Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
14/07/2017
Expô abre portões para crianças e idosos de programas assistenciais

Ao todo, 1,7 mil pessoas foram recebidas

Os portões do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado foram abertos na manhã de terça-feira (11) para recepcionar 1,3 mil crianças e 400 idosos atendidos por programas assistenciais ou integrantes de entidades da região. Eles formam o público-alvo da Expô Solidária, iniciativa da Rural Eventos, uma das responsáveis pela organização da feira. Em muitos casos, a ação é a única oportunidades que esses visitantes têm de aproveitar as atrações da Exposição Agropecuária de Araçatuba. Ao todo, 1,7 mil pessoas foram recebidas este ano, 250 a mais que as 1.450 favorecidas pela Expô Solidária em 2016.

Laura Bianca Leone do Nascimento, de 9 anos, participante do projeto social João Arlindo, conta que se não fosse o passeio solidário não teria visitado a feira este ano, pois sua família não teria condições de arcar com os ingressos. "Eu fiquei muito, muito, muito, muito ansiosa para vir. Para mim é uma alegria total estar aqui", conta. Junto com outras 100 crianças da mesma entidade socioeducativa, Laura passou a manhã no parque de diversão. Sons de gritaria e risos ocupavam o espaço no horário, enquanto as crianças formavam filas na frente de brinquedos como o carrossel, o trem-fantasma e a roda-gigante.

A montanha-russa foi a atração favorita de Laura, como ela mesma destaca. "Foi muito divertido. Ainda mais por estar aqui com meus amigos. Sozinha não seria tão legal." Jamilly Vieira Pichutti, 8, integrante do projeto Arca (Associação Reinserção Social Crianças Adolescente), também diz que se sentiu mais feliz por passear pela Expô 2017 na companhia de colegas do que ficaria se estivesse sem as outras crianças. "É muito legal, a gente faz bastante coisa diferente aqui. É muito bom quando não dá para o pai trazer."

Conforme a educadora Nayara Alcântara Yokoo, para grande parte das 75 crianças da associação que foram ao recinto a Expô Solidária é a única chance. "Viemos com ônibus lotados. As crianças ficam eufóricas."

Impacto

O psicólogo José Aparecido Adão, parte da equipe do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Etemp explica que o passeio pela Expô permite aos idosos um contato com a natureza e formas de entretenimento diferentes do seu dia a dia, o que tem impacto positivo até na saúde deles. "E é melhor ainda que conseguimos trazê-los durante a dia, pois eles aproveitam melhor. À noite seria muito tumultuado."

A mineira Clemência Alves de Brito, 88 anos, lembra que se mudou para Araçatuba aos 15 anos e que frequentou a Expô logo nas primeiras edições do evento. "Depois disso passei anos sem vir." Ela já visitou o recinto durante o dia com a Expô Solidária anteriormente. "Gosto de tudo por aqui. Só não ando nos brinquedos porque fico com medo de cair", brinca. Cleuza Russi dos Santos, 64, também atendida pelo Cras do Etemp, conta que na segunda-feira recebeu a notícia de que ela e os outros integrantes do centro estavam convidados para a Expô. "Fiquei muito feliz. É um passeio adorado. Ajuda a sair de casa e distrair a cabeça." De acordo com ela, sem a Expô Solidária teria dificuldades para ir até o recinto, pois não tem carro.

As crianças que visitaram a feira receberam um cachorro-quente e um copo de refrigerante. Aos idosos foi servido um almoço com arroz, frango, polenta e sorvete como sobremesa.

Arrecadação

A presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do Araçatuba, Deomerce Damasceno, conta que é uma satisfação ver as reações das crianças e dos idosos que participaram da ação. "O coração da gente fica muito leve."

Além das visitas durante a manhã, a Expô Solidária é marcada pela troca de um quilo de alimento por um ingresso para quem for ao recinto durante a noite. Os alimentos são doados à Secretaria Municipal de Ação Social e beneficiam em torno de 13 entidades assistenciais, conforme a Rural Eventos. Segundo os organizadores, a arrecadação média registrada nos últimos anos da Expô Solidária é de dez toneladas por evento.


Fonte: Folha da Região
 


Últimas Notícias 
25/09/2017
» Movelsul Brasil: edição de 2018 reforça o design como diferencial competitivo
25/09/2017
» UBM Brazil e Abralog anunciam parceria
25/09/2017
» #BGS10: Ingressos para edição histórica da Brasil Game Show estão se esgotando
25/09/2017
» Foz do Iguaçu, no Paraná, recebe em 2018 o maior evento de águas termais do mundo
25/09/2017
» MTur faz visita técnica às obras do Centro de Convenções de Teresina
mais...
  buscar notícias: