Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
14/11/2017
Edições Sesc São Paulo participam da 5ª FlinkSampa com atividades voltadas para a cultura negra no Brasil

No evento realizado durante a Semana da Consciência Negra, editora promove oficina e curso ligados aos lançamentos ‘Abecedário de personagens do folclore brasileiro’ e ‘Arte africana’. Programação conta também com a presença do projeto BiblioSesc

Entre 16 e 18 de novembro, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a ONG Afrobras realizam em São Paulo a 5ª edição da FlinkSampa - Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, um dos mais representativos eventos voltados para a cultura negra no Brasil. As Edições Sesc São Paulo marcam presença por meio de oficina com Januária Cristina Alves, autora do livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro, e do minicurso Arte africana, com as historiadoras Juliana Bevilacqua e Marina de Mello e Souza.

No dia 16 de novembro, às 15h, Januária Cristina Alves ministra para professores e alunos uma oficina relacionada ao conteúdo do livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro, uma coedição das Edições Sesc São Paulo e FTD Educação. A obra reúne 141 personagens significativas e recorrentes do nosso folclore, com um recorte que busca contemplar a diversidade de origens – indígena, africana, europeia e oriental – como elemento constituinte da cultura brasileira. São humanos, bichos e seres fantásticos, que convivem e se misturam nas histórias populares. Cada personagem é apresentada em forma de verbete ilustrado, que descreve suas características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece. O texto ainda faz a relação cultural e literária com outras fontes da bibliografia, e as ilustrações assinadas por Cezar Berje ressaltam os traços físicos e de caráter ou mostram determinada situação da aventura folclórica do ser mítico.

Já o minicurso de arte africana realizado pelas historiadoras Juliana Bevilacqua e Marina de Mello e Souza acontece no dia 17 de novembro, às 14h30, e tem como base o livro Arte africana (Edições Sesc São Paulo/Imprensa Oficial), de Frank Willett, considerado pela crítica especializada mundial o autor da melhor introdução geral à arte africana. Desde o seu lançamento em 1971, o livro vem sendo revisto e aprimorado em sucessivas edições publicadas por editoras da Europa e Estados Unidos. Em 2017, pela primeira vez, as Edições Sesc São Paulo e a Imprensa Oficial lançam uma edição em língua portuguesa, a partir da última revisão do autor. A publicação incorpora ainda suas pesquisas mais recentes, assim como novas ilustrações acompanhadas de extensas referências bibliográficas.

O Sesc São Paulo também participa da FlinkSampa por meio do BiblioSesc, projeto de incentivo à leitura que oferece gratuitamente o empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas. A iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, presente em todo o país, permite que clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais cheguem às mãos de leitores de todas as idades e façam parte da maior rede de bibliotecas móveis do Brasil. O Sesc São Paulo conta com seis bibliotecas volantes em atividade, localizadas em Campo Limpo, Interlagos, Itaquera, Osasco, Santana e São Caetano, que atendem a diversos bairros em suas regiões. Na FlinkSampa, além do empréstimo de livros, o BiblioSesc oferece uma programação especial de contações de histórias e intervenções.

Sobre a FlinkSampa

Organizada pela Faculdade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural), a FlinkSampa se propõe a oferecer o acesso ao livro e à leitura com uma intensa programação cultural totalmente gratuita. Inspirado no modelo dos grandes festivais nacionais e mundiais do livro, o evento conta com uma programação rica e diversificada, com a presença de escritores nacionais e internacionais nos debates literários, atividades para crianças na Flinkinha, palestras para jovens empreendedores, além de debates sobre empoderamento e beleza para meninas, jovens e jovens negras. A edição de 2017 acontece de 16 a 18 de novembro e tem como patrono o escritor Paulo Lins, autor de “Cidade de Deus”, obra adaptada para o cinema que recebeu quatro indicações ao Oscar.

Durante três dias, serão realizados lançamentos e vendas de livros e produtos de afro-empreendedores, além de atividades culturais para professores e estudantes de todas as idades. A programação inclui ainda o Seminário Internacional Ética e Estética – Educação Inclusiva no Século 21, voltado para educadores e estudantes, concursos para escritores e jovens estudantes, como o Festival de Curtas-metragens Afrominuto, o Prêmio Jovem Negro de Literatura e o Prêmio FlinkSampa de Literatura, em parceria com o Sesi-SP, e a 15ª edição do Troféu Raça Negra, na Sala São Paulo, que este ano homenageia a atriz e cantora Zezé Motta e o quadrinista Mauricio de Sousa, entre outros destaques do mundo da cultura.

Serviço

Edições Sesc São Paulo na FlinkSampa
Faculdade Zumbi dos Palmares
Avenida Santos Dumont, 843 – Armênia (São Paulo, SP)
Entrada gratuita.

Oficina com Januária Cristina Alves, autora do livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro
Data: 16 de novembro de 2017 (quinta-feira), às 15h

Minicurso Arte africana com as historiadoras Juliana Bevilacqua e Marina de Mello e Souza
Data: 17 de novembro de 2017 (sexta-feira), às 14h30

Sobre as Edições Sesc São Paulo

Pautada pelo conceito de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento. Em diálogo com a programação do Sesc, apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Além dos títulos impressos, que estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal do Sesc e nas livrarias físicas e virtuais em geral, as Edições Sesc vêm convertendo seu catálogo em e-book, que podem ser adquiridos em lojas virtuais como Livraria Cultura, Livraria Saraiva e Amazon e em aplicativos do Brasil e do mundo como Google Play e Apple Store.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
17/11/2017
» Francal 2018 lança projeto inédito e inovador para segmento infantil
17/11/2017
» HIMSS@Hospitalar será apresentado na Medica 2017
17/11/2017
» Empresário bom pagador deve ser reconhecido
17/11/2017
» Apresentação de tendências da feira de luxo Première Vision ocorrerá em Novo Hamburgo
17/11/2017
» São Paulo, Paraná e Santa Catarina recebem Conexão Inspiramais
mais...
  buscar notícias: