negócios do campo. Segundo Cristiane, é importante empoderar a comunidade empreendedora por meio de projetos que a aproximem de potenciais parceiros do mercado.

A proposta do Hackathon, segundo Aparecida Vieira Lima, será estendida a outros segmentos, como, por exemplo, os minimercados. “As empresas de startup têm um grande potencial para oferecer soluções inovadoras, trazendo maior produtividade e competitividade para as cadeias produtivas, e a função do Sebrae é fazer com que isso aconteça”, disse a gerente.


Fonte: Sebrae-DF
 


Últimas Notícias 
27/06/3027
» Tetra Pak discute inovação e tendências de consumo no Fórum Fispal de Tecnologia
27/06/3027
» Mackenzie apresenta amanhã (27) case no Brazilian Retail Week
27/06/3027
» Rio de Janeiro recebe em julho Feira do Conhecimento Técnico e Gestão
27/06/3027
» Votorantim Cimentos participa do 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
27/06/3027
» Embrapa Agroenergia promove evento para debater o mercado e as pesquisas com biotecnologia industrial
mais...
  buscar notícias: