O segmento varejista está cada vez mais competitivo e desafiador e as empresas que desejam consolidar sua marca no mercado e, ao mesmo tempo elevar sua performance, precisam se atentar sobre a importância cada vez maior do trade marketing, que emerge como um dos pilares fundamentais para o sucesso empresarial ao integrar estratégias de marketing com táticas direcionadas aos canais de distribuição.
Segundo levantamento da SA+ Trade com base em dados compilados de mercado, a indústria movimenta por meio do trade marketing cerca de R$ 28 bilhões anualmente em iniciativas trade dentro do varejo alimentar. Tais ações passam por degustações, comunicações no PDV, estratégias para melhor exposição de produtos nas gôndolas, CRM, comunicação digital e e-commerce, que além de otimizar a visibilidade da marca, melhora a jornada de compras do cliente e impulsiona suas vendas.
Na indústria, esse departamento já está mais evoluído, mas no varejo supermercadista ainda há um enorme espaço para avançar. Pesquisas comprovam que apenas 15% do varejo alimentar (atacarejos, hipermercados e todos os modelos de supermercados existentes), têm uma área de trade marketing estruturada. O gestor que não tiver uma visão ampla voltada para a importância dessa área pode perder grandes oportunidades de potencializar ainda mais seus negócios.
Com o propósito de ajudar a desenvolver a área de trade marketing, tornando-a ainda mais estratégica para supermercados e indústrias de bens de consumo, a SA+ Trade realizará no dia 29 de agosto o evento Trade Connection, que reunirá executivos do varejo supermercadista e da indústria, além de empresas prestadoras de serviços para debater temas que impactam diretamente os resultados de todos os envolvidos na cadeia.
Entre os tópicos que serão debatidos no evento, na maioria das vezes por uma dupla formada por um varejista e um executivo da indústria, estão: A visão do trade pela indústria e pelo varejo; o objetivo dos investimentos em trade; valorização das equipes; KPIs do trade: como estruturar uma área trade de alta performance; cultura trade, mindset para o resultado e inovação; trade multicanal: estratégia e customização a partir da perspectiva do cliente; potencializando a categoria com estratégia trade; Retail Media: o varejo como protagonista da terceira onda da publicidade digital e humanizando a comunicação com o cliente no varejo.
Alguns palestrantes confirmados para o evento:
Marcos Samaha, CEO do Tenda Atacado, que fatura por ano R$ 6,5 bilhões, com atuação apenas no modelo de lojas cash & carry. Nesse formato, é a 8ª maior do país.
Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós (OXXO e Shell Select). A bandeira Oxxo atua com lojas de proximidade e tem sido protagonista de uma rápida expansão de lojas. Em apenas dois anos, já conta com mais de 350 unidades.
Andreia Zonta, diretora do Condor Supermercados. Com unidades no Paraná e Santa Catarina, atua com lojas de supermercados, hipermercados e atacarejos. Anualmente, atende mais de 50 milhões de clientes e o Condor é considerado uma das maiores empresas de varejo.
Eandres Gomes, CMO do Grupo Amigão. Com faturamento anual de R$ 4 bilhões, o Grupo opera lojas de varejo e de atacarejo nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Antonio Marcos dos Santos, diretor de Trade Marketing do Grupo Pereira, que há 60 anos atua no varejo e no atacado, com unidades no Mato Grosso do Sul (Supermercados Comper), em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e nas cidades paulistas de Jundiaí, Pilar do Sul e Vargem Grande Paulista (Fort Atacadista). O faturamento anual é de R$ 11,2 bilhões.
Entre os debatedores da indústria estão:
Tirso Mello, Brazil Sales VP da Procter & Gamble, e Marcos Bauer, diretor de Trade Marketing da P&G, uma das maiores indústrias do segmento de higiene, beleza e limpeza que atuam no Brasil.
Manuela Telles, diretora de Trade Marketing da Ambev, maior empresa de bebidas do Brasil e dona de marcas como Skol, Stella Artois, Budweiser, Brahma, Guaraná Antarctica.
Felipe Votisch, diretor nacional de Trade Marketing e Merchandising da Nestlé Brasil, considerada a maior empresa de alimentos do mundo e com marcas importantes em diversas categorias de produtos.
Ricardo Piccoli, Sr. Director - Special Channels & Trade da Heineken, principal marca de cervejas premium do Brasil.
Sobre a SA+ Trade: empresa especializada na área de Trade Marketing, por meio de eventos, curso EAD e viagens internacionais de benchmarking. Foi criada neste ano e faz parte da “empresa-mãe” SA+ Ecossistema de Varejo, que oferece uma solução completa para o desenvolvimento do varejo por meio de nove unidades de negócios, que incluem: tecnologia, aconselhamento, educação, inteligência de mercado, eventos, entre outros.
Serviço:
Trade Connection – transformando o trade marketing
29 de agosto de 2023, das 8h às 19h30
Pro Magno Eventos – Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras – São Paulo
https://lp.savarejo.com.br/trade-connection |
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