A feira iniciou na última terça-feira, 14, encerra no sábado, 18, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha
Caravanas de agricultores familiares de todos os 139 municípios tocantinenses chegam na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), para conhecer as inovações tecnológicas que estão sendo apresentadas aos visitantes. A feira iniciou na última terça-feira, 14, encerra no sábado, 18, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha.
As caravanas de agricultores familiares abrangem um total de 3 mil pessoas de todo Estado. Na feira, os agricultores participam de palestras, dinâmicas, além de conhecer as tecnologias mais modernas ligadas aos pequenos e médios produtores.
Segundo a gerente de Associativismo e Cooperativismo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Noilma Farias, essa ação faz parte das políticas públicas do governo do Estado para incentivar a produção na agricultura familiar. “Todos os anos, o Governo do Tocantins promove essa ação para que os agricultores possam conhecer o que há de inovação tecnológica na agricultura e pecuária voltada para os pequenos produtores rurais do Estado”, ressaltou a gerente.
Agricultor
O agricultor, Valmedir Felix, de Marianópolis, disse que essa é uma oportunidade para conhecer tecnologias diferentes. “É um incentivo muito importante para nós termos novos conhecimentos das diversas tecnologias que existem no mercado e, assim, produzir e gerar renda para nós”, disse o agricultor.
Acadêmicos
As caravanas abrangem também o segmento acadêmico da área agronômica em busca de conhecimento tecnológico e aprimoramento das disciplinas escolares. A coordenadora de pesquisa da IESC – FAG, Faculdade de Guaraí, Rosângela Oliveira, explicou que a feira é um espaço gigantesco para os acadêmicos. “Essa ação do governo com as Faculdades e Universidades é de fundamental importância para expansão do conhecimento acadêmico, local onde eles aliam a prática com a teoria”, detalhou.
www.instagram.com/agrotins_2024/ |
|
|
|