Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Seafood Show Latin America 2023 discute o panorama sobre os principais commodities do mercado de pesca

20/10/2023
Seafood Show Latin America 2023 discute o panorama sobre os principais commodities do mercado de pesca

Salmão, tilápia, camarão, bacalhau e peixe branco serão discutidos em encontro de atualização e negócios entre os grandes players do setor

O Seafood Show Latin America 2023 será realizado entre os dias 24 e 26 de outubro, em São Paulo, no Pro-Magno, das 13h às 20h. Promovido pela Francal Feiras – maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País – e Seafood Brasil – plataforma de comunicação destinada a aumentar o consumo e gerar negócios para toda a cadeia produtiva, o evento é pensado para consolidar e fomentar o mercado de pescado no Brasil, focando em um intercâmbio comercial de todo o continente. “Hoje, os principais commodities do mercado de pesca são o salmão, tilápia, camarão, bacalhau e peixe branco. São eles que movimentam o mercado global e o Brasil é o quarto maior produtor de tilápia do mundo, atrás apenas da China, Indonésia e Egito”, explica Ricardo Torres, sócio da Seafood Brasil.?

Dentre os principais commodities, temos: o Salmão, que é um dos produtos mais populares e valiosos do mercado de pescado e se tornou a porta de entrada de muitos no consumo de peixes, principalmente em função dos mais de 3.000 restaurantes japoneses existentes no país. No Brasil, a maior parte do salmão consumido é importada, principalmente do Chile que, segundo dados do ProChile, em 2022, exportou para o Brasil cerca de US$31,65 milhões em salmão fresco. Sua valorização ocorre por seu sabor e por ser uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3.

Já a Tilápia é um peixe de água doce amplamente cultivado no Brasil. É uma fonte importante de proteína e tem um papel significativo na produção nacional de pescado. Segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), houve um aumento de 3,0% na produção brasileira quando se compara às 550.060 toneladas de 2022 e às 534.005 toneladas de 2021. É considerada uma espécie de cultivo promissora devido ao seu rápido crescimento e adaptabilidade.

Outra commodity do mercado de pescado é o camarão, produto valorizado no mercado de frutos do mar. O Brasil possui uma produção significativa de camarões de água doce e salgada, embora a produção de camarões de água salgada seja mais expressiva na região Nordeste.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Camarão, em 2022, o Brasil produziu cerca de 150 mil toneladas. Mais recentemente, o Brasil tem aumentado as importações de camarões do Equador e da Argentina, mas a maior parte da oferta é suprida por produto nacional.

Enquanto o bacalhau é tradicionalmente importado, principalmente de países como Noruega e Portugal. De acordo com Conselho Norueguês da Pesca (CNP), houve um aumento de 6,4% das exportações no Brasil quando comparado 2021 e 2022. É muito apreciado na culinária brasileira, especialmente em pratos típicos, como a "Bacalhoada". O consumo de bacalhau tende a aumentar durante feriados religiosos, como a Páscoa.

Também considerado como commodity, o peixe branco geralmente se refere a espécies de peixes magros, como linguado, pescada, merluza e outros. No Brasil, essas espécies são tanto pescadas em águas nacionais quanto importadas. São populares devido à sua versatilidade culinária, ausência de espinhas e ao baixo teor de gordura.

“O Seafood Show Latin America 2023 será de grande importância para o crescimento do mercado de pesca, pois será uma imersão de três dias apresentando as principais e mais importantes novidades e conteúdo de alto valor em um evento desenvolvido por players que possuem alto know how do setor de peixes e frutos do mar”, finaliza Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras, uma das maiores promotoras de eventos B2B e B2C da América Latina.

Serviço

Seafood Show Latin America
Data: 24 a 26 de outubro de 2023
Horário: das 13h às 20h
Local: Centro de Eventos?Pro Magno
Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513 – São Paulo, SP?

https://seafoodshow.com.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
28/02/2024
» Fórum GD: Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada através da Micro e Minigeração de Energia
28/02/2024
» SRM prepara Prova de Ganho de Peso para a Expoingá
28/02/2024
» Zabbix Conference LatAm reunirá lideranças latinoamericanas para discutir monitoramento, open source e networking
28/02/2024
» ABComm abre venda de ingressos para a 9ª edição do Prêmio de Inovação Digital
27/02/2024
» Haus Decor Show apresenta os lançamentos de tintas e vernizes à iluminação, de refrigeração à automação residencial
mais...
  buscar destaques: