Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Enaex: desenvolvimento sustentável depende da competitividade do comércio exterior

29/09/2023
Enaex: desenvolvimento sustentável depende da competitividade do comércio exterior

Evento da AEB volta ao formato presencial no Rio na próxima semana

Discutir ações para ampliar as exportações de manufaturados e reduzir o custo da logística de transporte, projetar cenários do agronegócio em um mundo instável e mensurar os impactos no Brasil das transformações geopolíticas são alguns dos principais desafios a serem debatidos na 42ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) nos próximos dias 5 e 6 de outubro, no Expo Mag, no Centro do Rio de Janeiro. O mais consolidado fórum de debate do segmento no país - realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) -, contará com nove painéis e quase 30 palestras das maiores autoridades e players do comércio exterior brasileiro.

Com o tema Comércio exterior competitivo: base para o desenvolvimento sustentável, o Enaex 2023 vai focar em soluções para se alcançar um ambiente de negócios mais favorável à exportação. “Por maiores que sejam os esforços dos nossos exportadores, o Brasil só conseguirá aumentar realmente a competitividade dos seus produtos e serviços no mercado global se fizer suas lições de casa que estão há décadas paradas nas gavetas. São as reformas estruturais – a tributária, em especial – necessárias para reduzir o alto custo-Brasil e outros gargalos”, ressalta José Augusto de Castro, presidente executivo da AEB.

Na volta ao formato presencial, depois de três edições virtuais devido à pandemia da Covid-19, o Enaex 2023 apresenta números expressivos de inscrições de participantes - 3 mil -, provando mais uma vez ser um dos maiores e mais tradicionais eventos de comércio exterior da América do Sul. O Enaex é gratuito e pode ser acompanhado também de forma online a partir das inscrições pelo site.

História do Enaex

Realizado desde 1972, o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) é o maior fórum de reflexão sobre comércio exterior no Brasil que proporciona condições adequadas para o debate de propostas objetivas e a interação entre o empresariado e autoridades governamentais, visando à adoção de políticas e ações em favor da expansão da inserção competitiva e sustentável do Brasil no mercado internacional.

O Enaex reúne diferentes segmentos com atuação no comércio exterior brasileiro para discutir estratégias destinadas a seu fortalecimento, analisando, debatendo e propondo ações para eliminar entraves que reduzem a competitividade dos nossos produtos e serviços, tais como logística, sistema tributário, burocracia, acesso a mercados, custos financeiros, entre outros. O público é formado por dirigentes empresariais e de entidades de classe, autoridades do governo federal, exportadores e importadores de mercadorias e serviços, além de profissionais de outros segmentos do comércio exterior e estudantes universitários.

Serviço

42º Enaex
Data: 5 e 6 de outubro de 2023
Local: Expo Mag – Rio de Janeiro
Informações e inscrições: www.enaex.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
21/02/2024
» SRE Trade Show: evento de negócios do setor varejista das Américas acontece em março no Riocentro
21/02/2024
» Contagem regressiva para a Agreste Tex: 99% dos estandes vendidos e 50 novos expositores no evento
21/02/2024
» Feira de arte ArPa chega a sua terceira edição com curadores renomados
21/02/2024
» Evento Degustar 2024 realiza edição especial em Goiânia com aulas e palestras além da tradicional festa enogastronômica
20/02/2024
» Cosmo Estética, o maior evento de estética do Brasil, acontece em abril na Cidade de São Paulo
mais...
  buscar destaques: