Nascida em Santa Catarina, Associação mudou a maneira de se olhar e fazer negócios no setor de móveis e acessórios de alta decoração.
Lançando o olhar para um passado nem tão distante, naquele 22 de maio de 2003, um misto de saudosismo e orgulho nos enche de satisfação. Ao lado de Francisco Marcos Martins (Arte Nova Móveis), Gilmar Giachellin (Móveis Nordeste) e José Lúcio Aragão (Indústria Margareth), o empresário Paulo Allemand (Formanova Móveis) tornava realidade o desejo de levar ao público e mercado uma nova maneira de apresentar e valorizar seus produtos. Nascia ali a Abimad, que sem falsa modéstia tornou-se o ponto de convergência entre o que era e se tornou o setor de móveis e acessórios de decoração.
Porém, ainda faltava algum componente nessa recém celebrada união. Era preciso tornar ‘real aos olhos’ o diferencial das marcas ali reunidas. Um ano depois era realizada a primeira feira destinada ao segmento, originalmente batizada como Unidade Móvel, e que em sua segunda edição transformou-se na Feira Abimad, tendo como foco da mudança o fortalecimento da associação e a necessidade de torná-la conhecida.
A iniciativa deu tão certo e alcançou exponencial reconhecimento de público e crítica, que em 2005 é criado um departamento internacional para promover a associação e a feira, acontece o lançamento do Abimad Export, projeto de fomento à exportação, junto com o programa ‘Quality for Export’ de capacitação das empresas parceiras para o mercado internacional, além do début da Revista Hall, publicação exclusiva para associados, lojistas e profissionais do setor de decoração e design.
Com participações em eventos de renome mundo afora, como a tradicional Isaloni - Salão do Móvel de Milão - encontros de negócios entre compradores estrangeiros e expositores certificados pelo QE, num salto temporal repleto de novidades, chegamos a 2008, que contou não só com o evento original como marcou a estreia do que seria a hoje também consagrada edição de inverno da Feira Abimad, que acontece anualmente no segundo semestre.
A partir daí, todo o esforço para colocar em evidência os fabricantes e talentos brasileiros para o país e o mundo ganhava ainda mais fôlego e a Abimad mostrava a excelência em ser a maior feira do segmento de mobiliário e acessórios de alta decoração da América Latina.
Numa trajetória marcada por sucessos, inovação e reinvenção, os 20 anos da Associação serão mais que bem festejados. E quem dá o pontapé inicial das comemorações é a Abimad’35, com mais de 140 expositores já confirmados e expectativa de 20 mil visitantes, seguida do lançamento do livro com a história da Associação e da feira de julho, que será toda focada nessas duas décadas de realizações.
Olhando em retrospecto, ver onde Associação e Feira chegaram é uma vitória indescritível. Dos 64 expositores da primeira edição ao volume de cerca de R$ 1 bilhão em negócios no evento de janeiro de 2022, as perspectivas para o setor num futuro próximo mostram-se ainda mais animadoras. “O mercado nacional anseia por constante evolução em móveis e objetos de alta decoração, ao mesmo tempo que outros países mostram cada vez mais interesse na alta qualidade do que é produzido no país e tem sede de comprar. É aí que entra o case de sucesso que é a Abimad, trazendo sempre novidades, recebendo bem seus clientes e garantido diferenciais para os expositores que nenhuma outra feira oferece”, comemora Paulo Mourão, presidente da Abimad e CEO da Artesania Actual.
www.abimad.com.br |
|
|
|