O evento deste ano tem como tema o Acolhimento e o Reencontro e será realizado até o dia 19 de janeiro
Mais de R$30 milhões foram investidos na 39a edição do Natal Luz, o maior evento natalino da América Latina, como parte da estratégia de promover a retomada econômica do Rio Grande do Sul. A expectativa é de que até dois milhões de turistas passem pela cidade até janeiro e que a ocupação hoteleira chegue a 75%, dos 26 mil leitos na cidade.
O secretário de turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci, explica que os recursos foram aplicados pela Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, e que reúne os recursos oriundos de ingressos e patrocínios.
A cidade deve fechar o ano de 2024 com um total de 6 milhões de visitantes, uma redução de 25% na comparação com o ano passado. O isolamento logístico de Gramado, resultado direto do fechamento do aeroporto de Porto Alegre e da interdição de estradas, levou boa parte do público de Gramado para cidades como Campos do Jordão, em São Paulo.
“A infraestrutura de Gramado não foi afetada diretamente, mas ficamos isolados e tivemos uma grande perda no período de inverno, um dos principais da nossa economia, que tem 86% de sua atividade no setor turístico”, explica o secretário. A estimativa do secretário é de que o prejuízo com as enchentes soma R$550 milhões para Gramado.
O Natal Luz do Acolhimento
A programação da 39° edição do Natal Luz 2024, evento que começou em 24 de outubro e vai até 19 de janeiro de 2025, soma 88 dias de festa. São desfiles, shows, concertos e o acendimento de luzes e sua famosa dança luminosa para a celebração de uma das estações mais alegres do ano. “Este ano, especialmente, estamos celebrando o Natal do acolhimento, do reencontro, do encantamento”, afirma o titular da pasta de turismo.
A cidade oferece diversos atrativos, entre os pagos, que ocorrem em certos dias da semana, destaca-se o Nativitaten, um espetáculo com efeitos pirotécnicos, interpretado por cantores líricos e um coral, que celebra o nascimento de Cristo, com direito a balsas flutuantes e bolas infláveis com bailarinas.
Outro evento tradicional é o desfile de Natal da cidade, que voltou a ser realizado nas ruas da cidade após 10 anos, na Avenida das Hortênsias, região central, para que todos possam celebrar juntos a magia do Natal. Com opção paga e gratuita, o turista irá conferir carros alegóricos, efeitos de luz, trilha sonora original e figurinos natalinos, além da presença do Papai Noel em meio a uma neve artificial, na transmissão das mensagens de amor e esperança, com especial ênfase ao acolhimento e solidariedade.
A programação gratuita ocorre no centro de Gramado ao longo de todos os dias do evento. Destacam-se a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias, das 14h às 18h. No local, visitantes são recebidos por um Papai Noel em um cenário para fotos. A casa fica dentro da Vila de Natal, que, inclusive, também oferece apresentações artísticas e produtos artesanais.
Na Rua Coberta, a decoração especial se transforma em palco para atrações musicais e performances de artistas locais de quarta a domingo, a partir das 19h. Há ainda o “acendimento das luzes”, em que a decoração natalina da Avenida das Hortênsias é acesa diariamente, às 20h.
A programação completa do Natal Luz pode ser conferida em www.natalluzdegramado.com.br. A estimativa é de que o evento atraia, este ano, mais de dois milhões de pessoas.
www.natalluzdegramado.com.br |
|
|
|