Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
 
     
 
Destaques & Notícias
 
COP Internacional: voltado para a atividade policial será realizado em São Paulo

27/09/2024
COP Internacional: voltado para a atividade policial será realizado em São Paulo

O Congresso de Operações Policiais - COP Internacional - é o maior evento latino-americano voltado para a atividade policial, acessível ao público maior de 18 anos. O objetivo do evento é integrar a sociedade civil junto às forças de segurança, defesa e justiça do Brasil.

A edição 2024 do evento, patrocinada por empresas que são referência do setor de segurança e defesa, como Springfield, Condor e Coplatex, será realizada de 16 a 18 de outubro de 2024 no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo – SP).

As inscrições estão disponíveis pelo site https://cop.international/ e são gratuitas para membros da segurança pública.

Temas em destaque no COP Internacional 2024:

Rede Interfederativa debate investimentos do Fundo Nacional de Segurança Pública:

Um destaque da edição deste ano do COP será a realização do encontro dos representantes da Rede Interfederativa, espaço institucional criado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP especialmente para compreender as necessidades específicas de cada região do país, promovendo o diálogo e ações conjuntas entre todos os entes federativos, com resultados diretos à população. O FNSP tem por objetivo financiar projetos, aquisições, atividades e ações nas áreas de segurança pública e de prevenção à violência, observadas nas diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Nacional. Para 2024, o órgão tem mais de R$ 3,5 bilhões de orçamento e vai destinar R$ 1,08 bilhão diretamente aos Estados e Distrito Federal para ações do setor.

Além do encontro da Rede Federativa, estão previstas a realização de uma mesa de financiamento da segurança pública e de uma palestra técnica da Diretora do FNSP, Camila Pintarelli, durante o COP. “O COP é um evento reconhecido pela qualidade e pela capacidade de agregação, oportunidade ideal para instalarmos a reunião da nossa Rede, espaço de sinergia federativa em prol do resgate da sensação de segurança”, afirma Camila Pintarelli, Diretora do FNSP.

Comitivas de profissionais de segurança pública participarão de encontros de classes: Além do encontro dos representantes da Rede Interfederativa, também já estão confirmados os Encontros do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública - Consesp e dos Conselhos Nacionais das forças de segurança do país, entre eles:

- Conselho Nacional de Comandantes Gerais – CNCG.
- Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil – CONCPC.
- Conselho Nacional das Guardas Municipais – CNGM.

Debate sobre a participação das Forças de Segurança Pública em tragédia no RS:

A recente tragédia no Rio Grande do Sul, com enchentes devastadoras, tem exigido respostas rápidas e eficientes no gerenciamento da crise sem precedentes no Estado. Para entender como as forças de segurança lidam com a crise e quais as etapas planejadas, o Inspetor Marcus Vinícius Silva de Almeida, Diretor de Operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Delegado da Polícia Civil Bolivar Llantada, Coordenador da CORE-RS, levarão suas experiências para o COP Internacional 2024.

Estado mais seguro do país, Santa Catarina, apresentará seu sistema prisional e de segurança pública:

O Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apontou que Santa Catarina vem se destacando, como por exemplo, na importante redução de 40,5% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, considerando o período de 2017 a 2022. Os resultados são ainda mais expressivos quando o recorte observado é de jovens entre 15 e 29 anos, com uma queda na taxa de homicídios de 56,3% no mesmo período. Em 2023, Santa Catarina foi classificada em 1º lugar na pesquisa nacional do Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com as organizações Gove e Seall. A posição foi alcançada levando em conta os baixos indicadores criminais em relação aos demais estados do país.

Outro ponto de destaque catarinense foi a performance de municípios com mais de 100 mil habitantes. Jaraguá do Sul, localizada no Norte do Estado, apresentou a menor taxa de homicídios estimados, com apenas 2,2 mortes por 100 mil habitantes em 2022. Além disso, Tubarão (taxa de 3,6) e Brusque (taxa de 4,2) também figuraram entre as cinco cidades com menores índices de homicídios estimados no Brasil. A capital catarinense, Florianópolis, foi apontada como a mais segura entre as capitais brasileiras, com uma taxa de 8,9 homicídios estimados (2022). Em seguida aparecem Brasília (DF) com 13,0, e Cuiabá (MT) com 15,2 homicídios por 100 mil habitantes.

Com esse cenário, o COP Internacional trará a palestra do Secretário de Administração Prisional, Carlos Alves, para abordar sobre esses assuntos.

COP Internacional vai discutir a expansão e conflitos das facções criminosas no Brasil:

O Congresso de Operações Policiais – COP Internacional trará para debate a atuação das duas principais facções criminosas brasileiras: o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). A palestra de Christian Vianna de Azevedo, atual Subsecretário de Integração e Segurança Pública de Minas Gerais terá como tema os crimes transnacionais, com ênfase na expansão do PCC e principais aspectos do tráfico de drogas e armas no país. A questão da criminalidade organizada no Rio de Janeiro e as respostas de enfrentamento da Polícia e do Estado serão abordados por Alexandre Abrahão, Juiz de Direito titular da 3ª Vara Especializada em Crime Organizado no RJ.

Mudança de nomenclatura será tema de reunião do Conselho das Guardas Municipais:

O COP Internacional, entre outras atividades, contará com a Reunião do Conselho Nacional das Guardas Municipais. Presidida pelo Comandante Carlos Alexandre Braga, o encontro já tem alguns temas confirmados, como discussão sobre a mudança da nomenclatura de Guardas Municipais para “Polícia Municipal” e suas atribuições.

A discussão é antiga e voltou a ser tema de debate após o julgamento do Supremo Tribunal Federal da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 995, que reconheceu formalmente as Guardas Municipais como integrantes do Sistema de Segurança Pública, equiparando-as a uma polícia municipal. De acordo com o Comandante Braga, a mudança seria apenas de nomenclatura. “Para nós, da categoria, sempre fomos uma polícia. A atribuição já está estabelecida por outras leis, como o Estatuto Geral das Guardas – Lei 13.022”, relembra.

Para a população, a alteração da designação também não teria impacto do ponto de vista prático e para Braga, o efeito seria apenas psicológico. “As Guardas Municipais cresceram 39% nos últimos 10 anos, porque a população, especialmente em cidades pequenas e médias, tem a resposta mais rápida para a melhoria da Segurança Pública através da gestão municipal. Mas sendo Guarda ou Polícia Municipal, nada vai mudar em termos de atribuições”, ressalta o Comandante.

Principais palestrantes:

- Dr. Mário Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública
- Dra. Camila Pintarelli, Diretora de Gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública
- Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo
- Sandro Avelar, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e Presidente Consesp
- Cel PM Cássio Araújo de Freitas, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Artur José Dian, Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo
- Del. Fabrício Oliveira, Delegado Cooordenador da Core-RJ
- Cel. Maurílio Nunes, Subsecretário de Seg. Pública do RJ
- Juiz Alexandre Abrahão, Presidente da 3ª Vara Especializada em Organizações Criminosas
- Cel. Uirá Ferreira, Subsecretário de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
- Ten. Cel.Santos Rocha, Comandante do Bope-RS
- Marco Matos, Diretor Geral da Academia Estadual de Seg. Pública de MG
- Carlos Alves, Sec. de Administração Prisional de SC
- Bolívar Llantada, Delegado Coordenador Core-RS
- Major Possato, Major PMESP - Subcomandante do Batalhão de Operações Especiais
- Capitão Pavão, Comandante do Gate PMESP
- Luciano Lara, Promotor Público
- Cel. Valmor Racorti, Comandante dos Batalhões de Choque PMESP
- Christian Vianna de Azevedo, Subsecretário de Integração da Segurança Pública na SEJUSP/MG
- Cel. Aristheu de Góes Lopes, Comandante do Batalhão de Operaçoes Policiais Especiais - Bope PMERJ
- Ten. Cel. Akira Takahashi, Comandante da Rota PMESP
- Marcus Castelo Branco, Secretário de Administração Prisional do Estado de Rondônia e Presidente do Consej
- Del. Rafael Fagundes, Delegado de Policia Civil do Estado de São Paulo
- Dr. Fábio Pimentel, Delegado Titular do SAT - Serviço Aerotático Polícia Civil do Estado de São Paulo
- Siderley Lima, Subinspetor da GCM
- Victor Gallo, CEO Protecta
- Comandante Braga, President of the National Council of Municipal Guards
- Dr. André Garcia, Secretário Nacional de Políticas Penais
- Capitão Tiago Mesquita, Coordenador de Projetos na SSP-BA
- Dra. Heloísa Campos de Brito, Delegada-geral da Polícia Civil da Bahia e Presidente do CONCPC

Evento paralelo: Enforce Tac, principal evento europeu do setor de Segurança Pública

Em paralelo ao COP Internacional 2024, será realizado o Enforce Tac, principal evento europeu do setor de Segurança Pública, organizado pela alemã NürnbergMesse.

A Enforce Tac acontece tradicionalmente durante o mês de fevereiro, na Alemanha, e é o ponto de encontro para profissionais do setor de segurança pública, agências governamentais e forças armadas da Europa. Com uma programação variada, o evento converge workshops e congresso com temas diversificados a uma feira de negócios de alta qualidade.

Na parceria firmada entre o COP Internacional e a Enforce Tac, várias ações de intercâmbio entre os eventos estão previstas, como a presença de autoridades internacionais, compartilhamento de experiências e estudos de casos, além das ativações comerciais, com um pavilhão exclusivo para expositores estrangeiros na Feira de Negócios do COP Internacional.

Serviço:

Evento: Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2024
Data: 16 a 18 de outubro de 2024
Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo-SP.

https://cop.international/
 
 
 
Destaque
» Calendário Feiras do Brasil 2024 supera a marca de 5.000 #feiras e #eventos
Últimos Destaques 
27/09/2024
» Fenasoja: 2024 marca a celebração dos 100 anos da chegada da soja no Brasil
27/09/2024
» Loucura por Sapatos e Festival de Cervejas Artesanais reúnem novos expositores, tendências e preços atrativos
27/09/2024
» Congresso Latino-Americano de Steel Frame será palco do lançamento da Aliança Latinoamericana de Construcción en Seco
26/09/2024
» MSP Summit completa 10 anos como o principal evento de Serviços Gerenciados de TI do Brasil
26/09/2024
» Rio recebe Fórum Massy Comexlog nos dias 03 e 04 de outubro
mais...
  buscar destaques: