Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
A mais completa e atualizada
informação sobre o mercado de feiras
 
 
 
 
Destaques & Notícias
 
Notícias Online
 
Ubrabio, Embrapa Agroenergia e EPE promovem a II Biodiesel Week

03/08/2021
Ubrabio, Embrapa Agroenergia e EPE promovem a II Biodiesel Week

II Biodiesel Week acontece de 9 a 13 de agosto

A Embrapa Agroenergia será mais uma vez parceira da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na realização da II Biodiesel Week, entre os dias 09 a 13 de agosto. O evento on-line e gratuito terá palestras e debates sobre diferentes aspectos em discussão atualmente no setor de combustíveis, especialmente do biodiesel.

Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, ressalta que eventos como a Biodiesel Week, que buscam ampliar a discussão sobre o papel dos biocombustíveis na transição para modelos econômicos de baixo carbono, são estratégicos para o desenvolvimento do segmento.

“Dada a importância do Biodiesel para a economia nacional, é natural que um evento dedicado a ele fosse organizado com tais objetivos. A II Biodiesel Week, portanto, nasce com esse objetivo. Tenho certeza que o evento será palco de debates de altíssimo nível e estratégicos para o desenvolvimento do setor”, diz Alonso.

Realizada na semana em que se comemora o Dia Internacional do Biodiesel, 10 de agosto, a II Biodiesel Week contará com a participação de autoridades do governo e outros agentes públicos, parlamentares, empresários, agricultores, pesquisadores e representantes de vários segmentos da sociedade para debater o papel deste biocombustível no desenvolvimento econômico sustentável brasileiro e mundial.

Nos cinco dias de webinar serão tratados os seguintes temas: O biodiesel no mundo; Qualidade do diesel ao consumidor – o valor além do preço, aspectos sociais, ambientais e de saúde pública; O mercado do biodiesel; Os biocombustíveis do futuro; além das Políticas Socioambientais e de Governança para Valorização da Indústria Nacional, a chamada ESG (environmental, social and governance).

O biodiesel, combustível que tem como matéria-prima óleos vegetais, gorduras animais e óleo de fritura usado, atualmente é misturado na proporção de 12% ao diesel de petróleo. Este biocombustível é um dos principais instrumentos do Estado brasileiro para atingir as metas de descarbonização da matriz de transporte e cumprir os acordos internacionais do clima assinados pelo Brasil, já que tem a capacidade de reduzir em até 80% as emissões de gases do efeito estufa.

Segundo o presidente da Ubrabio, Juan Diego Ferrés, um dos objetivos da Biodiesel Week é ampliar o debate sobre o papel deste biocombustível na matriz de transportes, na economia como um todo e na oferta de combustível menos poluente ao consumidor.

“A Biodiesel Week tem como meta ampliar o debate dos temas mais importantes para os biocombustíveis no Brasil e no mundo. A segunda edição do evento demonstra essa amplitude através da parceria com a EPE e Embrapa. Com a Biodiesel Week, esperamos ampliar essa massa crítica diante de um tema tão importante”, disse Juan Diego Ferrés.

Heloisa Borges, diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, da Empresa de Planejamento Energético (EPE), destaca que a produção e uso de biocombustíveis representam uma oportunidade para acelerar uma transição ecológica e energética socialmente aceitável, embasada em condicionantes como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e distribuição de riqueza.

“O papel central dos biocombustíveis está claro na estratégia energética brasileira. No caso do biodiesel, sua produção e uso têm potencial de incluir no mercado contingentes populacionais de menores níveis de renda e afetar suas oportunidades econômicas e sociais, com geração de emprego e renda, além de outros impactos socioeconômicos e ambientais que constituem um fator central da estratégia brasileira de desenvolvimento sustentável. O papel central dos biocombustíveis está claro na estratégia energética brasileira”, disse Heloísa.

Serviço:

II Biodiesel Week
Data: de 09 a 13 de agosto de 2021
Horário: Das 16h às 18h
https://ubrabio.com.br/2-biodiesel-week/
 
 


Últimas Notícias 
27/09/2021
» Itaúsa realiza evento digital para discutir estratégias e visão de futuro da holding
27/09/2021
» Estão abertas as inscrições para o Futurecom Digital Week
27/09/2021
» Credenciamento antecipado abre o conjunto de medidas sanitárias para a Zero Grau
27/09/2021
» Fimma e Movelsul na contagem regressiva
27/09/2021
» Franchise4u, a primeira e maior feira de franquias focada em negócios, está de volta
mais...
  buscar notícias: