Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
05/12/2017
Confira a retrospectiva do ano da Abeoc Brasil

O ano de 2017 foi de grandes conquistas para a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil). A entidade completou 40 anos de fundação, contribuindo para a profissionalização e qualificação do setor de eventos. “Os 40 anos de história da entidade foram marcados pela vontade das empresas de eventos serem representadas de forma efetiva”, analisa a atual presidente da Abeoc, Ana Cláudia Bitencourt.

Deputado Paulo Pereira da Silva, deputado Orlando Silva, Ana Cláudia Bitencourt (presidente da Abeoc Brasil), Rodrigo Maia (na época o presidente da República em exercício), deputado Áureo Lídio, Fernanda Cury (diretora Regional – Centro-Oeste da Abeoc), Jorge Alencar (vice-presidente de Projetos da Abeoc Brasil) e Carlos Rogério Coelho (vice-presidente de Relações Internacionais da Abeoc Brasil) durante encontro em Brasília realizado no mês de setembro

Dia Nacional do Profissional de Eventos

O dia 22 de novembro foi dia de uma grande conquista para os profissionais do setor de eventos brasileiro. Foi aprovado na última comissão da Câmara dos Deputados o projeto que cria o Dia Nacional do Profissional de Eventos, a ser comemorado em 30 de abril. Desde o seu início, a Abeoc foi uma grande motivadora deste projeto, com envolvimento de outras entidades e articulação política. Agora o Projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para o Senado Federal.

A data de 30 de abril foi escolhida por ser o dia do nascimento de Caio de Alcântara Machado, o criador das feiras industriais de negócios no Brasil. A instituição do Dia Nacional do Profissional de Eventos foi uma iniciativa da Academia Brasileira de Eventos com o apoio das entidades do ForEventos (Fórum do Setor de Eventos), do qual a Abeoc Brasil é uma das fundadoras. A celebração a já faz parte do calendário oficial no Estado de São Paulo, através da Lei 14.998.

Demandas do setor de eventos na Câmara dos Deputados

As demandas do setor vem sido apresentadas durante todo o ano, com a participação da presidente da Abeoc em diversas sessões em Brasília para defender as causas pertinentes, dentre elas:

Alteração da Lei 11.771 – Lei Geral do Turismo

Está em tramitação o Projeto de Lei 7413/2017 que altera diversas disposições da Lei Geral do Turismo, de autoria do Poder Executivo, que teve por base um levantamento inicial de propostas formulado por diversas entidades do Setor, sob a coordenação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo Confederação Nacional do Comércio (CNC). A Abeoc Brasil foi uma das entidades participantes, tendo tido assento, inclusive, na Comissão que elaborou o texto final apresentado ao Ministério do Turismo.

Tributação no Mercado de Eventos

As empresas organizadoras de eventos atuam, via de regra, como prestadores de serviços terceirizados, visando a promoção e a realização de um determinado evento. Desta forma, por essência, as empresas organizadoras de eventos atuam como uma prestadora de serviço intelectual, otimizando serviços terceirizados de montagem, de apresentação, de logística, dentre outros. Ou seja, atuam como uma intermediária entre um cliente adquirente de um serviço de organização de eventos, e entre um fornecedor de serviços que está disperso no mercado.

Flexibilização da CLT e seu impacto no Turismo

A reforma trabalhista aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, através da lei 13.467, trouxe ganhos relevantes ao setor do turismo. Cite-se o conceito de que “o negociado prevalece sobre o legislado”, indicando que a “convenção coletiva e o acordo coletivo de trabalho tem prevalência sobre a lei quando, entre outras matérias, dispuserem sobre jornada de trabalho, banco de horas anual, plano de cargos, salários, teletrabalho, regime de sobreaviso e trabalho intermitente, remuneração por produtividade, troca do dia de feriado e participação nos lucros e resultados da empresa”.

Alteração da Lei 8666: Técnica e Preço nas contratações de Empresas de Eventos

O Deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) é o autor do Projeto de Lei 7943/2017, que estabelece normas gerais para licitação e contratação pela administração pública direta e indireta de serviços de organização de eventos por intermédio de empresas classificadas como organizadoras de eventos. (Estatuto de Contratação de Eventos). O projeto ingressou na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e, após a apreciação nesta Comissão, será remetido à Comissão de Finanças e Tributação e por último à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Trata-se de Projeto sujeito à apreciação conclusiva por parte das Comissões, ou seja, não tem a necessidade de votação final em Plenário.

Participação no Festuris 2017

A Abeoc Brasil participou do Festuris Gramado (Feira Internacional de Turismo) com a realização pelo quinto ano consecutivo do Espaço Mice, focado em expositores e atividades de capacitação relacionadas ao mercado Mice (Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibitions).

No Seminário Mice Corporativo, a presidente da Abeoc Brasil, Ana Cláudia Bitencourt ministrou a palestra “Eventos – uma indústria do futuro”. A diretora da Abeoc Rio de Janeiro, Adriana Corrêa Homem de Carvalho, também palestrou no evento, falando sobre “Uma Troca de Experiências sobre o Mercado Mice x profissionalização”.

Segundo levantamento do impacto econômico realizado pela Universidade de Caxias do Sul, a Feira teve um impacto econômico de 280 milhões em negócios iniciados e que devem ser concretizados a partir os contatos feitos entre expositores e compradores em Gramado. Foram mais de 2 mil marcas do Brasil e de 60 destinos participantes.

15 líderes mais influentes do turismo de eventos da América Latina

A conceituada revista Latinamerica Meetings reconheceu e homenageou “Os 15 líderes mais influentes da indústria de turismo de eventos de 2017” da América Latina. Na lista, está a presidente da Abeoc Brasil, Ana Cláudia Bitencourt.

A homenagem ocorreu no dia 10 de julho durante o World Meetings Forum, na cidade do México, e levou em consideração os seguintes critérios: liderança; conhecimento do assunto; participação ativa no segmento de reuniões e experiência nas reuniões da indústria do turismo.

Maior delegação na Cocal 2017

A Abeoc Brasil participou do 34º Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (Cocal 2017), realizado em Punta del Este (Uruguai), e fez do Brasil o país com a maior delegação. No total foram 22 participantes brasileiros, entre membros da diretoria e associados. O congresso abordou conteúdos relevantes da área de Turismo e Eventos, além de ter gerado muito networking entre os profissionais da área.

Eventos Brasil 2017

O 27º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil aconteceu de 31 de agosto a 2 de setembro, no Rio de Janeiro, e teve como tema “O Futuro dos Eventos”. No total, 788 pessoas participaram do evento que con


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
15/12/2017
» 40 Graus mobiliza o setor calçadista ainda no primeiro trimestre de 2018
15/12/2017
» Definidas as agroindústrias para a 18ª Expoagro Afubra
15/12/2017
» Sexta-feira (15) é o último dia para o credenciamento de agências que vão receber chineses
15/12/2017
» Missão comercial para o Reino Unido aproxima players britânicos e brasileiros
15/12/2017
» Festival Geek reúne dubladores e youtubers até domingo em Brasília
mais...
  buscar notícias: