A 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas (AOCA) (link: https://colheitadoarroz.com.br/evento/), que acontece há quatro anos consecutivos em Pelotas, terá sua apresentação regional durante a programação da Expofeira de Pelotas. O evento está marcado para dia 4 de outubro, às 17h, no salão nobre da Associação Rural de Pelotas, no Parque Ildefonso Simões Lopes.
O lançamento da edição de 2023 da Abertura da Colheita foi realizado durante a última Expointer e, agora, nesta oportunidade de realização da Expofeira de Pelotas, o evento será divulgado para a Metade Sul do Estado. A Expofeira de Pelotas acontece de 3 a 9 de outubro, congregando importantes lideranças do agronegócio da região Sul do País.
Um evento diferente em preparação
A próxima edição, a 33ª AOCA, preparada para ocorrer de 14 a 16 de fevereiro de 2023, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS, receberá diferenciais. Está sendo organizado um novo espaço para os eventos, tendo a incorporação da parceria do Senar/RS, que assumirá a instalação de um amplo auditório dentro da área.
De acordo com o pesquisador André Andres, coordenador técnico da ETB da Embrapa Clima Temperado, para comportar este amplo auditório e expandir a área de exposição de instituições e empresas parceiras, os realizadores do evento - Federarroz, Embrapa, IRGA, e também, o Senar/RS - programaram a limpeza de uma área de pinus, o que ultrapassará os 10 km de extensão da área de visitação do evento, e por consequência, aumentará o auditório de palestras, que ganha mais uma tarde inteira na programação técnica com palestras, seminários e casos de sucesso de produtores.
Outro detalhe nos preparativos para o evento é que as áreas das culturas de grãos serão ainda maiores. “Teremos mais milho, mais pecuária, mais areas de forrageiras. E essa diversificação de culturas estará, na prática, dentro do roteiro técnico e também no ato da abertura da colheita”, destacou a coordenadora da Abertura da Colheita, Angela Velho. Todos os pontos diferenciados na 33ª edição irão justificar a temática central do evento de 2023 que está definida em “Arrozeiros como produtores multissafras".
Conheça o vídeo de divulgação da edição 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas.
Semeadura nas vitrines tecnológicas
Nestas últimas semanas do mês de setembro estão sendo plantadas as cultivares de arroz irrigado BRS Pampa CL, da Embrapa, e IRGA 426 CL, do Irga, para compor as lavouras que serão colhidas oficialmente, dentro da área das vitrines tecnológicas da ETB, durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz e Grãos de Terras Baixas. As duas cultivares possuem a característica de serem desenvolvidas dentro do sistema clearfield e serem recomendadas para plantio na região sul do País.
A BRS Pampa CL está há duas safras em produção pelos orizicultores, sendo considerada um sucesso de produção e produtividade, chegando a alcançar doze toneladas por hectare. A cultivar tem boa resistência à brusone e a outras doenças, além de ser tolerante à toxicidade por ferro. Possui ciclo precoce, em torno de 118 dias da emergência à maturação e excelente qualidade de grãos, entre outras vantagens, menos utilização de água - 15% - e não demanda várias aplicações de fungicidas, e tem ainda a capacidade de produzir muito bem em solos mais pobres, pois exige menores aplicações de nitrogênio. A BRS Pampa CL é uma planta moderna.
A IRGA 426 CL é uma variedade resistente a brusone, com elevado potencial produtivo e alto vigor inicial. Apresenta excelente qualidade industrial e culinária dos grãos. Lançada na Expointer 2022, as sementes estarão comercialmente disponíveis na safra 2023/2024. A cultivar é uma atualização da variedade IRGA 426 convencional e seu plantio é recomendado para solos secos.
https://colheitadoarroz.com.br/evento/ |
|
|
|