Responsável pela organização de eventos como Bienal do Livro, Feicon, Fenatran, Fenasucro, Inovaplastic e Automec, empresa mostra que os encontros presenciais de negócios foram um dos pilares de retomada da economia no ano
A RX, uma das empresas líderes mundiais na organização de eventos, registrou potencial de geração de negócios em R$ 14 bilhões e reuniu mais 2,4 mil marcas em 2022, no Brasil; resultados que superaram as expectativas de expositores e visitantes.
De acordo com os organizadores, a confiança do mercado no trabalho desenvolvido pela empresa, que pertence ao grupo internacional RELX, tem sido um dos diferenciais para o sucesso e reflete as práticas de governança, disciplina, responsabilidade com os negócios e eficiência operacional - com o emprego das melhores técnicas e segurança, do primeiro dia de montagem à finalização do evento - empregadas em âmbito global.
“Nossa missão é impulsionar os negócios dos nossos clientes e nossos eventos seguem impactando a economia e a sociedade, com a criação de oportunidades de negócios e geração de empregos, agregando valor às pessoas e às marcas”, afirma Claudio Della Nina, Diretor Geral da RX para a América Latina.
Os resultados também confirmam a importância da retomada das exposições e congressos presenciais no País como um dos pilares de movimentação de diferentes setores da economia. Foram mais de 900 mil pessoas que participaram presencialmente dos eventos, incluindo profissionais com poder de decisão nas empresas que atuam interessados em inovações, networking e novos negócios.
Uma das estratégias da empresa que tem contribuído para os altos índices de registrados nos eventos passa pelo investimento contínuo em tecnologia e em inteligência de dados com o objetivo de conhecer cada vez mais os diversos públicos dos eventos, além da atuação de equipe de profissionais especializados em proporcionar uma jornada eficiente, ágil e personalizada.
Neste sentido, a utilização de plataformas on-line tem se mostrado um plano eficiente ao conectar as diferentes comunidades de acordo com a área de atuação, por meio da divulgação de matérias, podcasts, entrevistas e artigos sobre os movimentos de mercado, antes, durante e após a realização de cada evento. Com base nisso, só no último ano, foram criadas mais de 55 milhões de conexões e experiências para os patrocinadores, parceiros e clientes.
“A parceria com influenciadores e a escolha de especialistas de cada setor como embaixadores também têm contribuído para maior presença do público nos pavilhões e nos respectivos canais digitais. Acredito que os resultados positivos são consequência da somatória de todas as iniciativas. Estamos em nosso melhor momento”, acrescenta Della Nina.
Confira os resultados dos eventos:
Considerado o evento de construção civil referência na América Latina, a 26ª edição da Feicon, abriu o ano com mais de 80 mil visitantes qualificados, formado por empresários, gestores, engenheiros, arquitetos, varejistas e demais profissionais do setor e reuniu 700 marcas no São Paulo Expo (SP), entre os dias 29 de março e 01 de abril. Além disso, ofereceu 45 horas de conteúdos simultâneos apresentados por 88 speakers.
A 2ª edição do BCB São Paulo, maior evento de coquetelaria da América Latina, realizado nos dias 21 e 22 de junho, no Expo Barra Funda (SP), registrou 4.798 visitantes, índice 35% superior à expectativa dos organizadores, e provou sua força e relevância para a indústria registrando recorde de público qualificado já no primeiro dia do evento.
Já a 26ª Bienal do Livro, considerada a maior edição da história do evento, contabilizou 660 mil visitantes, com sold out de bilheteria (esgotamento dos ingressos) pela primeira vez na história do evento e da RX. Realizada entre os dias 2 e 10 de julho, no Expo Center Norte (SP), reuniu 182 expositores com aproximadamente 500 selos editoriais, somando 3 milhões de livros e 1.500 horas de conteúdo com 300 autores nacionais e 30 internacionais.
Também no Expo Center Norte, menos de um mês após o maior evento do mercado editorial, a Expolux ganhou espaço. Promovida no período de 2 a 5 de agosto, apresentou soluções de iluminação para áreas públicas, particulares, industriais, comerciais e reuniu engenheiros, arquitetos, decoradores, lighting designers e gestores públicos, para conhecer e debater alternativas eficientes, econômicas e limpas para geração de energia, além dos impactos da luz para a saúde e qualidade de vida. Resultado: volume de geração de negócios em 300% acima das expectativas dos organizadores e presença de público superior a 16 mil visitantes de diversos países, como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Uruguai, EUA, China, Portugal, México e Canadá.
Referência mundial no setor de bioenergia, a Fenasucro & Agrocana 2022 alcançou o maior volume histórico de negócios: cerca de R$ 5,2 bilhões. O evento conectou visitantes qualificados, de diferentes nacionalidades, aos cerca de 300 expositores, que apresentaram as soluções e novidades mais recentes do setor, incluindo tecnologias para biogás e o diesel verde. A feira ocorreu no período de 16 a 19 de agosto, em Sertãozinho, município do interior do Estado de São Paulo.
Em setembro, foi a vez do maior evento de hospitalidade da América Latina, a Equipotel, que completou 59 edições, a marca mais longeva da RX, e conectou profissionais que atuam em hotéis, motéis, resorts, pousadas, spas, clínicas, bares e restaurantes com tecnologias e lançamentos de produtos e serviços que estão pautando a arte de atender bem. Os índices de satisfação e de lealdade (que mede a intenção de retorno dos expositores) alcançaram os mais altos patamares da história do evento.
Também no mesmo mês, entre os dias 21 e 23, a edição nacional da ISC Security Events – International Security Conference & Exhibitions: a ISC Brasil 2022 - Feira Internacional de Segurança mobilizou os principais players do setor de segurança integrada com as mais recentes inovações para ambientes privados, públicos, e patrimoniais, no Expo Center Norte. Ao todo foi registrado 1,6 bilhão em intenções de compra pelos visitantes, superando as expectativas dos organizadores e impactando nos índices positivos de satisfação dos expositores.
Seguindo o panorama de sucesso dos eventos no ano, a 23ª Fenatran, considerada uma das principais feiras de transporte e logística do mundo, teve R$ 9,5 bilhões contabilizados em oportunidades de negócios, R$ 1 bilhão a mais em relação à edição anterior, realizada em 2019, e levou 66 mil visitantes ao pavilhão do São Paulo Expo, no período de 7 a 11 de novembro, para conferir as novidades apresentadas pelas 500 marcas participantes, entre elas, montadoras de caminhões e empresas de logística e implementos. Os seis dias de montagem do evento geraram 13.000 empregos diretos.
Para 2023, novas edições de Inovaplastic, Feicon, Automec, BCB São Paulo, FIEE, Fenasucro & Agrocana, Febrava, Equipotel, ISC, Top Frotas e Salão Duas Rodas estão entre os eventos já confirmados pela RX.
www.rxglobal.com |
|
|
|