Elbia Gannoum, Presidente Executiva da ABEEólica e congressista do Brazil WindPower avalia o desempenho do setor neste ano e defende a necessidade de um aparato regulatório para o desenvolvimento de projetos offshore
Os resultados do setor eólico brasileiro este ano seguem superando as expectativas previstas pelo mercado. A capacidade instalada, inserida no Sistema Interligado Nacional (SIN), terá recorde em 2023 em relação a 2022, que também superou o ano de 2021.
Já em relação à performance de geração, a safra dos ventos iniciou com recordes na geração eólica. Nos quatro primeiros dias de julho, a produção de energia eólica registrou índices inéditos, entre eles, o montante mais elevado na geração no SIN de 2023, com produção de 19,7 GW, representando 27,8% da demanda de carga nacional.
Segundo a Presidente Executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologia (ABEEólica) e congressista do Brazil WindPower, maior evento de energia eólica da América Latina, Elbia Gannoum, a expectativa é de que nos meses de setembro e outubro novos patamares sejam alcançados, devido ao aumento da intensidade eólica em diferentes regiões do Brasil.
Eólicas Offshore
O Roteiro de Eólica Offshore, publicado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aponta que o Brasil tem grande potencial, com aproximadamente 700GW em locais de até 50 metros de profundidade. No entanto, o documento aponta a necessidade de segurança jurídica para o setor alavancar no país, por meio de regras para a cessão do uso do mar. Instrumentos regulatórios como o PL 576/21 e o decreto 10.946/2022 são fundamentais para agilizar a regulamentação da estrutura do país.
“Não há saída sem aparato legal para produzir energia elétrica eólica no mar, pois trata-se de um bem da União, portanto, o estudo e exploração precisam de autorização do Estado. A partir dessas diretrizes virão outras regulamentações e a partir daí estamos aptos para realizar o primeiro leilão de cessão do uso do mar”, explica Elbia Gannoum.
Brazil Windpower
O Brazil Windpower, que é organizado pelo Grupo CanalEnergia by Informa Markets, pela ABEEólica e pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC), chega neste ano à sua 14ª edição, e será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro no pavilhão da São Paulo Expo, com possibilidade para assistir ao congresso de forma online, por meio da plataforma digital. O encontro, que reunirá entidades representativas, fabricantes e executivos do segmento eólico, irá discutir as tendências, novidades tecnológicas, fontes de financiamento e os desafios para a expansão do mercado de energia limpa no Brasil e em toda a América Latina.
Além do congresso, que acontecerá em três arenas de conteúdo simultâneas, haverá uma feira de negócios que contará diversos players nacionais e internacionais, incluindo fornecedores de toda a cadeia eólica, que apresentarão as novidades mais recentes do segmento e as principais inovações tecnológicas do mercado. A programação também inclui workshops, cases de sucesso, demonstrações de soluções e outros temas relevantes.
Este ano a novidade será um espaço inteiramente dedicado à eólica offshore e novas tecnologias, a Arena Ocean Winds Offshore. Outra inovação é o Prêmio Estande Sustentável 2023, que irá reconhecer as marcas com os estandes mais sustentáveis. Para participar, a empresa expositora deve preencher um questionário informando as práticas sustentáveis implementadas em seus estandes.
Para essa edição, o evento espera cerca de 6 mil participantes, e mais de 100 empresas já estão confirmadas. A energia eólica atingiu este ano mais de 26,8 GW de capacidade instalada, o suficiente para abastecer 124 milhões de habitantes, na média mensal. Na última década, entre 2012 e 2022, o setor eólico movimentou cerca de US$ 42 bilhões em investimentos públicos e privados e a expectativa é que o setor alcance a marca de 52,9 GW de capacidade instalada em 2029. Respondendo por 14% de toda a geração injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN), a energia eólica conta com mais de 940 parques eólicos em operação distribuídos em 12 Estados brasileiros.
Serviço
Brazil Windpower
Quando: 12, 13 e 14 de setembro de 2023, das 10h às 20h
Onde: São Paulo Expo - São Paulo, SP.
www.brazilwindpower.com.br |
|
|
|