Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
14/11/2017
Edições Sesc São Paulo participam da 5ª FlinkSampa com atividades voltadas para a cultura negra no Brasil

No evento realizado durante a Semana da Consciência Negra, editora promove oficina e curso ligados aos lançamentos ‘Abecedário de personagens do folclore brasileiro’ e ‘Arte africana’. Programação conta também com a presença do projeto BiblioSesc

Entre 16 e 18 de novembro, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras realizam em São Paulo a 5ª edição da FlinkSampa - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, um dos mais representativos eventos voltados para a cultura negra no Brasil. As Edições Sesc São Paulo marcam presença por meio de oficina com Januária Cristina Alves, autora do livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro, e do minicurso Arte africana, com as historiadoras Juliana Bevilacqua e Marina de Mello e Souza.

No dia 16 de novembro, às 15h, Januária Cristina Alves ministra para professores e alunos uma oficina relacionada ao conteúdo do livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro, uma coedição das Edições Sesc São Paulo e FTD Educação. A obra reúne 141 personagens significativas e recorrentes do nosso folclore, com um recorte que busca contemplar a diversidade de origens – indígena, africana, europeia e oriental – como elemento constituinte da cultura brasileira. São humanos, bichos e seres fantásticos, que convivem e se misturam nas histórias populares. Cada personagem é apresentada em forma de verbete ilustrado, que descreve suas características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece. O texto ainda faz a relação cultural e literária com outras fontes da bibliografia, e as ilustrações assinadas por Cezar Berje ressaltam os traços físicos e de caráter ou mostram determinada situação da aventura folclórica do ser mítico.

Já o minicurso de arte africana realizado pelas historiadoras Juliana Bevilacqua e Marina de Mello e Souza acontece no dia 17 de novembro, às 14h30, e tem como base o livro Arte africana (Edições Sesc São Paulo/Imprensa Oficial), de Frank Willett, considerado pela crítica especializada mundial o autor da melhor introdução geral à arte africana. Desde o seu lançamento em 1971, o livro vem sendo revisto e aprimorado em sucessivas edições publicadas por editoras da Europa e Estados Unidos. Em 2017, pela primeira vez, as Edições Sesc São Paulo e a Imprensa Oficial lançam uma edição em língua portuguesa, a partir da última revisão do autor. A publicação incorpora ainda suas pesquisas mais recentes, assim como novas ilustrações acompanhadas de extensas referências bibliográficas.

O Sesc São Paulo também participa da FlinkSampa por meio do BiblioSesc, projeto de incentivo à leitura que oferece gratuitamente o empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas. A iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, presente em todo o país, permite que clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais cheguem às mãos de leitores de todas as idades e façam parte da maior rede de bibliotecas móveis do Brasil. O Sesc São Paulo conta com seis bibliotecas volantes em atividade, localizadas em Campo Limpo, Interlagos, Itaquera, Osasco, Santana e São Caetano, que atendem a diversos bairros em suas regiões. Na FlinkSampa, além do empréstimo de livros, o BiblioSesc oferece uma programação especial de contações de histórias e intervenções.

Sobre a FlinkSampa

Organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural), a FlinkSampa se propõe a oferecer o acesso ao livro e à leitura com uma intensa programação cultural totalmente gratuita. Inspirado no modelo dos grandes festivais nacionais e mundiais do livro, o evento conta com uma programação rica e diversificada, com a presença de escritores nacionais e internacionais nos debates literários, atividades para crianças na Flinkinha, palestras para jovens empreendedores, além de debates sobre empoderamento e beleza para meninas, jovens e jovens negras. A edição de 2017 acontece de 16 a 18 de novembro e tem como patrono o escritor Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus”, obra adaptada para o cinema que recebeu quatro indicações ao Oscar.

Durante três dias, serão realizados lançamentos e vendas de livros e produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais para professores e estudantes de todas as idades. A programação inclui ainda o Seminário Internacional Ética e Estética – Educação Inclusiva no Século 21, voltado para educadores e estudantes, concursos para escritores e jovens estudantes, como o Festival de Curtas-metragens Afrominuto, o Prêmio Jovem Negro de Literatura e o Prêmio FlinkSampa de Literatura, em parceria com o Sesi-SP, e a 15ª edição do Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, que este ano homenageia a atriz e cantora Zezé Motta e o quadrinista Mauricio de Sousa, entre outros destaques do mundo da cultura.

