Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil: a mais completa e atualizada informação sobre o mercado de feiras
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
18º Simpósio SAE Brasil de Powertrain debate novos rumos para tecnologia e formação profissional

19/10/2020
18º Simpósio SAE Brasil de Powertrain debate novos rumos para tecnologia e formação profissional

Encontro será realizado nos dias 20 e 21 de outubro a partir das 9h, em ambiente digital

Especialistas nas áreas de motor, transmissão, eletrificação, fomento e formação profissional se reunirão no 18º Simpósio SAE Brasil de Powertrain, organizado pela Seção Regional São Paulo Interior da SAE Brasil, nos próximos dias 20 e 21 de outubro, este ano em edição totalmente digital.

“O encontro destacará a trilha que o powertrain deve seguir no Brasil, qual será a arquitetura e tecnologia predominante no futuro, o impacto das mudanças no dia a dia das operações e como podemos nos preparar para as oportunidades e ganhar vantagens competitivas”, diz Claudio Castro, chairperson do simpósio e diretor executivo de P&D para a América do Sul da Schaeffler Brasil.

O simpósio dedicará um bloco à discussão do desenvolvimento de pessoas, com abordagens sobre novos modelos de formação e atualização profissionais, sob pontos de vista da indústria, universidades e da SAE Brasil.

Em dois dias de painéis e debates serão apresentados temas, como evolução de sistemas de powertrain em veículos de passeio, agrícolas e comerciais, sustentabilidade ambiental associada aos modelos de remanufatura, aplicação dos pilares da indústria 4.0 e digitalização no desenvolvimento de produto, competências do profissional do futuro e possibilidades de incentivos ao fomento tecnológico.

A programação inclui ainda Mostra Tecnológica e painel com cases da indústria e agências de fomento sobre P&D do Powertrain no Brasil, com participação de empresas, como Bosch e Mahle Metal Leve, e instituições como Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - UFMG) e Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

“Atento aos sinais do momento, o Simpósio SAE Brasil de Powertrain realiza sua 18ª edição em formato digital e vai além de mostrar as mais relevantes tendências em tecnologia e suas aplicações, proporciona visão para as decisões de negócios e discute modelos para formação profissional atualizada aos novos tempos”, diz Camilo Adas, presidente da SAE Brasil.

Serviço

18º Simpósio SAE Brasil de Powertrain
20 e 21 de outubro de 2020
Inscrições: https://saebrasil.org.br/eventos/18o-simposio-sae-brasil-de-powertrain-secao-sao-paulo-interior-2/

Programação

Dia 20 de outubro (sujeito a alterações)

Motores Ciclo Otto

09h20 – Palestra – Os principais impactos da pandemia no mercado brasileiro, porVictor Silva, analista de mercado da IHS Markit.

09h50 – Palestra – Projeto nacional de plataforma mildhybridflexfuel, por Guilherme Alegre, engenheiro de P&D Marelli Sistemas Automotivos.

10h20 – visita à exposição

10h40 – Palestra–Pistões e anéis para Motores Flex turbo com injeção direta, por André Ferrarese, head Desenvolvimento América do Sul Mahle Metal Leve.

11h10 –Palestra – Impacto zero de emissões – Motores de combustão como elemento principal, por Erich Policarpo, engenheiro de Desenvolvimento de Motores AVL Gmbh.

11h40 – Debate – moderador Ricardo Abreu, consultor sênior Bright Consulting,

Sistemas de Transmissões

Bloco Tecnologia 1

Painel Evolução em Sistemas de Powertrain& Sustentabilidade

9h20 – Palestra – Simulation as tool in Powertrain Configuration: trhe case of the electrical minibuses at Barcelona City, por Marina Roche, da Idiada.

9h40–Palestra – Transmissão para veículo elétrico comercial – Benefícios e Desafios, por Renan Perceguetti, gerente de Engenharia de Produto Eaton.

10h00–Palestra–Análise de Impacto Ambiental positivo em case de remanufatura de embreagem para o segmento de veículos comerciais, por Ciro Yoshiyasse, projetista sênior da Bosch, e Ricardo Prado, engenheiro de Produto da Eaton.

10h20 –Debate –moderador Erwin Franieck, mentor em Tecnologia e Inovação para Engenharia Avançada e PDI SAE Brasil.

Bloco Tecnologia 2

Painel Indústria 4.0 no Desenvolvimento de Produto

11h20 – Palestra – Reduzindo o tempo de desenvolvimento de produto através da Indústria 4.0, por André da Cunha Scarance, gerente Global de Projetos de Industria 4.0 da Eaton; e Alexandre Davini Georgetti, VG Manufacturing Strategy, Director Eaton.

11h40 - Palestra- Digital Twins – Integração de várias ferramentas de engenharia, por Leandro Garbin, gerente do Portfólio Simcenter (Testes & Simulações) | Siemens Digital Industries Software.

12h00 - Palestra - Desenvolvimento virtual de conceitos para powertrain do futuro, por Estela Mari Ricetti Bueno, pesquisadora de Simulação Numérica da Mahle Metal Leve.

12h20 – Debate - Moderador: Douglas Pacífico, gerente de Facilities e Manufatura da Bosch.

12h50 – Encerramento

Programação Dia 21 de outubro (sujeito a alterações)

Bloco Desenvolvimento Humano

Painel Formando o engenheiro para futuro

9h10 – Palestra – Formação do engenheiro do futuro, por prof. MarkoAckermann, coordenador de Curso e Chefe Departamento de Engenharia Mecânica da FEI.

9h30 – Palestra - E-mobility@Bosch, por Renata Castillo Quattrer e Simone Villa Gois, respectivamente analista e gerente de Recursos Humanos da Bosch.

9h50 – Palestra - Vuca, ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos – Mais que teoria, uma realidade! por Mauro Andreassa, professor e proprietário Big Learning.

10h10 – Debate - Moderador: Gustavo Lima, Soluções Gestão de Manufatura - Industria 4.0 Projeto Otimiza – FGV.

10h40 – Visita à exposição

Bloco Pesquisa e Desenvolvimento

Painel Casos de Pesquisa & Desenvolvimento do Powertrain no Brasil

11h10 - Palestra - Fundep (ICT’s) - Rota 2030 como oportunidade de fomento a projetos de inovação para o setor automotivo, por Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias Fundep.

11h30 - Palestra- Bosch - Exemplo de sucesso com incentivos de Fomento aplicado powertrain, por Leandro Mandu, gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Bosch.

11h50 - Palestra - Embrapii - Empresas de Fomento, por José Luis Gordon, diretor de Planejamento e Gestão Embrapii.

12h10 - Palestra - Mahle Metal Leve - Experiência Mahle com fomento em parceria com ICT,por André Ferrarese, head de Desenvolvimento da América do Sul da Mahle.

12h30 – Debate – Moderador: Francisco Tripodi, sócio diretor da Pieracciani.

13h00 - Encerramento
 
 


Últimas Notícias 
03/11/2020
» Expodireto 2021: Cotrijal começa a organizar protocolos sanitários
03/11/2020
» Estão abertas as inscrições para a Expo CIEE Virtual
03/11/2020
» Jewelry Experience: novo conceito e forma de apresentar a joalheria
03/11/2020
» Minascon 2020 apresenta inovações e tendências para a construção civil
03/11/2020
» ABSpk promove seminário internacional sobre o mercado de sprinklers no Brasil
mais...
  buscar notícias: