- Sistema construtivo é um dos mais difundidos no País e adotado desde construtoras de habitações populares, passando por empreendimentos de alto e altíssimo padrão
- Formada por 10 marcas, Praça da Alvenaria contará com demonstrações de produtos e palestras com grandes players do setor
“É possível inovar na alvenaria”? Aos que acreditam que a resposta seja não, o maior evento da cadeia construtiva latino-americana prova o contrário ao anunciar uma de suas principais novidades: a Praça da Alvenaria Industrializada e Pisos Intertravados. No espaço de cerca de 300 m², os mais de 20 mil visitantes esperados para esta 15ª edição do Concrete Show poderão conferir os principais avanços da indústria da alvenaria racionalizada.
O Espaço contará com a participação de 10 marcas expositoras: Oterprem, Optimas, Glasser, Columbia, Intercity, Anhanguera, Tatu, Embu, Equipaobra e Solpi; além do apoio institucional das principais entidades do setor da construção, como Sinduscon-SP, Associação Bloco Brasil, ABCP e Sinaprocim/Sinprocim. Amplamente difundido no País, o que torna o Brasil um de seus expoentes mundiais, este sistema construtivo visa à redução ao máximo de improvisos e retrabalhos em uma obra. Para isso, todas as decisões ligadas à execução devem ser previstas em projeto, com todas as especificidades técnicas. E aí reside a importância da Praça da Alvenaria, espaço inédito criado pelo gerente de Produto do Concrete Show, Fernando D’Áscola e pelo idealizador da Casa Cerâmica, Paulo Manzini.
“Altamente especializado, o público do Concrete Show é formado por profissionais que atuam nas cadeias de suprimento de empresas e órgãos governamentais que atuam no setor e que vai ao evento em busca de conhecimento técnico, conceitos inovadores e equipamentos de ponta. Por isso, idealizamos um espaço em que poderão ser apresentados produtos que seguem as principais premissas da alvenaria racionalizada, como a rapidez associada à tecnologia e ao desempenho. Além disso, na Praça haverá também uma arena onde serão realizadas palestras com os principais players do mercado”, explica Paulo Manzini.
“A alvenaria estrutural é uma metodologia construtiva que já vem sendo usada há muitos anos e tem sido muito presente nas obras de habitação popular – como Minha Casa Minha Vida (MCMV) e Programa Casa Verde e Amarela – e Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBPQ-H). Muito eficiente por conta da rapidez de execução e qualidade, é algo que nós, da indústria do concreto, seguimos juntos. E aí reside a importância do tema e esperamos que ganhe protagonismo”, diz Guilherme Chaves Gomes, diretor Técnico da Concreserv Concreto SA, empresa que junto com outras 30, como o Sinaprocim/Sinprocim, o Sinduscon-SP, a Associação Bloco Brasil e a ProAcústica patrocina e apoia o Espaço.
Quem segue a mesma linha de raciocínio é o diretor Comercial da Oterprem, Marcos Barreiro Barral. Segundo o executivo, a alvenaria racionalizada guarda particularidades e é uma das razões para o crescimento e sucesso dos Programas Minha Casa Minha Vida e Casa Verde Amarela, do Governo Federal. “Muitos não sabem, mas com o avanço da indústria de blocos de concreto, já é possível produzir materiais que atendem aos requisitos acústicos, que são resistentes – permitindo a construção de edificações de até 24 andares em alvenaria estrutural –; além daqueles que atendem aos requisitos do Corpo de Bombeiros, no atendimento corta-fogo 120 minutos. Desta forma, conseguimos entregar residências que têm valor de compra menor com a mesma qualidade de acabamento que empreendimentos de alto e altíssimo padrão”.
“Decidimos agrupar as marcas que atuam neste segmento em um espaço único porque entendemos que este avanço não poderia ficar de fora de um evento da magnitude do Concrete Show. A alvenaria racionalizada é um sistema construtivo que só traz vantagens. Entre essas estão a redução de perdas, a geração de um menor volume de entulho e uma maior integração com as demais etapas de obra”, explica Fernando.
Além das demonstrações de produtos, a Praça da Alvenaria contará com uma arena onde haverá palestras durante os três dias do evento. Entre os temas estão “Graute: da usina à obra e sua importância na alvenaria estrutural”, “A importância da compatibilização dos sistemas construtivos para o atendimento à NBR 15.575 e “Boas práticas para execução de alvenaria racionalizada”.
E esta arena tem sua razão de ser, como explica o diretor do Portfólio de infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets Latam, Hermano Pinto. “Uma das missões do Concrete Show é promover a difusão do conteúdo técnico qualificado e a Praça da Alvenaria foi pensada como um espaço de troca de experiências sobre este assunto que é tão importante e, ao mesmo tempo, pouco divulgado”, finaliza.
Serviço
Concrete Show
Datas: 6, 7 e 8 de agosto
Horário: das 13h às 20h
Local: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP
www.concreteshow.com.br |
|
|
|