Empreender no setor gastronômico significa mais do que apenas servir refeições. Empresários e gestores de restaurantes, bares e cafés, conhecem o ritmo frenético dessa indústria. O Brasil já tem o quinto maior mercado mundial de food service e, segundo dados da ABIA (Associação Brasileira de Indústria Alimentícia), são 38 mil empresas do setor que geram 1,97 milhão de empregos formais e informais no Brasil e 7,9 milhões de empregos indiretos. Cerca de 27,6% das vendas da indústria do mercado interno são para atender as operadoras de bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos ou negócios de alimentação fora de casa. Em 2023 as vendas desse mercado alcançaram R$234, 9 bilhões.
Mas assim como surgem novos estabelecimentos, também foram contabilizados muitos fechamentos de comércios. Segundo dados apontados pela Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, cerca de 50% dos restaurantes no Brasil não chegam a dois anos de funcionamento. Para o especialista em negócios gastronômicos, Marcelo Politi, muitos acabam fechando as portas no caminho, entretanto, a principal causa de quebras e falências não está na inflação, no governo, em guerras fora do país ou qualquer outro fator externo ao negócio e sim no amadorismo e na falta de um modelo de gestão. “É notável que ainda existe uma lacuna no mercado de educação para donos de restaurantes no Brasil, ou seja, há uma grande carência de informação, educação e networking, tanto nos pequenos, como nos grandes centros”, explica.
O empresário fundou a Politi Academy - uma plataforma online que auxilia mais de 3.000 empresários do setor de food service, atuando na formação de empreendedores independentes, ou seja, aqueles que não pertencem a nenhuma cadeia de franquia e hoje representam 77% do total das operações no Brasil.
Politi também é responsável por trazer para o Brasil o movimento Acelera Food Nation - um evento que reúne grandes nomes da gastronomia e do mercado de food service. Entre os dias 04 e 05 de junho de 2024, Politi reunirá cerca de 800 empresários do segmento para uma imersão focada na aceleração de negócios, no Teatro Santander, em São Paulo. Entre os confirmados, estão os palestrantes: Diego Barreto - CEO do iFood; Eduardo Ourivio – fundador do Grupo Trigo, que tem em seu portfólio as marcas Spoleto, Koni, LeBonTon, Gurumê e Room Service; João Kleper – escritor, anjo-investidor, conferencista apresentador de TV e premiado como Top #1 em Economia e Negócios pelo prêmio IBest. Também estarão presentes Josimar Melo - crítico de gastronomia da Folha de São Paulo, apresentador e curador do canal Sabor e Arte e presidente do júri da seção sul-americana que seleciona os 50 melhores restaurantes do mundo (World 50 best); e Pierre Berestein, vice-Presidente Global - Chief Customer Officer da Bloomin’ Brands, empresa responsável por marcas como Outback e Abbraccio.
Segundo Politi, somar forças pode acelerar os resultados não só juntando as marcas aos empresários altamente qualificados, mas também para contribuir com a qualidade do serviço de food service no Brasil. “A Politi Academy tem uma grande penetração nesse mercado e impacta os negócios por meio dos conhecimentos e da educação”, finaliza o empresário.
Serviço
Acelera #Food Nation
Data: 04 e 05 de junho
Local: Teatro Santander - São Paulo/SP
Inscrições: https://mp.marcelopoliti.com.br/afn03-inscricoes-abertas/ |
|
|
|