Evento científico no Rio de Janeiro discutirá os temas mais atuais no mundo sobre várias modalidades de transplante
No dia 16 de novembro, ocorrerá o Summit Internacional de Transplante do Hospital São Lucas Copacabana, da Dasa, a maior rede de saúde integrada do Brasil, no JW Marriott Hotel, no Rio de Janeiro. Durante todo o dia, das 8h às 18h, em cinco salas simultâneas, acontecerão mais de 80 palestras, apresentações de cases e moderações de debates, nas áreas de transplantes de medula óssea; rim e pâncreas; fígado e multivisceral; coração e pulmão e ainda uma sala destinada às discussões sobre as equipes multidisciplinares. O evento, que contará com cerca de 12 convidados internacionais do Canadá, EUA, Índia, Chile e Argentina, é gratuito, em formato 100% presencial e é destinado aos médicos especialistas que realizam essas diversas modalidades de transplantes.
Segundo o diretor-geral do hospital, dr. Lincoln Bittencourt, “o encontro será um marco, pois vamos discutir o que há de mais atual no Brasil e no mundo na área de transplante”. Na palestra “Liver Machine Perfusion”, das 12h, será apresentada uma nova tecnologia que traz esperança para quem está na fila à espera de um fígado para transplante. Trata-se da máquina de perfusão Liver Assist, equipamento responsável por ampliar o tempo que o órgão pode ficar fora do corpo, evitando que ele seja descartado. O São Lucas Copacabana é o primeiro hospital, na rede privada, na América Latina, a adquirir o aparelho.
O Dr. Eduardo Fernandes, especialista do hospital em transplante de órgãos do abdome, explica que, em geral, a retirada do fígado do doador cadáver pode causar uma condição conhecida como isquemia, que é uma deterioração do órgão por falta de oxigênio. Por isso, há uma corrida para que o transplante ocorra o mais rápido possível.
“A principal vantagem da nova tecnologia está em retomar a oxigenação do órgão. Ao manter o nível de oxigênio nas células do fígado, o equipamento permite que não ocorram lesões causadas por isquemia. Além disso, a tecnologia controla a temperatura e mantém pulsação constante, fazendo com que o fígado continue ativo mesmo fora do corpo. A máquina de perfusão pode evitar, por exemplo, que o órgão que venha de locais distantes seja descartado por algum atraso no transporte ou falha de acondicionamento. Com o fígado em melhor qualidade, há menor índice de rejeição e complicações após a cirurgia. É a maior revolução em transplante de fígado dos últimos dez anos”, destaca o médico.
O evento abordará, durante todo o dia, em cinco salas simultâneas, os transplantes nas áreas: TMO, rim e pâncreas/rim, fígado e multivisceral, coração e pulmão e uma última, multidisciplinar. A Comissão Científica do Summit é composta pelos seguintes profissionais do São Lucas Copacabana: Eduardo Fernandes; Daniel Tabak; Pedro Túlio; Rodrigo Segalote; Carlos Henrique Boasquevisque; Flavia Verocai e Marcio Gomes.
Entre os palestrantes internacionais, destacam-se: Jonathan Yeung (Canadá); Lorenzo Del Sorbo (Canadá); Lucas McCormack (Argentina); Luciano Vargas (EUA); Marcos de Lima (EUA); Martin Dib (Chile); Paulo Martins (USA); Prashant Bhangui (Índia); Richard Mangus (EUA); Robert Peter Gale (EUA) e Roberto Hernandez (EUA).
Serviço
Evento: Summit Internacional de Transplante do Hospital São Lucas Copacabana.
Local: JW Marriott Hotel (Avenida Atlântica, 2.600, Copacabana, Rio de Janeiro).
Data/horário: dia 16 de novembro de 2022, quarta-feira, das 8h às 18h.
Público-alvo: médicos especialistas que realizam transplantes; especialidades afins, como hepatologistas; gastroenterologistas; cirurgiões gerais; cardiologistas; pneumologistas; oncologistas; onco-hematologistas e profissionais de enfermagem, fisioterapia e nutrição que atuam na área de transplante.
Confira a programação completa em: https://dasaeducaeventos.com.br/app/summit-internacional-de-transplantes/programacao |
|
|
|