Cinquenta e cinco trabalhos de estudantes começam a ser apresentados nesta terça-feira 08, a partir das 14 horas, de forma presencial, na oitava versão da Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte (Teresina/PI). Dez estudantes apresentarão dois trabalhos cada. Três serão com resumos expandidos, que são revisões sistemáticas (de três a quatro páginas). O restante é resumo simples com até 400 palavras.
O evento será desenvolvido até o dia 10 de novembro, movimentando o ambiente universitário da região, terá também palestras e mesas redondas, presencial e virtual. As inscrições podem ser feitas até o último dia do evento, pelo endereço eletrônico www.embrapa.br/meio-norte/jornada22, segundo o pesquisador Edvaldo Sagrilo, coordenador do evento. Ele prevê que centenas de estudantes e professores participarão.
Contribuição da ciência para o desenvolvimento do Piauí, é o tema da palestra de abertura, que começa às 10 horas, no auditório central da Embrapa, no bairro Buenos Aires, na zona norte da capital piauiense. O palestrante será o professor Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, da Universidade Federal do Piauí. Às 11 horas também do dia oito, de forma virtual, a professora Adriana Pavesi Arisseto Bragotto, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), fará a segunda palestra com o tema Alimentos seguros Llink da transmissão do dia 8 www.youtube.com/watch?v=_3irycH9qu4).
Crise dos fertilizantes
A Jornada Científica prossegue com uma mesa redonda, no dia nove, a partir das nove horas, indo até às 11 horas, de forma virtual. O tema é a Crise dos fertilizantes no Brasil. A apresentação será feita por José Carlos Polidoro, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Participam Vinícius de Melo Benites, pesquisador da Embrapa Solos, e Maria Eugênia Ortiz Escobar, diretora do núcleo regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. À tarde, sempre a partir das 14 horas, de forma presencial, os estudantes voltam a apresentar trabalhos.(Link da transmissão dia 9 www.youtube.com/watch?v=nNSFV2l4tqc)
Com a mesa redonda Serviços ambientais em sistemas agropecuários, a partir das 8:30 horas, de forma virtual, o evento termina na quinta-feira 10. A pesquisadora Ana Paula Dias Turetta, da Embrapa Solos, dividirá os trabalhos com as pesquisadoras Fábia Pereira, da Embrapa Meio-Norte, e Leonardo Bakker, do Fundo de Estratégia de Conservação (CSF Brasil). Em seguida, serão divulgados os trabalhos vencedores na VIII Jornada Científica da Embrapa Meio-Norte (Link de transmissão dia 10 www.youtube.com/watch?v=Dq2p76c1940
www.embrapa.br/meio-norte/jornada22 |
|
|
|