Além de reunir pesquisadores, técnicos e estudantes, evento em Ouro Preto (MG) terá presença de representantes do CFQ
A 10ª edição do Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAmb) vai debater, entre os dias 18 e 21 de março, os desafios para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no setor. Neste ano, o evento será sediado em Ouro Preto (MG) e vai reunir pesquisadores, técnicos e estudantes para discutir retrocessos, avanços e perspectivas na relação da Química e o meio ambiente. Simultaneamente, a cidade mineira também promoverá o XV Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (Laseac).
Nesse encontro internacional, especialistas da área vão discutir temas relativos não só à Química Ambiental, mas também à Analítica. O fórum será um espaço relevante para a divulgação de inovações técnicas de amostragem, preparo de amostra, análise de poluentes, avaliação da distribuição dos poluentes no meio ambiente e alimentos. O Conselho Federal de Química (CFQ) estará presente em ambos. Entre os representantes, estarão presentes os conselheiros federais Djalma Santana Nunes e Suely Abrahão Schuh e a ouvidora Ana Elisa Barreto. Ainda está prevista uma palestra sobre o trabalho do profissional da Química com o presidente do Conselho Regional de Química da 2ª Região (CRQ II-MG), Wagner Pederzoli.
A Química Ambiental emergiu como área de estudo na década de 1950, quando compostos químicos passaram a se acumular no ambiente por conta da ação humana. O uso de materiais como pesticidas, produtos de limpeza, detergentes, poliéster, borracha sintética, baterias de automóveis, pigmentos, leva não só a mudanças climáticas, mas também tem impactos sobre a saúde. Por isso, os eventos vão promover debates sobre vários temas que concernem à Química Ambiental. A área abrange desde o controle e a poluição da água, ar e solo, contaminantes orgânicos e uso de metais pesados até novas tendências em preparo de métodos de química analítica verde, biotecnologia ambiental e regulamentos sobre controle de poluição ambiental e mudanças climáticas globais.
Ao longo de quatro dias, estão programados debates, palestras, conferências e apresentações de trabalhos científicos, com temas como a análise ecotoxicológica da cannabis, responsabilidade por mudanças climáticas, pesquisa acadêmica e impactos da poluição atmosférica para a saúde, entre outros. Os dois encontros ainda visam ressaltar a importância do Profissional da Química Ambiental, cuja atuação não se resume à análise da concentração de poluentes no ambiente. O trabalho vai além, e envolve o monitoramento e comportamento de elementos químicos no meio ambiente, e assim, propor soluções para problemas ambientais.
Serviço
X ENQAmb e XV Laseac
Onde: Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto
Quando: 18 a 21 de março
Mais informações: www.xvlaseac-xenqamb2024.com/ |
|
|
|