Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Green Rio 2023 chega à 11ª edição com foco em economia azul e apresentação de ecobarreira flutuante

17/08/2023
Green Rio 2023 chega à 11ª edição com foco em economia azul e apresentação de ecobarreira flutuante

Voltado a soluções sustentáveis, evento ocupa Marina da Glória, no Rio, de 31 de agosto a 2 de setembro, com palestras, workshops e parcerias internacionais

Mais uma vez tendo o Rio de Janeiro como cenário, começa no dia 31 de agosto, na Marina da Glória, a 11ª edição do Green Rio/Green Latin America. Os eventos, voltados à bioeconomia mundial, são gratuitos e se estendem até 2 de setembro.

Com apoio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e da Fecomércio, o evento apresenta novidades em relação ao do ano passado, com a presença de uma ecobarreira e palestras sobre economia azul. Haverá ações e debates no estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha.

A palestra de abertura do Green Rio 2023 será de Jefferson Gomes, diretor de inovação e tecnologia do Senai-DN, engenheiro mecânico e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Jefferson acompanhou o desenvolvimento dos Institutos Senai de Inovação pelo país.

Pela primeira vez, o Green Rio vai receber nos três dias de evento a tecnologia HRios Ecobarreira Inteligente. Trata-se de uma estação ambiental para monitoramento, coleta e armazenamento de resíduos sólidos em rios e afluentes. Por meio de um sistema de sensoriamento remoto, a ecobarreira utiliza energia 100% renovável. Um dos seus objetivos é despoluir a Baía de Guanabara.

Segundo a Associação brasileira de empresas de limpeza pública e resíduos especiais (Abrelpe), a Baía recebe diariamente 98 toneladas de lixo: plásticos, madeiras, metais, papel e outros que causam danos ao ecossistema aquático do local. A estrutura é projetada para atender a diversas características de rios, logística de transporte e implantação em áreas remotas, assim como a viabilidade financeira operacional em regiões mais carentes e com ausência de saneamento básico adequado. Os visitantes do Green Rio poderão entrar e fazer algumas experiências.

“A colocação da ecobarreira, na Marina da Glória, vai ser um divisor de águas, uma tração de desenvolvimento para a economia do mar para o Estado do Rio de janeiro”, diz Marcius Victorio Costa, diretor-executivo da HRios.

A economia azul – que aborda o desenvolvimento sustentável dos recursos costeiros – vai se desenvolver no estande do Sebrae, por meio de encontro de iniciativas e de oportunidades de negócios voltados ao assunto, desde a pesca ao turismo.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) é um dos apoiadores do Green Rio e terá um estande no evento, com o objetivo de realizar encontros institucionais e divulgar as ações em curso e planejadas no âmbito da Economia Azul.

No espaço, haverá minicursos, palestras, reuniões e apresentações de projetos. Além disso, a SEAS realiza, na quinta, (31/08), dois painéis para promover um intercâmbio internacional de experiências e conhecimentos sobre a Economia Azul: “Bacias e Baías: Projetos de despoluição de corpos hídricos em áreas urbanas” e “Economia Azul e Cultura Oceânica”.

Na sexta, (01/09), o Green Rio terá vários painéis internacionais. Às 10h, acontece novamente o workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha, que vai reunir representantes dos governos e de órgãos de pesquisa dos dois países, como a Secretária do Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha, Claudia Müller, e o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Perosa. Também pela manhã, mas em outra sala do pavilhão, será realizado o workshop de agricultura orgânica, promovido pela BMEL (Governo da Alemanha). Os dois eventos são abertos ao público e com ocupação limitada por ordem de chegada.

Às 14h30, no auditório principal, acontecerá pela segunda vez consecutiva no Green Rio, o painel AL-Invest Verde DPI em parceria com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e um dos eixos do programa AL-Invest Verde, com o objetivo de promover maior eficácia dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), particularmente nos países do Mercosul. Sob o tema “O Potencial Verde da Propriedade Intelectual”, serão apresentadas valiosas perspectivas de como a propriedade intelectual pode se tornar um instrumento para promover e apoiar iniciativas ambientais e socialmente responsáveis no contexto do desenvolvimento sustentável.

Outro destaque da edição de 2023 é a parceria entre Green Rio e a Fundação Dom Cabral, que será inaugurada com o painel Sul Global, e contará com palestrantes internacionais, entre eles, Enrique Garcilazo (OCDE). Há uma crescente onda de incursões nos países do chamado Sul Global, sobretudo vinda da Europa, visando diminuir a influência e a dependência de nações como a Rússia e a China, investindo na construção de novas cadeias de abastecimento, desde alimentos a energia. O Professor da FDC, Paulo Vicente Alves, fará a abertura desse painel.

Na Sala Bioeconomia, o Painel Clima, Descarbonização e Finanças Verdes contará com a participação de diversos atores estratégicos nestes cenários, desde o Reitor do Centro Universitário FEI, Gustavo Donato, a representantes do Banco do Brasil e Governo do Mato Grosso do Sul.

A Fecomércio levará ao evento algumas máquinas de reciclagem onde as pessoas poderão assistir ao vivo como é feito o processo. Serão duas máquinas que recebem seis tipos de resíduos e bonifica o consumidor pela entrega.

Novamente, o evento vai receber o domo geodésico, idealizado pelo Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0. Com o objetivo de juntar ancestralidade e futurismo, ele proporcionará experiências aos visitantes, que terão contato com os equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido.

“A cada ano o Green Rio-Green Latin America agrega uma inovação e registra resultados da edição anterior, destacando as conquistas alcançadas por brasileiros de diversos estados do país. Green Rio vem se firmando como a plataforma de encontros estratégicos, propostas inovadoras e formalizações de parcerias. Embrapa conversando com Julius Kühn Institut é um exemplo de sucesso desta plataforma. Vamos em frente com novos países prestigiando o evento como Áustria, França e Estados Unidos, além da Alemanha, um parceiro presente desde 2017.” diz Maria Beatriz Bley Costa, coordenadora do Green Rio.

Expositores

A feira reunirá mais de 90 expositores, que vão oferecer produtos e novidades relacionados à agricultura, à biodiversidade, à economia verde e à produção sustentável.

Serviço

Green Rio 2023
Dias: 31 de agosto e 01 a 02 de setembro
Horários:
Quinta – 31 /08 e 6ª feira 01/09– 10h às 18h
Sábado – 02/09– 10h às 17h
Local: Marina da Glória - Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: www.greenrio.com.br

Programação

31 de agosto – 5ª feira

Auditório (haverá tradução simultânea)

10h – Cerimônia de Abertura

11h – Keynote Speaker - Jefferson Gomes, diretor de Tecnologia e Inovação Senai – Departamento Nacional

14h às 16h - Gestão Sustentável e Economia Circular

16h às 18h - Economia Azul, Bacias e Baías

Sala Bioeconomia

14h às 15h - O Futuro dos Agrossistemas

16h às 16h50 – Clima/Descarbonização

17h às 18h – Investimentos Verdes

01 de setembro – 6ª feira

Auditório

10h às 13h – Workshop de bioeconomia Brasil-Alemanha – com a presença de representantes governamentais dos dois países

14h30 às 15h45 – Propriedade Intelectual e Tecnologias Verdes

16h às 18h – Painel internacional Fundação Dom Cabral e Green Latin America: Cenários Sul Global

Sala Bioeconomia

10h às 13h – Seminário Agricultura Orgânica no Brasil e na Alemanha

14h às 15h45 – Empreendedorismo do Mar – Promoção: Sebrae RJ

16h às 17h30 – Workshop AL Invest Verde

02 de setembro – Sábado

Auditório

10h30 às 12h - Turismo e Cidades Sustentáveis – Conexão Rural-Urbano

14h30 às 16h30 – Orgânicos, Compras Públicas e Alimentação Escolar

16h30 – Lançamento de livros sobre sustentabilidade

Sala Bioeconomia

10h às 12h e 14h30 às 16h30 – Revolutionnutri: Desvendando os Segredos da Fitoterapia e Suplementação na Nutrição Moderna

12h30 às 14h – Biomas e Bionegócios

17h – Encerramento

www.greenrio.com.br
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
14/06/2024
» XXXIV Ajorsul Fair Mercoóptica 2024 confirma datas para setembro em Gramado
14/06/2024
» Remodelado em função das enchentes,Inspiramais anuncia edições no RS e em SP
14/06/2024
» Sankhya anuncia primeira edição do Sankhya Connection, evento dedicado à gestão empresarial
14/06/2024
» Marga Hoek, Moojan Asghari e Ott Velsberg serão palestrantes do IT Forum Praia do Forte
13/06/2024
» Congressos de capacitação do 31º Enflor e 19ª Garden Fair inspiram a criatividade para alavancar os negócios
mais...
  buscar destaques: