Primeiro painel confirmado traz especialistas que analisam o possível declínio do desempenho de filmes de heróis e outros gêneros e sua relação com o excesso de narrativas sequenciais
Pesquisadores de mídia, mercado e cinema vêm observando uma gradual perda de interesse das audiências pelos filmes de super-heróis - e não somente deste gênero. Essa tendência abre as portas para discussões sobre um possível esgotamento do público e o que eles esperam dos conteúdos audiovisuais. Para tentar entender esse cenário, a Expocine 2023 anuncia o painel "Burnout do Entretenimento", o primeiro confirmado da programação. No dia 05 de outubro, às 15h, estarão reunidos Marcelo Forlani, cofundador do Omelete e da CCXP; Pedro Peixoto Curi, pesquisador em estudos de fãs e comportamento de público e coordenador dos cursos de graduação de Cinema e Audiovisual e Jornalismo na ESPM-Rio; e Renata Vomero, editora-chefe do Portal Exibidor, que ficará responsável pela moderação.
Eles vão debater se a exaustão do público pode estar atrelada ao lançamento excessivo de narrativas sequenciais, com filmes e séries que convergem entre si. Até mesmo os fãs destas histórias parecem não conseguir acompanhá-las mais, sem o tempo hábil para conviver com os personagens a cada novo lançamento e capítulos inéditos. Sem contar a barreira criada para novos espectadores com a necessidade de acompanhar as sequências disponíveis em diferentes plataformas.
Estas e outras discussões com foco no mercado cinematográfico acontecem dentro da programação da Expocine 2023. O evento acontece de 3 a 6 de Outubro no Cine Marquise e no Renaissance Hotel, ambos na região da Av. Paulista.
Informações sobre a programação e credenciamento, acesse: www.expocine.com.br |
|
|
|