Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
14/08/2017
NT Expo: setor de transporte de passageiros sobre trilhos investe na manutenção e modernização

Encontro promovido pela ANPTrilhos e NT Expo ratifica tendência da indústria por demanda em aprimoramento tecnológico e operacional
Em novembro, São Paulo recebe o maior evento do setor na América Latina para discutir inovações e tendências dos segmentos de transporte de cargas e passageiros


O setor metroferroviário brasileiro tem sofrido com as consequências da recessão econômica que assola o País. A aposta das operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos para enfrentar este cenário é o investimento em manutenção e modernização, tanto de infraestrutura quanto de equipamento. A tendência foi discutida no encontro de negócios entre operadores e a cadeia de fornecedores de equipamentos e serviços promovido pela ANPTrilhos e a NT Expo, na semana passada em São Paulo. O evento antecipou a rodada de negócios, que ocorrerá na NT Expo - 20ª Negócios nos Trilhos, a ser realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, no Expo Center Norte.

De acordo com os representantes das operadoras do transporte metroferroviário nacional -- entre elas o Metrô SP, CPTM, ViaQuatro, Supervia e MetrôRio, CCR Metrô e Metrô DF --, existe uma oferta importante de novas oportunidades de negócios orientados para manutenção e modernização do sistema como um todo, o que pode retomar a dinâmica comercial da indústria nacional. "O ganho em eficiência e a qualificação do serviço oferecido são os benefícios resultantes da ação. O crescimento do setor está intrinsecamente ligado a esse aprimoramento", afirmou o presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Fortes Flores. “Todas as operações metroferroviárias dependem de uma cultura de manutenção que as indústrias brasileira e latino-americana são capazes de atender”.

Presente ao evento, o presidente da ViaQuatro e diretor Institucional e de Sustentabilidade da ANPTrilhos, Harald Zwetkoff, salientou que: “existe muita oportunidade de crescimento, de modernização, no que tange a inovação em sistemas de automação operacional, dos sistemas de gestão da informação, interoperabilidade, integração de sistemas de bilhetagem, cibersecurity, ganhos de eficiência operacional e energética com equipamentos mais modernos”, explica.

Fontes de negócios - A Trensurb, responsável pelas linhas de trens urbanos no eixo norte da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é um dos exemplos de operadoras que já estão trabalhando com foco no investimento em aprimoramento. O objetivo, além do ganho em eficiência na administração, é a diminuição dos gastos com energia. “Estamos modernizando as estações, com geração de energia fotovoltaica e promovendo mudanças no sistema de sinalização e a troca de lubrificantes para evitar degradar o meio ambiente. Todos os investimentos estão orientados à manutenção e aprimoramento dos sistemas operacionais vigentes para ganhar eficiência”, explica o diretor da ANPTrilhos e assessor da presidência da Trensurb, José Claudio Sicco.

Em São Paulo não é diferente, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está com licitação aberta para manutenção de trens e de via. Segundo o diretor-presidente da operadora, Paulo Magalhães Bento Gonçalves, a licitação de manutenção de via deve ocorrer em março de 2018.

Outra operadora que pretende investir em modernização é a SuperVia, responsável pelas linhas de trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro. O diretor operacional, João Gouveia Ferrão Neto, explica que a recessão afetou o equilíbrio da operadora, o que ocasionou a retração nos projetos de renovação da frota e de infraestrutura e modernização das subestações e sinalização. No entanto, “equacionando a questão da recuperação da demanda, os projetos de investimento de manutenção e modernização serão retomados”.

Com uma das maiores malhas metroferroviárias do País, o Estado de São Paulo, apesar da recessão econômica, possui um panorama positivo, dadas as previsões de investimento e entregas de obras. Os empreendimentos em andamento das linhas do Metrô somam mais de 35 bilhões em aportes. O resultado, segundo o diretor de planejamento da ANPTrilhos e chefe do núcleo de cooperação técnica do Metrô de São Paulo, Conrado Grava de Souza, são “oportunidades para a cadeia de prestadores de serviços e equipamento de sistemas de energia e obras complementares de viadutos e de conclusão de linha, com licitações que devem acontecer ainda este ano”.

Rodada de negócios - A reunião de operadores do setor de transporte de passageiros sobre trilhos antecipou a Rodada de Negócios, promovida para incentivar a interação entre as empresas da cadeia e otimizar a realização de negócios entre os expositores da NT Expo. “Este encontro é uma forma de antecipar a demanda do segmento de passageiros. Mostra a força e união do nosso setor e serve para fortalecer os laços de negócios”, ressalta o diretor da NT Expo, Renan Joel.

O NT Expo - 20ª Negócios nos Trilhos agrega toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. “A NT serve para evidenciar a importância da adoção de um modal de alta capacidade no transporte urbano. É um evento tradicional e o maior que temos aqui para organizar uma rodada de negócios. É claro que o momento de hoje é difícil, mas temos que estar preparados para quando o momento virar”, afirma o presidente da ANPTrilhos, Joubert Fortes Flores.

Entre as marcas que participam do evento este ano estão fornecedores nacionais e internacionais especializados em bilhetagem, construção e infraestrutura, eletrificação, gerenciamento de sistemas, operadoras de cargas e passageiros, manutenção, metalurgia e usinagem, sinalização, dormentes, peças e componentes, interiores e telecomunicações.

Serviço

NT Expo - 20ª Negócios nos Trilhos
Data: 7, 8 e 9 de novembro.
Horário: 13 às 20h.
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Vermelho.
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo.

Sobre a NT Expo – 20ª Negócios nos Trilhos 2017

Principal encontro de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne os mais renomados fornecedores, formadores de opinião e players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2016, a NT Expo reuniu cerca de 100 marcas e atraiu por volta de 5.000 profissionais do setor. Em 2017, o evento acontece de 07 a 09 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil

A UBM é líder global em mídia de negócios e segunda maior organizadora de eventos no mundo, com expertise reconhecida em promover e incentivar o networking e os negócios entre empresas dos mais diversos segmentos de atuação. Fundada em 1918 e com sede em Londres, está presente em 20 países, nos cinco continentes, com 5.500 funcionários e 160 escritórios, atuando em dezenas de setores que vão da alta tecnologia à moda e ao setor de saúde. No país desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. Conecta profissionais dos diversos segmentos da indústria, tais como Construção Civil, Transporte de Carga, Logística e Comércio Internacional, Portos, Terminais e Armazéns, Tecnologia e Eletrônica, Indústria Médica e Farmacêutica, Ingredientes Alimentícios, Indústria Metroferroviária e Indústria Naval.

Mais: www.ubmbrazil.com.br e www.ubm.com


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
23/01/2018
» 2ª edição do Biomass Day ganha dois dias a mais e expande agenda de discussões sobre geração de energia
23/01/2018
» Abimad 2018 traz novidades ao São Paulo Expo
23/01/2018
» Smart City Expo Curitiba abre inscrições e define programação
23/01/2018
» Première Vision NY: três marcas do Texbrasil participam da edição de primavera/verão
23/01/2018
» Campus Party 2018 acontece no Anhembi
mais...
  buscar notícias:
 
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais