Na ocasião do evento, que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, na cidade de São Paulo, a entidade trará as projeções inéditas para o setor solar no próximo ano
Dezembro de 2024 – A semana promete ser bastante movimentada no setor fotovoltaico brasileiro. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), promove, nos dias 11 e 12 de dezembro, na cidade de São Paulo, um grande evento com autoridades públicas, especialistas e empresários para debater as tendências e perspectivas para fonte solar em 2025.
Trata-se do Encontro Nacional Absolar, que acontece no Centro de Convenções Rebouças, a partir das 8h. Na ocasião, a entidade e seus convidados debaterão o papel da energia solar no processo de transição energética e na geopolítica econômica, social e ambiental, além de anunciar as projeções inéditas do mercado fotovoltaico para o próximo ano no País.
A Absolar fará ainda a assinatura oficial do acordo de cooperação com o Sebrae RN, que prevê iniciativas de apoio ao uso da energia solar por pequenas e medias empresas (PMEs). A proposta é criar um ambiente de trocas e interações para fomentar a inovação e a competitividade do ecossistema de energias renováveis, sobretudo a fonte solar fotovoltaica e tecnologias sinérgicas (tais como usinas híbridas, armazenamento de energia elétrica, produção e armazenamento de hidrogênio, microrredes, minirredes, digitalização, entre outras) para o público de PMEs.
O evento, que conta com a plataforma Meu Financiamento Solar como anfitriã, deve reunir mais de 900 participantes nos dois dias, além de dezenas de expositores que apresentarão tendências, cases de sucesso e novas soluções para o setor fotovoltaico.
Serão montados três palcos simultâneos, divididos em debates e palestras sobre visão estratégica das lideranças, aspectos operacionais e regulatórios e transição energética a partir da fonte solar no Brasil e no mundo. Também haverá um espaço para apresentações comerciais e rodadas de negócios entre fabricantes, distribuidores, epecistas, geradores, financeiras, seguradoras, prestadores de serviços e integradores.
A abertura será feita pelo jornalista e âncora da CNN Brasil Iuri Pitta, que é analista político e especialista em relações governamentais. A palestra magna tratará das mudanças no cenário geopolítico internacional, as eleições nos Estados Unidos e as relações comerciais com a China e os demais países asiáticos. Com o tema "O futuro já é solar: invista em energia limpa e seja parte dessa transformação", o encontro discutirá novas oportunidades de negócios para empresas no Brasil, reforçando a importância da energia solar no cenário econômico e ambiental.
Além de Pitta, outros destaques na abertura são Ronaldo Koloszuk, Presidente do Conselho de Administração da Absolar, e Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, que trarão o atual cenário da energia solar no País, a posição brasileira da fonte solar fotovoltaica no mundo e os desafios no ambiente legal e regulatório.
Participarão representantes de empresas nacionais e internacionais, incluindo players que atuam nos segmentos de geração centralizada, geração distribuída e de novas tecnologias, como hidrogênio verde e armazenamento.
A grade de conteúdo do evento contará com dezenas de palestrantes especialistas em diversos temas: políticas públicas para a transição energética, modelos de negócios para grandes usinas, capacitação e certificação de empresas do setor, fornecimento competitivo de equipamentos ao mercado, modelos de financiamento de projetos e versatilidade das aplicações fotovoltaicas, entre outras.
A proposta do Encontro Nacional Absolar, que conta ainda com o apoio da Brametal, Canadian Solar, Caixa Econômica Federal, Get Power - Power Safe, Grupo Energia, Huawei, Solis, Tokio Marine Seguradora, TW Solar, Valmont e WEG, é ampliar o relacionamento entre fornecedores, fabricantes e clientes que compõem a cadeia produtiva da energia solar no País.
https://encontronacionalabsolar.org.br |
|
|
|