Serviço

Edições Sesc São Paulo na FlinkSampa
Faculdade Zumbi dos Palmares
Avenida Santos Dumont, 843 – Armênia (São Paulo, SP)
Entrada gratuita.

Oficina com Januária Cristina Alves, autora do livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro
Data: 16 de novembro de 2017 (quinta-feira), às 15h

Minicurso Arte africana com as historiadoras Juliana Bevilacqua e Marina de Mello e Souza
Data: 17 de novembro de 2017 (sexta-feira), às 14h30

Sobre as Edições Sesc São Paulo

Pautada pelo conceito de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento. Em diálogo com a programação do Sesc, apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Além dos títulos impressos, que estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal do Sesc e nas livrarias físicas e virtuais em geral, as Edições Sesc vêm convertendo seu catálogo em e-book, que podem ser adquiridos em lojas virtuais como Livraria Cultura, Livraria Saraiva e Amazon e em aplicativos do Brasil e do mundo como Google Play e Apple Store.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
23/01/2018
» 2ª edição do Biomass Day ganha dois dias a mais e expande agenda de discussões sobre geração de energia
23/01/2018
» Abimad 2018 traz novidades ao São Paulo Expo
23/01/2018
» Smart City Expo Curitiba abre inscrições e define programação
23/01/2018
» Première Vision NY: três marcas do Texbrasil participam da edição de primavera/verão
23/01/2018
» Campus Party 2018 acontece no Anhembi
mais...
  buscar notícias:
 
 
Feiras 2019, Feiras 2018, Feiras 2017, Feiras Industriais, Feiras do Brasil, Feiras e Eventos, Feiras e Congressos, Feiras no Brasil, Feiras Brasil, Calendário de Feiras, Calendário Feiras do Brasil, Feiras, Feiras 2019 SP, Feiras 2019 São Paulo, Feiras 2018 SP, Feiras 2018 São Paulo, Eventos SP, Eventos São Paulo, Feiras Anhembi, Feiras Expo Center Norte, São Paulo Expo, Calendário 2019, Calendário 2018, Calendário 2017, Eventos 2019, Eventos 2018, Eventos 2017, Congressos 2019, Congressos 2018, Congressos 2017, Turismo de Negócios, Agenda de Eventos, Agenda de Feiras, Agenda de Exposições, Exposição Agropecuária, Eventos Empresariais, Expo 2019, Expo 2018, Expo 2017, Expo Center Norte, Anhembi Parque, Transamérica Expo Center, Riocentro, Centro de Eventos Pro Magno, Bienal do Ibirapuera, Centro de Convenções Frei Caneca, NFeiras, feiras 2019 brasil, feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras 2019, calendário brasileiro de exposições e feiras 2018, feiras 2019 sp, feiras 2018 sp, calendario de feiras em sp 2019, calendario de feiras 2019, calendário de feiras e eventos 2019, calendario de feiras 2019 brasil, calendario de feiras em sp 2018, calendario de feiras 2018, calendário de feiras e eventos 2018, calendario de feiras 2018 brasil, calendário brasileiro de exposições e feiras, Feiras em 2019, Principais feiras realizadas em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Feiras em 2018, Principais feiras realizadas em 2018, Acesse as feiras que se realizam em 2019, Acesse as feiras que se realizam em 2018, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, Exposições e Feiras, Expofeiras, Sistema de Gerenciamento de Exposições e Feiras, Eventos & Feiras, Feiras & Negócios, Feiras & Congressos, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2019, Calendário das Principais Feiras de Negócios do Brasil 2018, Calendário de Eventos, Sistema de Exposições e Feiras, Feiras em Brasil. Calendário de feiras em Brasil, Calendário de Feiras SP 2019, Calendário de Feiras SP 2018, Calendário Brasileiro de Feiras e Eventos, feiras e eventos empresariais, feiras de negócios e eventos empresariais