Evento abrirá espaço para importantes discussões sobre sustentabilidade para o mercado
Nos últimos anos, o mercado de papelaria tem evoluído significativamente, incorporando novas tendências e inovações, uma delas é a crescente conscientização sobre a sustentabilidade. Produtos como papel reciclado, papel semente, tintas naturais e embalagens biodegradáveis seguem ganhando espaço, juntamente com os materiais tradicionais que já conhecemos, de alta qualidade e que há anos dominam o setor. As marcas acompanham a tendência e criam linhas com esse enfoque, respondendo à crescente demanda do mercado por itens ecológicos que tenham a mesma qualidade, durabilidade e design diferenciado. Durante os quatro dias da 36ª edição da Escolar Office Brasil, o maior e mais importante evento de papelaria das Américas, que acontecerá de 4 a 7 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo, os visitantes poderão conhecer os principais lançamentos e linhas de produtos sustentáveis, por meio das mais de 280 marcas expositoras.
Estudos feitos pela UFSC Sustentável apontam que o uso de papel reciclado é mais vantajoso que o comum por inúmeros motivos. Como exemplo, para a produção de uma tonelada de papel branco virgem são gastos 100.000 litros de água, enquanto para o papel reciclado são utilizados cerca de 70.000 litros, o que equivale a uma redução de quase 30% do volume de água utilizada durante a produção.
O mercado de embalagens biodegradáveis se tornou uma área de grande importância para a papelaria. Dados da European Bioplastics mostram que o setor de itens sustentáveis segue com projeção de crescimento. Até 2029, a projeção mostra crescimento de mais de US$ 140 bilhões até 2029, com um crescimento anual de 5,97%. Além disso, a produção de bioplásticos deve aumentar aproximadamente 7,59 milhões de toneladas em 2026.
A sustentabilidade é uma tendência crescente no mercado de papelaria. A indústria está cada vez mais comprometida com práticas eco-friendly, investindo em produções mais conscientes e na utilização de materiais reciclados, refletindo um esforço constante para criar produtos que reduzam o impacto ambiental, sem abrir mão da qualidade e da funcionalidade dos itens de uso cotidiano.
Aproximadamente 25% das empresas de papelaria no Brasil possuem certificação FSC, garantindo que os produtos de papel e papelão vêm de florestas com manejo florestal responsável, assegurando a conservação dos recursos florestais, a proteção da biodiversidade e práticas responsáveis. Cerca de 15% das empresas têm certificação ISO 14001, estabelecendo um sistema de gestão ambiental eficaz, ajudando a reduzir o impacto ambiental, melhorando a eficiência dos recursos e seguindo as regulamentações ambientais, promovendo melhoria contínua durante as práticas na produção e gestão ambiental.
Prêmio Excelência em Papelaria
Durante a 36ª Escolar Office Brasil, acontece a terceira edição do Prêmio Excelência em Papelaria, que visa dar visibilidade, também, para produtos comprometidos com a sustentabilidade. Dentro de diversas categorias, os jurados avaliarão os principais destaques do ano, tanto no varejo quanto na indústria, em categorias como tendência e design de produtos, inovação nos negócios, tecnologia e design de embalagens, todas com um olhar voltado para as diversas práticas sustentáveis. No varejo, serão reconhecidas ainda a presença digital da marca, a experiência do cliente, o design de loja e o brand design. Em 2024, além dos prêmios Destaques do Ano no Setor de Papelaria, definidos por voto popular, o evento incluirá pela primeira vez a categoria Profissional do Setor na Papelaria.
Serviço
Escolar Office Brasil 2024
Quando: 04 a 07 de agosto de 2024
Horários: 11h às 20h e 4º dia 11h às 18h
Local: Expo Center Norte - São Paulo, SP.
www.escolarofficebrasil.com.br |
|
|
|