Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
Fórum Regional de Turismo do Polo discute experiências e boas práticas no Turismo

30/11/2023
Fórum Regional de Turismo do Polo discute experiências e boas práticas no Turismo

Primeira edição do evento traz diversidade de temáticas e palestrantes visando ao desenvolvimento do turismo ecológico e sustentável

Polo de Ecoturismo de São Paulo, 28 de novembro de 2023 - O 1 º Fórum Regional de Turismo do Polo de Ecoturismo de São Paulo vai acontecer nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na Mansão Fato, um espaço de eventos localizado em Parelheiros. O Fórum é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Conselho Gestor de Turismo do Polo (Congetur) e realização da São Paulo Turismo, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e o objetivo é capacitar, debater ações e projetos, apresentar tendências e integrar os atores envolvidos no desenvolvimento do turismo dessa região tão especial da cidade de São Paulo. O evento é voltado apenas aos empreendedores e gestores de estabelecimentos turísticos do território, além de agricultores, guias de turismo e monitores que atuam na região, assim como ativistas e líderes comunitários.

As temáticas abordadas serão políticas públicas para a região, turismo de base comunitária, cooperativismo, sensibilização à diversidade, acessibilidade e inclusão, prevenção de acidentes e segurança, experiências no turismo e boas práticas do turismo.

Acesse www.polodeecoturismosp.com/forumregional para saber mais.

Confira a Programação

9h – Credenciamento e café de boas-vindas

10h – Abertura com autoridades - Políticas públicas e o desenvolvimento do turismo do Polo

11h – Painel 1 - Segmentação e oportunidades de mercado

Sensibilização para a Diversidade – Ricardo Gomes - Câmara de Comércio LGBT
Turismo Acessível - Jessica Paula - Passaporte Acessível
Ecoturismo Pet Friendly- Sharlene Irente – Cãomigo

12h30 - Experiências no turismo – Como atender a diferentes demandas do mercado – Samir Reis - Infinity Turismo

13h às 14h – Almoço no local

14h – Palestra: Prevenção de acidentes e segurança do visitante – Sivia Basile – Férias Viva

14h30 - Painel 2 - Turismo de Base Comunitária do Polo

Turismo em Terra Indígena – Daniel Cabrera - Agência Vivalá
A experiência da Terra Indígena Tenonde Porã
Turismo rural - O Projeto Acolhendo em Parelheiros

16h – Palestra: Políticas Públicas no Agronegócio e Turismo de Base Rural – o exemplo de Jundiaí. Eduardo Alvarez – Secretário Municipal de Agronegócio, Abastecimento e Turismo

16h30 – O desenvolvimento do Polo de Ecoturismo

Detalhamento das ações em andamento
Projetos da Secretaria de Estado de Turismo
Apresentação de projetos inscritos

18h – Encerramento

Conheça os palestrantes

- Daniel Cabrera
Fundador e diretor-executivo da Vivalá, negócio social que trabalha no desenvolvimento do turismo sustentável, com experiências em 25 unidades de conservação, em conjunto com comunidades tradicionais indígenas, ribeirinhas, caiçaras, quilombolas e sertanejas. Considerado um Jovem Líder das Américas pelo Departamento de Estado Americano.

- Eduardo José da Silveira Alvarez
Graduado em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba, especialista em Educação Ambiental pela UFSCar e mestre em Aquicultura pela Unesp. Professor do Centro Paula Souza e responsável pela implantação dos laboratórios para curso Técnico em Viticultura e Enologia e para o curso de Técnico em Química na Etec Benedito Storani.

- Jéssica Paula
Jornalista pela Universidade de Brasília (UnB) e consultora em diversidade e inclusão, ela vive com uma deficiência física desde os seis anos e hoje caminha com um par de muletas. Fundou a produtora Passaporte Acessível para registrar experiências inéditas de viagens. Em suas produções mais recentes, Jéssica atravessou os Lençóis Maranhenses, a pé.

- Ricardo Gomes
Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil – Câmara LGBT, formado em Comunicação e pós-graduado pela Universidade de Londrina, tem uma trajetória de 20 anos na área de eventos. Nos últimos sete anos tem se dedicado também ao fomento do Turismo LGBT e dos Negócios da Comunidade LGBTI+, áreas que também atua como palestrante.

- Samir Reis
Tem 42 anos, é formado em Administração, com especialização em Estatística Computacional. Entrou para o mercado de Turismo em 2010, com formação em Guia de Turismo, além de cursos de especialização em ecoturismo e atividades ao ar livre.

- Sharlene Irente
Mãe de quatro pets viajantes, une sua experiência pessoal de viajar com pets por diversos destinos e estados a estudos, pesquisas e à experiência de ter atendido a mais de 400 tutores e pets, em viagens e eventos de ecoturismo. É vice-presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) e redatora do blog Cãomigo, especializado em Turismo Pet Friendly.

- Silvia Basile
Diretora-presidente da Associação Férias Vivas, é reconhecida pela sua participação na criação de padrões internacionais de segurança no turismo. É coordenadora da norma ABNT NBR ISO 21.101 Sistema de Gestão de Segurança para Turismo de Aventura e foi responsável pelo primeiro projeto de implementação dos protocolos de gestão da segurança em Socorro/SP.

- Valéria Maria Macoratti
Proprietária do Sítio Nossa Fazenda, que recebe escolas e grupos de turismo de base comunitária. Ela trabalha com agricultora familiar orgânica e permacultora; é educadora ambiental, protetora de animais e foi presidente da Cooperapas. Foi ainda idealizadora do projeto "Turma do Nino" e uma das fundadoras do projeto Acolhida na Colônia em São Paulo.

www.polodeecoturismosp.com/forumregional
 
 
 
Destaque
» Sacola Plástica Personalizada G-20 Fundo Caixa: O modelo ideal para seu evento
Últimos Destaques 
12/07/2024
» 25º Festival do Japão começa nesta sexta (12), no São Paulo Expo
12/07/2024
» 31ª Enflor e 19ª Garden Fai: novidades em flores, plantas, decoração e jardinagem são apresentadas em Holambra
12/07/2024
» Fenavinho evidencia qualidade da produção vinícola brasileira
12/07/2024
» Fi South America: inteligência artificial é alternativa para um setor de alimentos mais sustentável
11/07/2024
» PL Connection 2024 espera receber mais de 3 mil varejistas e profissionais do setor de marca própria
mais...
  buscar destaques: