Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
14/11/2017
Richard Schwarzwald presidirá o Congresso SAE Brasil 2018

Nome foi anunciado nesta quinta-feira (9) na cerimônia de encerramento do 26º Congresso SAE Brasil, em São Paulo

Richard Christian Schwarzwald, diretor de Qualidade da FCA Fiat Chrysler Automobile para a América Latina, será o próximo presidente do Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade em 2018.

O anúncio foi feito por João Carlos Pimentel, presidente do Congresso 2017 e diretor de Operações de Caminhões da Ford, durante a cerimônia de encerramento do evento, na qual estiveram os presidentes Mauro Correia, da SAE Brasil e do Grupo CAOA, Doug Patton, da SAE International, Marcos Silva, da Nissan, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford, e David Schutt, CEO da SAE International, que participaram do Painel dos Presidentes, o último a ser apresentado no Congresso.

No Painel dos Presidentes os executivos apesentaram a visão de futuro para a mobilidade, em que as palavras conectividade, automação, compartilhamento e eletrificação foram as mais citadas. A certeza de grandes e mudanças em produtos e negócios foi unanimidade.

Doug Patton, presidente da SAE International e Chief Technology Officer da Denso International America, destacou como principais tendências da mobilidade a conectividade, a automação, o compartilhamento e a eletrificação, e disse que há desafios a serem vencidos, entre eles a definição sobre quais seriam os melhores modelos para cada mercado. Entre os desafios Patton ressaltou ainda a segurança em todos os seus aspectos, que, ele defendeu, deve ser priorizada.

Rogélio Golfarb, vice-presidente de Relações Governamentais e Estratégias de Negócios da Ford América do Sul, disse que o maior desafio da indústria é criar modelos de negócio que atendam às novas demandas dos consumidores e garantam retorno aos investimentos. “Vamos continuar a produzir veículos, mas eles serão diferentes daqueles que conhecemos hoje, bem mais conectados e ligados a um sistema operacional de transporte que inclui serviços para que as cidades tenham mais espaços para lazer e todos os tipos de transporte”, afirmou. Golfarb apontou inteligência artificial aplicada aos negócios, “bike sharing”, “smart shuttles” para otimização dos deslocamentos e “digital services” como foco de investimentos da Ford para novos negócios.

Marcos Silva, presidente da Nissan, disse que a visão de futuro da empresa para a mobilidade é um mundo conectado, sem congestionamentos, em que o cidadão pode ir a qualquer parte em qualquer momento, veículos adaptados às necessidades do usuário, além de acidentes e emissões zero. Com esse objetivo a empresa lançou no Japão veículos semiautônomos de propulsão inteligente, tecnologias que a Nissan pretende trazer para o Brasil.

Mauro Correia, presidente do Grupo Caoa, elencou entre as novas tendências globais as fontes renováveis de energia, a Internet como principal acelerador da produtividade e do crescimento das economias, a robótica substituindo a mão de obra humana e a IoT. “O deslocamento do futuro será totalmente diferente do de hoje; o carro será o terceiro espaço de convivência das pessoas, depois da casa e do trabalho”, sentenciou. Na visão da Caoa, no futuro o processo de comercialização será mais virtual e menos presencial, os serviços serão fator de competitividade e de retenção do consumidor.

Balanço – O 26º Congresso SAE Brasildebateu entre os dias 7 e 9 de outubro o tema “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro“. A programação incluiu 17 painéis: três âncoras (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 14 temáticos - Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos.

Dos 151 trabalhos técnicos (papers) aprovados, 116 trabalhos inéditos de autores nacionais e estrangeiros foram apresentados durante os três dias de congresso. O autor do melhor paper na categoria nacional terá a oportunidade de participar do Congresso da SAE Internacional de Detroit, em abril de 2018.

Destaques Tecnológicos – O Comitê de Reconhecimento da SAE Brasil elegeu três destaques entre as 35 empresas que apresentaram na Mostra Tecnológica tecnologias aplicáveis ao mercado brasileiro: Bosch, Chevrolet e Schaeffler.

Prêmio SAE Brasil - Como é tradição todos os anos a SAE Brasil elege uma personalidade que tenha prestado relevantes contribuições para a mobilidade do País. Em 2017 o homenageado foi o engenheiro João Carlos de Souza Meirelles, secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo.

Homenagens – A SAE Brasil homenageou ainda profissionais em 11 áreas de atuação. São eles:

Aeroespacial – Dr.Ozires Silva, ex-presidente e co-fundador da Embraer.

Caminhões e Ônibus - Wagner Fonseca, fundador da Netz Engenharia Automotiva.

Combustíveis e Emissões - Renato Linke, físico do Setor de Homologação de Veículos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Educação de Engenharia – Christian Streck, gerente geral da Honeywell Transportation Systems.

Ferroviário - Marcos Oliveira, presidente e CEO da Iochpe-Maxion.

Inovação Tecnológica – Luiz Antonio Tozi, vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza.

Manufatura – Prof.Dr. José Roberto Ferro, presidente e fundador do Lean Institute Brasil.

Materiais – Alexandre Martins Barros, diretor do Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Superfícies em Belo Horizonte.

Projeto do Produto – William Bertagni, presidente da Pan Asia Technical Automotive Center (Patac) e vice-presidente de Engenharia Automotiva da GM China.

Qualidade – Vicente Falconi, sócio-fundador e presidente do Conselho de Administração da Falconi Consultores de Resultados.

Segurança Veicular – Airton Evangelista, presidente da Takata América do Sul.


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
17/11/2017
» Francal 2018 lança projeto inédito e inovador para segmento infantil
17/11/2017
» HIMSS@Hospitalar será apresentado na Medica 2017
17/11/2017
» Empresário bom pagador deve ser reconhecido
17/11/2017
» Apresentação de tendências da feira de luxo Première Vision ocorrerá em Novo Hamburgo
17/11/2017
» São Paulo, Paraná e Santa Catarina recebem Conexão Inspiramais
mais...
  buscar notícias: