Evento, organizado em parceria por Abifer, Simefre, Alaf Sede Brasil, IPT e ViaBrasil Comunicação, acontecerá dia 15 de junho
No dia 15 de junho, no auditório do IPT, na Cidade Universitária, acontece o primeiro Fórum Ferrovias em Foco – políticas públicas para o setor. Com o objetivo de debater as políticas públicas, os desafios e as oportunidades hoje no País para o setor ferroviário, o evento reunirá representantes do setor ferroviário e metroferroviário, governo federal e estaduais, empresas ferroviárias, entidades de classe, acadêmicos e especialistas do segmento. No encerramento, será realizado o lançamento do Instituto da Qualidade Ferroviária (IQF).
O encontro é organizado pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre), Associação Latino-Americana de Ferrovias - Sede Brasil (ALAF/Brasil), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e ViaBrasil Comunicação/Revista Sobretrilhos.
Dividido em quatros painéis, o fórum debaterá, durante todo o dia, os seguintes temas: Setor Ferroviário e as Políticas Federais, Setor Ferroviário e as Políticas Estaduais, Programas de Investimentos e Desenvolvimento – Foco em Cargas, Programas de Investimentos e Desenvolvimento - Foco Passageiros/Sistemas (metrô e trens metropolitanos e expansão).
Segundo Vicente Abate, presidente da Abifer, o Fórum de Debates trará luz a um importante tema: as políticas públicas estaduais e federais para o setor ferroviário brasileiro. “Autoridades e especialistas mostrarão a relevância destas políticas para que o setor ferroviário se consolide na matriz de transporte nacional”, afirma o dirigente.
"É com imensa satisfação que apoiamos a realização deste prestigioso e importante evento da indústria ferroviária, que será um marco significativo para o desenvolvimento do setor. Acreditamos firmemente que, por meio do Ferrovias em Foco, seremos capazes de impulsionar e inspirar soluções inovadoras, trazendo um salto de qualidade e potencializando o papel estratégico do setor ferroviário para o Brasil", assegura Massimo Andrea Giavina-Bianchi, vice-presidente do Simefre.
“País desenvolvido tem ferrovia forte! Isso só será possível com políticas públicas consistentes. A boa qualidade de vida das pessoas passa pelos trilhos. Isso só será possível com políticas públicas consistentes. O Brasil, por meio da ferrovia, será o principal provedor de alimentos do mundo, Isso só será possível com políticas públicas consistentes”, defende Jean Pejo, secretário geral da Alaf/Brasil.
De acordo com Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT, o Instituto vem de uma longa experiência em soluções para o setor ferroviário, especialmente no segmento de carga. “Temos notável capacidade laboratorial e expertise para ensaios e desenvolvimento de soluções aplicáveis às condições do país, incluindo o controle de qualidade de componentes dos veículos ferroviários, bem como das vias permanentes. O Instituto é parceiro tecnológico estratégico do setor produtivo, concessionárias, governos e sociedade em geral para contribuir com a competitividade brasileira no transporte ferroviário, sempre em conformidade com a sustentabilidade”, afirma.
Serviço
Fórum Ferrovias em Foco – políticas públicas para o setor
Data: 15 de junho (das 8h às 20h)
Local: Auditório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - Cidade Universitária
Evento híbrido
Informações: eventos@viabrasilcomunicacao.com.br
https://abifer.org.br |
|
|
|