Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Agro paulista tem exportação recorde e muitos desafios em gestão de pessoas

27/10/2023
Agro paulista tem exportação recorde e muitos desafios em gestão de pessoas

2º Fórum Agro RH, promovido pela ABRH-SP, vai reunir líderes e especialistas para discutir as dificuldades da atualidade enfrentadas por um dos segmentos produtivos mais rentáveis e tradicionais do País

As exportações do agronegócio no Estado de São Paulo, principalmente com a participação dos complexos sucroalcooleiro, soja e carne bovina, devem ultrapassar valores recordes até o fim de 2023. De acordo com levantamento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, baseado em dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, a projeção toma por parâmetro o saldo de US$ 20,46 bilhões entre janeiro e setembro deste ano. Mas o setor como um todo, que deve responder por 24,4% do PIB do País até o final do ano, enfrenta desafios em gestão de pessoas. “O grande gap nas organizações, e o agro não se mostra diferente, é a atração, o engajamento e o desenvolvimento de talentos”, observa Maria Elvira Scapol, diretora da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo (ABRH-SP).

Com a proposta de apresentar as melhores práticas e estratégias de gestão de pessoas para aprimorar o desempenho das empresas agro, a ABRH-SP, por meio das regionais Centro-Oeste e Noroeste Paulista, promove o 2º Fórum Agro RH – Gestão Estratégica de Pessoas no Crescimento do Agronegócio. No dia 9 de novembro, a partir das 9h, o evento presencial será realizado no Auditório do Insper, na capital paulista, e também poderá ser acompanhado via YouTube.

“O Fórum Agro RH nasceu da iniciativa da Regional Centro-Oeste e estabeleceu uma parceria com a Regional Noroeste Paulista, em virtude da vocação destas áreas do interior paulista para o agronegócio”, afirma Maria Elvira Scapol, organizadora do evento.

“Abordar estratégias e tendências para o público de Recursos Humanos no agronegócio é de extrema importância, diante dos atuais desafios de desenvolvimento do setor”, observa Fabíola Molina, diretora da ABRH-SP Regional Noroeste Paulista, também organizadora do fórum. “A partir de demandas do segmento, preparamos uma programação que discute caminhos para a expansão, assegurando a qualidade das instituições e das pessoas.”

As palestras e mesas de debates, com a participação de especialistas, líderes do setor e profissionais de Recursos Humanos, destacam, entre outros temas, ações de engajamento e retenção de talentos, assim como estratégias para manter equipes motivadas e produtivas. Com foco em educação corporativa, o fórum coloca no centro das discussões o Valor de Proposta do Empregado (EVP). Incorporação de tecnologias e o desenvolvimento das lideranças com mindset de crescimento serão abordados como aspectos-chaves para a sustentabilidade do setor. O papel do RH no contexto ESG também ganha visibilidade no evento.

“A perspectiva ampliada de como trabalhar a questão da diversidade, de inclusão e equidade dentro de um segmento tão tradicional, que vem se reinventando numa velocidade ímpar, constitui um dos debates primordiais no fórum, uma vez que o RH se coloca como protagonista nas mudanças de cultura, posicionamento de negócios e de gestão estratégica de pessoas”, ressalta Maria Elvira Scapol.

“Acreditamos que diante de temas tão relevantes, os profissionais que compõem os painéis no Fórum Agro RH trarão muita troca e inspiração aos participantes, com o objetivo de promover o progresso e a inovação no agronegócio”, conclui Fabíola Molina.

Serviço

2º Fórum Agro RH
09 de novembro
Auditório do Insper - São Paulo/SP
Informações e inscrições: https://abrhsp.org.br/forum-agro-rh/
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
28/02/2024
» Fórum GD: Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada através da Micro e Minigeração de Energia
28/02/2024
» SRM prepara Prova de Ganho de Peso para a Expoingá
28/02/2024
» Zabbix Conference LatAm reunirá lideranças latinoamericanas para discutir monitoramento, open source e networking
28/02/2024
» ABComm abre venda de ingressos para a 9ª edição do Prêmio de Inovação Digital
27/02/2024
» Haus Decor Show apresenta os lançamentos de tintas e vernizes à iluminação, de refrigeração à automação residencial
mais...
  buscar destaques: