Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Soluções sustentáveis e inovações curiosas serão expostas no Sendi 2023

30/10/2023
Soluções sustentáveis e inovações curiosas serão expostas no Sendi 2023

Novos produtos criados para facilitar o trabalho, gerar economia, mais segurança e cuidar do meio ambiente serão apresentados na ExpoSendi 2023, realizada durante o XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi). O evento pretende apresentar as principais inovações do setor, com destaque para soluções sustentáveis e de alta qualidade.

O compromisso com a responsabilidade social e ambiental por meio de iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança) é destaque desta edição do Sendi 2023, que será realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, no Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo, e tem a EDP como empresa anfitriã.

Dutos utilizados em redes de energia elétrica e telecomunicações ganharam uma nova versão: a Plastibras vai expor dutos corrugados sustentáveis, cuja matéria-prima é obtida através da reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. O material tem alta qualidade. Essa linha de dutos atende a norma ABNT NBR 15715, que padroniza os matérias que podem ser utilizados nessas instalações.

Fora isso, toda a água do processo produtivo é tratada e reutilizada, a operação utilizando matéria prima reciclada evita a emissão de carbono da extração de material para a fabricação de matéria-prima virgem. A Plastibras é parceira do sistema inpEV, referência global em recolhimento de embalagens vazias.

A Siemens, empresa que oferece tecnologia com propósito, vai mostrar como a digitalização do centro de fornecimento de energia, com os dados concentrados em nuvem, facilita o trabalho das empresas, permitindo maior disponibilidade, eficiência e sustentabilidade de seus ativos e redes. Com isso, a companhia reforça a importância da nova industrialização do país, trazendo sustentabilidade e inovação para seus clientes.

“Os setores de energia e elétrico estão passando por uma transformação sem precedentes no Brasil. Digitalizar uma subestação é reduzir sua vulnerabilidade e custo do sistema (menos cabos elétricos) e aumentar sua disponibilidade de operação, além de trazer ganhos socioambientais e qualidade na prestação de serviços”, afirma Fabio Koga, Diretor da Área de Eletrificação e Automação da Siemens.

Uma das soluções da Siemens para o setor elétrico é o Process Bus, que consiste na automação dos sinais medidos no pátio das subestações, com envio de dados por fibra óptica para os dispositivos eletrônicos inteligentes de supervisão, proteção e controle via protocolos de comunicação. As vantagens dessa aplicação aparecem diretamente na redução de custos e riscos de cibersegurança, no aumento da confiabilidade e eficiência do sistema e, o mais importante, na redução do impacto ambiental.

A Itaipu, signatária do Pacto Global da ONU, se destaca pela pesquisa e desenvolvimento que consolidou os transformadores ecológicos no mercado de distribuição brasileiro e também pela aderência as práticas de governança e ESG, que motivaram, inclusive, sua participação no United Nations Global Compact Leaders Summit 2023.

Isso demonstra a relevância da indústria nacional em âmbito global e o quanto a Itaipu está preparada para atendimento das tendências do setor elétrico. Para esta edição do Sendi, apresentam projetos de transformadores com potência de até 40 MVA, classe de tensão de 145 KV e para aplicações especiais, como é o caso de transformadores subterrâneos, de aterramento e para aplicação em fornos industriais. Esses equipamentos atendem as demandas de concessionárias e também do mercado particular, com tecnologia de ponta e relevante capacidade técnica.

O estande da Fu2re no Sendi estará totalmente centrado em otimizar a experiência do usuário. O destaque principal será o SmartAssets, uma solução revolucionária que utiliza Inteligência Artificial e Visão Computacional para realizar o Censo de iluminação pública e a gestão de ativos. É uma verdadeira inovação no sentido tecnológico em empresas de serviços de utilidade pública.

Com foco na qualidade, segurança e compromisso com a responsabilidade social e ambiental, a A W Bertolo Escadas procura constantemente maneiras de minimizar seu impacto ambiental, adotando práticas sustentáveis em sua produção e logística. Além disso, está envolvida em ações sociais que apoiam a comunidade local e promovem o bem-estar de seus colaboradores.

A empresa é pioneira em produção e aplicação de inovações e produtos diferenciados. Um exemplo é o degrau em formato “D”, recentemente lançado em sua versão em fibra de vidro, que oferece 100% de isolamento elétrico. No estande do Sendi, também estarão os novos modelos de plataforma, com destaque para a Plataforma Premium 360, que possibilita que o usuário tenha um alcance de 360º com total segurança.

Entre os mais de 150 estandes em exposição, incontáveis inovações e tecnologias. Alguns produtos são bem curiosos: tem um novo componente químico que pode substituir o uso de concreto na fixação de postes, de forma mais rápida e com menos mão de obra, o Q-Set™ 250.

Tem também uma tecnologia de Inteligência Artificial especialmente desenvolvida pela Tempo OK para otimizar previsões do tempo.

Além disso, entre as novidades está um dispositivo criado para bloquear cascas e galhos, e outro para afastar ninhos de passarinhos próximos dos fios e isoladores de energia. Ambos são da BGL Soluções.

ExpoSendi

O ExpoSendi 2023 vai reunir, em um mesmo espaço, as grandes inovações e os mais modernos produtos, serviços e equipamentos da cadeia de distribuição de energia elétrica. Serão estandes, apresentando e comercializando o que há de mais moderno no setor.

O espaço das plenárias terá apresentações simultâneas, com a tecnologia de arena silenciosa, e será integrado à área de exposições do evento. Além dos estandes das empresas participantes, há salas de negociação e apresentação dos trabalhos técnicos.

O Sendi

O Sendi é o maior evento de distribuição de energia da América Latina e pretende apresentar as principais inovações do setor, com destaque para soluções sustentáveis e de alta qualidade. As tendências de digitalização, descarbonização e descentralização são relevantes para o setor, pois dizem respeito à transição energética.

Realizado entre os dias 7 e 10 de novembro, pelo Instituto Abradee e tendo a EDP como anfitriã, o Sendi 2023 ocupará mais de 20 mil metros quadrados, no Parque de Exposições de Carapina, e abrigará a ExpoSendi, uma exposição do segmento de energia; uma arena silenciosa com palestras simultâneas de especialistas renomados, apresentação de trabalhos técnicos, o espaço Inovação e o Rodeio Nacional dos Eletricistas.

O eixo central do evento será o ESG (Environmental, Social and Governance), abordando cases e práticas ambientais, sociais e de governança, com temas relacionados às macrotendências de transformação do setor de energia. Em pauta, conteúdos como gestão inteligente da rede; soluções para clientes; tendências e fomento à inovação; sustentabilidade do negócio UND; e liberalização do mercado.

Serviço

XXIV Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi) 2023
Data: 7 a 10 de novembro de 2023
Local: Pavilhão de Carapina, no Espírito Santo
Atrações: ExpoSendi; seminários com palestrantes nacionais e internacionais; apresentação de trabalhos técnicos e de startups e seus trabalhos de inovação; Rodeio Nacional dos Eletricistas; Carta de Vitoria, entre outros
Informações e inscrições: https://sendi.org.br
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 ultrapassa a marca de 2.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
28/02/2024
» Fórum GD: Região Sudeste atinge sozinha 9,1 GW de potência instalada através da Micro e Minigeração de Energia
28/02/2024
» SRM prepara Prova de Ganho de Peso para a Expoingá
28/02/2024
» Zabbix Conference LatAm reunirá lideranças latinoamericanas para discutir monitoramento, open source e networking
28/02/2024
» ABComm abre venda de ingressos para a 9ª edição do Prêmio de Inovação Digital
27/02/2024
» Haus Decor Show apresenta os lançamentos de tintas e vernizes à iluminação, de refrigeração à automação residencial
mais...
  buscar destaques: