Atenção:

Para navegar no site habilite o "JavaScript" em seu navegador (browser) de internet!
 
 
 
Destaques
 
Notícias Online
 
  buscar notícias:
 
05/12/2017
Ao apresentar novas soluções em iluminação, Expolux abre debate sobre acessibilidade

No dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional de Pessoas com Deficiência. Estabelecida pela ONU, a data foi criada com a ideia de gerar e elevar discussões sobre as dificuldades dessas pessoas, seus direitos e necessidades. Segundo dados do IBGE, 23,9% da população do país têm algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora, mental ou intelectual). Dentro disto, a deficiência visual foi a que apresentou maior ocorrência, afetando 18,6% em diferentes grupos de idade. Neste viés, pouco se fala sobre a correta iluminação dos ambientes como atenuantes da inclusão destas pessoas com deficiência.

Há uma notória dificuldade em projetar um sistema de iluminação capaz de atender as mais diferentes demandas em um mesmo ambiente interno. Em muitos casos, tais projetos se baseiam pelo design e pela arquitetura, levando em consideração sistemas inteligentes de automação, mas não levando em consideração as dificuldades que pessoas com deficiência visual ou baixa visão (pessoas privadas, em parte ou totalmente, da capacidade de ver) possuem. Durante a Expolux, principal feira de iluminação da América Latina, o mercado poderá acompanhar essas discussões, além das principais novidades, assuntos e tendências em busca de atualização profissional, novos negócios e aperfeiçoamento de serviços e produtos.

Muitas pessoas com baixa visão costumam ter dificuldades em realizar tarefas simples do cotidiano, como reconhecer rostos, ler frascos de produtos, subir e descer escadas entre outras. Nestes casos, ambientes internos precisam ter além da acessibilidade, um ambiente que ofereça conforto e segurança através do controle do brilho excessivo, iluminação escassa, baixo contraste, entre outros. Por isso o mercado da iluminação, seja empresas de produtos aos lighting designers e arquitetos, precisa estar atento às novas soluções que possam diminuir as limitações físicas ou cognitivas, criando um ambiente mais interativo para a população.

“A iluminação também tem esse poder de criar um ambiente democrático e acessível. Sabemos dessa necessidade no mercado da iluminação e durante a Expolux, mais de 300 expositores oferecem o que há de mais novo para diferentes soluções, como sensores de movimento e temporizadores, interruptores e dimmers para controlar a quantidade de luz, sistemas de regulagem, luminárias e lâmpadas”, conta Gustavo Binardi, Diretor da feira.

Marcando presença pela primeira vez na feira, o grupo espanhol Prilux, que também atua no Brasil, deixou de ser uma loja para se tornar fabricante e comerciante tendo, em sua cartela de produtos de iluminação, muitos que podem figurar em projetos luminotécnicos pensados para pessoas de baixa visão. Para o gerente de vendas Álvaro Pastene, o mercado da iluminação é competitivo e daí a importância em apresentar novas tecnologias: “A feira alavanca oportunidades que vão muito além da concretização de negócios imediatos. Com novidades e nova tecnologia, pretendemos apresentar soluções seja para casa ou mesmo Smart Cities”, conta.

Com a ideia de fomentar o crescimento de novas informações de mercado e estimular os empresários na realização de novas parcerias de acordo com suas demandas, a Expolux 2018 contará também com uma programação especial: Premium Club Plus, Clube de Compradores e os Encontros de Negócios - ferramentas para aproximar fornecedores dos principais compradores nacionais e internacionais. Já temas ligados à decoração/design e técnicos farão parte do SIMPOLED – simpósio organizado pela ABILUX -, onde as Arenas do Conhecimento contarão com palestras, workshops, debates e apresentações.

Com expectativa de receber mais de 25 mil visitantes, o evento estará em uma área de 36 mil m², contemplando 14 setores da iluminação.

Serviço

16ª edição Expolux – Feira Internacional da Iluminação
Quando: entre 24 e 27 de abril de 2018
Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP
Site: www.expolux.com.br


Fonte: Assessoria de Imprensa
 


Últimas Notícias 
15/12/2017
» 40 Graus mobiliza o setor calçadista ainda no primeiro trimestre de 2018
15/12/2017
» Definidas as agroindústrias para a 18ª Expoagro Afubra
15/12/2017
» Sexta-feira (15) é o último dia para o credenciamento de agências que vão receber chineses
15/12/2017
» Missão comercial para o Reino Unido aproxima players britânicos e brasileiros
15/12/2017
» Festival Geek reúne dubladores e youtubers até domingo em Brasília
mais...
  buscar notícias: