O evento terá painéis que se complementam ao discutir tecnologias nacionais para reduzir emissões no transporte rodoviário e urbano, além da eletrificação no Brasil
As oportunidades para o Brasil liderar a transição energética nos transportes, inovações tecnológicas em desenvolvimento no setor, descarbonização e os desafios da eletrificação são temas que serão debatidos durante o Congresso SAE Brasil, que acontece nos dias 16 e 17 de outubro, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em dois painéis, especialistas irão discutir como o país pode se destacar globalmente ao promover soluções inovadoras e competitivas para a mobilidade sustentável.
O painel Rodoviário e Urbano trará inovações tecnológicas desenvolvidas no Brasil que visam a descarbonização dos transportes, principalmente diante do aquecimento global, com adoção de estratégias eficazes para mitigar a emissão de gases de efeito estufa. "A engenharia brasileira tem um papel importante na criação de soluções adequadas para o nosso mercado. Com isso em mente, apresentaremos tecnologias que contribuem para a descarbonização e fortalecem a indústria nacional", destaca Aníbal Machado, Gerente de P&D - Sistemas de Pós-Tratamento de Gases de Escape na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus.
Além disso, o painel abordará a relevância de empresas como a Verda, que desenvolvem estratégias voltadas à descarbonização em empresas de transporte, demonstrando expoentes importantes da engenharia nacional com soluções em termos de produtos novos e opções de melhorias para produtos já no campo. "O debate é urgente e temos a oportunidade de mostrar como o Brasil pode se destacar ao adaptar e criar soluções tecnológicas para atender às demandas globais de sustentabilidade", completa Lucas Rolin, Gerente de vendas da Voith.
Já o painel de veículos Elétricos e Híbridos terá como foco os desafios e oportunidades para a produção de baterias no Brasil, que são fundamentais para a expansão da eletromobilidade. O Brasil, com seu vasto potencial de matérias-primas e sua infraestrutura industrial robusta, pode se posicionar como um dos grandes produtores de baterias para veículos. De acordo com o Gerente de Desenvolvimento de Negócios para eMobility- Caminhões e Ônibus na Cummins, Maurício Frutuoso, o objetivo é discutir o estado atual e o futuro promissor da indústria de baterias no Brasil, incentivando a inovação, colaboração, investimento e a criação de políticas públicas no setor.
Frutuoso também ressalta a importância de desenvolver uma indústria local de baterias, o que não só agrega valor ao mercado de veículos, mas também incentiva uma mobilidade sustentável e com zero emissão de gases de efeito estufa e poluentes. "A fabricação local de baterias permitirá que o Brasil avance mais rapidamente na adoção de veículos elétricos e híbridos, ampliando a competitividade da indústria nacional", conclui.
O Congresso SAE Brasil destacará a relevância do país investir em inovação tecnológica e infraestrutura para alcançar um transporte mais sustentável e competitivo no cenário global. Com a participação de especialistas, empresas e engenheiros, os painéis oferecerão uma plataforma para discutir soluções e estratégias que possam impulsionar a transição energética e a descarbonização do setor de transporte, apresentando caminhos para o futuro da mobilidade e ampliando a competitividade da indústria brasileira em um mercado global de mobilidade sustentável.
SAE Brasil
A SAE Brasil é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser ‘A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira’. Participam da entidade profissionais de diversas áreas com a missão de criar e disseminar conhecimento para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.??Com seis mil associados e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do país, a SAE Brasil se consolidou como uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.???
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial cientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento sobre mobilidade e inserir o país no processo de globalização da economia, a SAE Brasil é referência nacional para a integração da indústria, academia, terceiro setor e órgãos técnicos do governo. É filiada à SAE International, que foi fundada em 1905, nos EUA, por visionários como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século tornou-se uma das principais fontes de conhecimento, normas e padrões dos setores automotivo e aeroespacial, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.?
Serviço?
31º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil
Data: 16 e 17 de outubro, das 09 às 18h
Local: Pavilhão da Bienal no Parque do Ibirapuera - São Paulo/SP
https://saebrasil.org.br/congresso/ |
|
|
|