Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Nuclear Legacy: pela primeira vez desembarca em Brasília

16/10/2023
Nuclear Legacy: pela primeira vez desembarca em Brasília

Edição histórica acontecerá em novembro e deve ter presença do Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, ministra de Ciência e Tecnologia, prefeito do Rio de Janeiro, dentre outras autoridades

O evento Nuclear Legacy, organizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), acontecerá de forma inédita na capital brasileira, no prestigiado Clube Naval de Brasília, nos dias 7 e 8 de novembro. O encontro vai reunir profissionais, especialistas, autoridades governamentais e membros do setor para discutir o papel da energia nuclear na matriz energética e as perspectivas para o mercado, além da geração elétrica. A expectativa é receber mais de 400 pessoas durante os dois dias.

Com a realização do evento em Brasília, a Abdan espera consolidar o diálogo sobre energia nuclear no país, demonstrando seu compromisso com a promoção de uma energia limpa, segura e sustentável para as gerações futuras. "Esta edição representa um marco histórico para a Abdan e todo o setor nuclear brasileiro. É uma oportunidade única de reunir especialistas, autoridades e parceiros para discutir o papel fundamental da energia nuclear em nossa matriz energética e explorar novas perspectivas para o segmento. Estamos entusiasmados em promover este encontro que fortalecerá o diálogo sobre as possibilidades da tecnologia nuclear para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Com debates, assinatura de contratos e homenagens a personalidades, o evento reafirmará nosso compromisso com a promoção de uma energia limpa, segura e inovadora para o futuro do país.", afirma o presidente da Abdan, Celso Cunha.

O evento, que acontece desde 2017, é um dos mais reconhecidos e respeitados do setor e terá uma programação diversificada com painéis, palestras e debates sobre áreas como medicina nuclear, agricultura, indústria, pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, mostrando como a expertise nuclear pode impulsionar diversos setores da economia brasileira.

Autoridades

O evento deverá ter a presença do Vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, Almirante Esq. Olsen, prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, bem como membros da Frente Parlamentar, dentre outras autoridades que farão discursos sobre a relevância e o papel estratégico da energia nuclear no contexto nacional.

Assinatura de contratos e honras ao mérito

O Nuclear Legacy será também espaço para estabelecer parcerias e cooperações entre empresas, instituições e órgãos governamentais. Durante o evento, serão realizadas assinaturas de contratos e acordos, impulsionando o desenvolvimento de projetos e tecnologias nucleares no país. Além disso, serão entregues medalhas de honra ao mérito a profissionais e personalidades que se destacaram em suas contribuições para o setor nuclear brasileiro. Serão oito categorias a serem premiadas: Relações Institucionais/ Diplomacia, Medicina Nuclear, Jornalista, Indústria Tecnologia, Defesa, Pesquisa & Desenvolvimento, Geração de Energia- Setor de energia e Mídia. “E pela primeira vez na história algumas categorias desta votação serão abertas ao grande público, como por exemplo o Prêmio Jornalismo Energia Nuclear 2023 que irá eleger o melhor jornalista, veículo e reportagem do setor ao logo do ano anterior”, explica Cunha sobre a novidade.

Hackapower 2023

Mais um momento importante promete deixar a marca do nuclear pra sempre em Brasília. Os vencedores das Olimpíadas Nucleares Brasileiras (ONB) – Hackpower 2023 serão revelados também durante o evento Nuclear Legacy. A competição intelectual, direcionada a estudantes de graduação, mestrado e doutorado foi lançada ainda no início do ano pela Abdan, em parceria com as pesquisadoras Patricia Wieland e Eliene Silva. Os participantes foram divididos em grupos e terão até setembro para desenvolver as soluções para os temas propostos. Ao todo, quase 50 alunos se inscreveram nas Olimpíadas Nucleares Brasileiras. O Hackapower 2023 tem mentoria de Leonam Guimarães (Abdan/Eletronuclear), Karla Lepetitgaland (Eletronuclear), Marcos Santana (IEN/CNEN), Guilherme Dutra (IEN/CNEN), Andressa Nicolau (UFRJ) e Claudio Pereira (IEN/CNEN).

Mais informações: https//abdan.org.br/eventos-abdan/nuclear-legacy-2023/
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
28/02/2024
» Fórum GD: Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada através da Micro e Minigeração de Energia
28/02/2024
» SRM prepara Prova de Ganho de Peso para a Expoingá
28/02/2024
» Zabbix Conference LatAm reunirá lideranças latinoamericanas para discutir monitoramento, open source e networking
28/02/2024
» ABComm abre venda de ingressos para a 9ª edição do Prêmio de Inovação Digital
27/02/2024
» Haus Decor Show apresenta os lançamentos de tintas e vernizes à iluminação, de refrigeração à automação residencial
mais...
  buscar destaques: