Iniciativa tem o objetivo de criar um espaço permanente para fortalecer ativações e networking entre palestrantes e participantes após o CM Summit, primeiro evento da América Latina focado em estratégias de engajamento e comunidade programado para ocorrer de 7 a 9 de novembro
Previsto para ocorrer de 7 a 9 de novembro no formato híbrido, o CM Summit, primeiro evento na América Latina com foco no debate acerca do profissional community manager (gestor de comunidades) e estratégias de engajamento, estará presente também no metaverso, graças à parceria da CM School com a Epic Metaversos.
A iniciativa tem o objetivo de dar continuidade às ações do Summit pós-evento, permitindo que participantes, patrocinadores e os mais de 50 palestrantes do Brasil e do mundo tenham no CM Verso um local permanente para atividades de networking, workshops, treinamentos e ativações. Entre as marcas patrocinadoras estão HSM, Learning Village, TalknTalk, MCI, Peepi, Portal Gamificação Brasil, Cativa e Aurem.
"A nossa ideia é manter um espaço de discussão sobre a gestão de comunidades, por isso, o metaverso entra como uma comunidade contínua de aprendizado e trocas para todos que desejam se aprofundar no mercado de Community Management”, afirma Emiliano Agazzoni, cofundador da CM School, plataforma de conteúdo, cursos, treinamentos e mentoria personalizada para profissionais que gerenciam (ou pretendem gerenciar) comunidades de marcas e negócios.
Disponível a partir de 17 de novembro, o CM Verso promete diversos espaços de interação, desde praças de convivência e divulgação dos patrocinadores, até salas para realização de palestras e gravação de podcasts. Além disso, cada palestrante terá uma “casa” dentro do espaço com o intuito de facilitar o acesso a trocas com o público. Os interessados poderão acessar o ambiente por meio do link que será fornecido durante o CM Summit. “Com esses espaços para criar ativações, interagir e participar de atividades, transmitimos uma sensação de comunidade novamente, aspecto que foi bastante perdido durante a pandemia”, declara Luiz Guilherme Guedes, fundador da EPIC Metaversos.
Com mais de 100 metaversos criados em seu portfólio, a Epic Metaversos será a responsável pelo desenvolvimento do espaço. A empresa tem como principal objetivo democratizar o fornecimento de espaços corporativos dentro do metaverso, tudo em formato 2D, sem a necessidade de óculos de realidade virtual ou qualquer tipo de instalação. Entre seus clientes estão empresas como: Binance, Heineken, Warner, Bosch e Leroy Merlin.
De acordo com Luiz Guilherme Guedes, fundador do grupo Epic, a parceria com a CM School vai além do CM Summit. A ideia das empresas é unir forças para apoiar as empresas presentes no metaverso da Epic com estratégias de engajamento dos visitantes de cada perfil. “Nós da Epic contribuímos com a tecnologia e a CM School com a expertise de gestão de comunidades, uma parceria que casa muito bem”, acrescenta Luiz Guilherme. Para inserir a CM Summit no metaverso, foi necessário um time de 11 profissionais, entre desenvolvedores, designers, back office, atendimento, redes sociais, entre outros.
O profissional community manager
Trabalhando com um conceito novo para muitos, o community manager — ou, em português, gestor de comunidades — é responsável por criar estratégias de engajamento para as empresas nos grupos com os quais se relacionam, garantindo conexão e colaboração com seus públicos de interesse. Justamente por isso, o community manager costuma ser um profissional empático, mas também analítico, capaz de entender os objetivos em comum de um grupo e de elaborar ações que cativem e retenham os membros da sua comunidade.
Programação do CM Summit
De 7 a 9 de novembro, o CM Summit será online; no dia 9, haverá também um encontro presencial para 120 convidados em São Paulo. No total, serão mais 30 horas de conteúdo e 55 palestrantes do Brasil e de outros países. A previsão é de que o evento seja um dos mais diversos e inclusivos já feitos no país, com convidados indígenas, negros, membros de grupos minorizados como LGBTQIA+ e diversas gerações no mesmo palco. Ao final do summit, os participantes recebem certificado.
Em termos de conteúdo, as palestras, entrevistas, painéis e apresentações de cases de sucesso tratam de temas bastante relevantes: os segredos por trás das comunidades, os meios para se criar uma comunidade do zero, as maneiras de se transformar clientes em influenciadores, como as comunidades podem impulsionar marcas, como a gamificação e a tecnologias têm apoiado as comunidades, como as comunidades podem impactar vidas, entre outros.
Já o encontro presencial terá três workshops — “Como definir as métricas e indicadores de sucesso”, “Como criar uma comunidade de embaixadores engajados para escalar sua comunidade” e “Discuta as melhores práticas e implemente novas estratégias para aumentar significativamente sua comunidade, envolver seus membros mais apaixonados e medir o sucesso” - sendo este último promovido e ministrado pelo Facebook, empresa da Meta. Além disso, haverá uma dinâmica de networking reunindo convidados, palestrantes e patrocinadores.
Serviço:
Evento: CM Summit
Data: 7 a 9 de novembro (online)
9 de novembro (presencial)
Informações: www.communitymanagerschool.com/cmsummit |
|
|
|