Maior feira voltada para o setor de beleza profissional da América Latina reuniu mais de 900 marcas expositoras nesta retomada, confirma data para 2023 e leva expertise de educação profissionalizante ao mercado americano, com anúncio do novo evento
“Após dois anos de pandemia, a retomada da Hair Brasil superou nossas expectativas e projetamos uma melhora ainda maior para 2023”, resume o diretor geral da Hair Brasil, Jeferson Santos. Para o próximo ano, a expectativa é aumentar em 20% o número de expositores, que nesta edição 2022 foi de 900 marcas. Próxima edição da Hair Brasil está confirmada para 25 e 28 de março de 2023, em São Paulo.
Para a maioria das marcas presentes nesta edição, a percepção é de que o mercado de beleza está retomando seus negócios e reaquecendo as vendas após o impacto da pandemia. Muitos expositores afirmaram que o ticket médio foi maior do que em anos anteriores a pandemia, já que a Hair Brasil deixou de ser realizada por 2 anos. Outro dado sentido foi a qualificação do público, que compareceu a feira com intuito de fazer negócio.
Segundo Edson Borgo, CEO da Ecosmetics, marca reconhecida pelos produtos para cabelos e pelo viés educacional, a feira foi uma oportunidade de trocar experiências e lançar a plataforma educacional online Academia Hair School Business (HSB). “Tivemos um estande com muitos profissionais todo o tempo, com fila de espera para os nossos 20 workshops apresentados na feira, além de conseguir cerca de 50 a 70 novos distribuidores em países como Honduras, Perú, Argentina e Costa Rica”, afirma Edson.
Outra marca que comemora os bons resultados desta retomada é a Van de Velde. De acordo com o diretor comercial, Paulo Vieira, o público que prestigiou a feira estava focado na aquisição de móveis e acessórios para renovar seus salões de beleza, clínicas, spas e barbearias. Desta forma, as vendas da empresa foram 20% acima da meta estipulada para a feira.
Para Perla Aguero, gerente geral da Zhang Hair, o objetivo de participar da Hair Brasil foi de ampliar a visibilidade da empresa e afirma que os profissionais ficaram surpresos em conhecer um de seus principais produtos, que são as fibras de alongamento capilar.
Pioneira em realizar eventos educacionais e reforçar a importância da profissionalização do setor de beleza, a 19ª edição do Fórum Educacional Hair Brasil contou com mais de 100 eventos de capacitação, tendências e gestão, e reuniu mais de 4mil profissionais. Júnior Carvalho, diretor do fórum, afirma que um dos destaques foi a palestra “Plataformas Meta e o Segmento da Beleza: tendências e oportunidades”, ministrada por Nina Dragone, Head Sales & Business Development da Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger). Nina falou de como o movimento de vendas pelas plataformas Meta mudou a forma de vender e consumir produtos, serviços e conteúdo de beleza.
De acordo com dados da pesquisa realizada pela empresa em dezembro de 2021, no Brasil, 85% das vendas antes da pandemia eram realizadas presencialmente; a partir de 2020, as pessoas mudaram as formas de consumo e a maneira como se relacionam com os próprios hábitos de beleza, resultando em 81% dos brasileiros adotando as compras digitais. Destes, 64% passaram a comprar por canais como whatsapp, direct do Instagram, entre outras plataformas digitais. “O processo de descoberta não é mais linear: hoje, quanto mais fácil e mais rápida é a forma de pagamento, maior a propensão da pessoa efetuar a compra online”, destaca Nina.
A representante da Meta também deu dicas de tendências para criação de conteúdo online, tendo como foco os negócios de beleza, como as lives e o virtual try (realidade aumentada com filtros que possibilitam testar os produtos antes da compra).
Seguindo a tendência digital, a entidade de classe Pro-Beleza apresentou em seu estande na feira o Pro-Beleza Web, primeiro market place de conteúdo, serviços e produtos para o mercado B2B, facilitando acesso às oportunidades do setor para os mais de 500 mil salões de belezas distribuídos pelo Brasil (Fonte: Euromonitor).
Outra grande tendência do setor que invade de vez o mercado profissional é o clean beauty, com salões cada vez mais atentos a sustentabilidade. O maior destaque nesse tema foi o espaço Bioma, do Grupo Laces, que apresentou um modelo de licenciamento e conversão de salões de beleza convencionais em sustentáveis, com inclusão de práticas de ESG e capacitação do profissional. Para o CEO do grupo Laces, Itamar Cechetto, “o conceito clean beauty inclui uma cadeira ética, além de produtos predominantemente feitos de ingredientes naturais e não testados em animais, e que muitas vezes o salão convencional não tem acesso. Nosso projeto visa facilitar e capacitar o mercado para o clean beauty”.
Fórum Hair Brasil USA
A grande novidade dessa edição da Hair Brasil foi o lançamento de seu novo projeto, o Fórum Hair Brasil USA, programa internacional de formação e aperfeiçoamento dos cabeleireiros. Liderado por Thomas Santos, filho do fundador da Hair Brasil, Francisco Santos, o projeto vem sendo desenvolvido há 3 anos, e já contou com duas edições híbridas, em março de 2021, em Orlando, e em outubro de 2021, em Miami, reunindo mais de 500 pessoas no presencial e mais de 1000 no online em cada edição.
Com a 3ª Edição confirmada para os dias 14 e 15 de novembro de 2022, também em Orlando, o evento tem como parceiros a certificadora nos EUA para profissionais de beleza Wonderful Beauty; a GWP Brasil Group, empresa brasileira de beleza que atua no mercado americano com salões em Orlando e Nova York; e o Pro-Beleza, umas das mais ativas entidades de classe do setor no Brasil, dentre outros.
“Esse é o primeiro passo para nossa expansão internacional, após 20 anos nos consolidando como a mais importante feira de beleza profissional do mercado nacional, reforçando a filosofia da empresa de reunir o setor, valorizar os profissionais e colaborar para sua capacitação, agora visando também o mercado global, com foco na América Latina”, comenta Thomas Santos. “Nosso propósito com esse novo evento é promover um intercâmbio cultural, reforçando os laços de confiança e relação mútua com o setor de beleza também nos EUA”, complementa Juliana Villa dos Santos, diretora da Hair Brasil USA.
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