Atenção:

Habilite o JavaScript em seu navegador (browser) de internet!
Feiras do Brasil
 
     
 
Calendário Feiras do Brasil
 
     
 
Destaques & Notícias
 
LatAm Content Meeting reúne players do mercado de audiovisual de conteúdos de não ficçãos no Rio de Janeiro

19/02/2025
LatAm Content Meeting reúne players do mercado de audiovisual de conteúdos de não ficçãos no Rio de Janeiro

Nos dias 10, 11 e 12 de março de 2025 acontece no Rio de Janeiro a primeira edição do LatAm Content Meeting, que reunirá profissionais e empresas do setor audiovisual de várias partes do mundo. O evento vem atender a uma demanda de produtoras independentes de conteúdo e plataformas (TVs e OTTs) da América Latina por um espaço segmentado para a não-ficção dedicado à geração de parcerias e negócios. O objetivo é mostrar a vitalidade do mercado audiovisual, e criar oportunidades de trocas entre produtores, distribuidores e exibidores internacionais.

“Existe uma demanda por um mercado focado em conteúdos de não-ficção e o Brasil é um catalisador natural, um hub muito importante para a região. O Latam Content Meeting vai reunir no Rio de Janeiro representantes de várias partes do mundo, com representantes da Inglaterra, França, Estados Unidos, Alemanha, Bolívia, Colômbia, entre outros. Tenho certeza de que no encerramento do evento terão sido realizados muitos novos negócios e vamos contribuir para o incremento da produção na América Latina”, acredita Fernando Dias, Presidente do evento.

A programação do LatAm Content Meeting é diversa e inclusiva, e será composta por oportunidades de reuniões one-to-one, sessões de pitch, espaços para networking e palestras com importantes players do Brasil e do exterior. Da Europa, estão confirmadas as participações de representantes da alemã Deutsche Welle; da emissora britânica Channel 4, da France Télévisions e da Austrian Broadcasting Corporation, além de representantes da japonesa NHK Enterprises, entre outros. Entre as emissoras nacionais, já confirmaram presença executivos da TV Globo, da TV Cultura, do Canal Curta!, da Band e do Canal Brasil. Além das plataformas de streaming Amazon Studios, Grupo Warner, YouTube e Globoplay, e dos canais Fast LG, Samsung TV Plus.

Programação

Na sessão de abertura do Latam Content Meeting, dia 10 de março, Caroline Behar, da France Télévisions, vai apresentar a Global Doc Alliance — uma iniciativa inovadora de cofinanciamento que une os principais canais públicos internacionais em um esforço coletivo para promover a diversidade, elevar a qualidade dos conteúdos e atender aos padrões globais em constante evolução. No mesmo dia, acontece um encontro com Kate Phillips, Diretora de Unscripted, da BBC - Reino Unido, que vai falar sobre o mercado crescente de coproduções internacionais.

Outro destaque na programação são as quatro palestras Industry Talk que acontecem nos dias 10 e 11 de março, reunindo representantes dos canais brasileiros (TV aberta e paga), de emissoras internacionais, com a participação dos maiores broadcasters públicos e privados do mundo, dos canais Fast (Free Ad-Supported Streaming TV) que estão revolucionando o consumo de conteúdo gratuito, e das plataformas de streaming. Nesses encontros os executivos vão apresentar como cada um desses espaços desenvolvem narrativas impactantes por meio de documentários e formatos inovadores de não ficção. Também vão falar sobre os desafios de equilibrar entretenimento com autenticidade, os tipos de conteúdo procurados pelos diferentes espaços e as oportunidades de coprodução com produtores independentes.

No dia 12 de março, a palestra Quando a Realidade Encontra a Ficção vai contar como os criadores transformam histórias reais em uma ficção envolvente. A ideia é mostrar os desafios e os processos criativos por trás da dramatização de eventos reais e personagens verídicos como no caso do filme “Maníaco do Parque”, do Prime Video, onde especialistas da indústria discutirão a linha tênue entre fato e ficção, considerações éticas e as escolhas de narrativa que dão vida a essas histórias.

Pitchings

As sessões de pitch prometem ser uma das principais atividades do LatAm Content Meeting, gerando negócios internacionais para produtoras de várias partes do mundo que já confirmaram presença. As atividades serão gerenciadas pela equipe do Sunny Side of the Doc, maior evento internacional dedicado a documentários lineares e não lineares que acontece anualmente em La Rochelle, França, parceiro do evento brasileiro, a quem coube o papel fundamental na gestão de todo o processo, desde a convocatória e inscrição dos projetos até a seleção, mentoria e produção das sessões no local.

“Com inscrições de todo o mundo, esta resposta impressionante destaca a crescente demanda por plataformas que dão visibilidade a histórias corajosas e novas vozes, especialmente da América Latina. Este mercado está crescendo rapidamente, com emissoras, streamers e canais FAST em plena expansão, e produtores apresentando projetos com forte potencial internacional. Com nossos 35 anos de experiência, estamos comprometidos em apoiar essas equipes criativas, ajudando-as a acessar o mercado internacional de documentários e a brilharem globalmente.” afirma Aurélie Reman, Diretora-Geral do Sunny Side of the Doc.

Foram 18 projetos selecionados (lista abaixo) abrangendo três categorias temáticas – Natureza e Meio Ambiente, Assuntos Atuais e Investigações, Entretenimento Factual - escolhidos entre 148 inscrições de 30 países diferentes, sendo 66% da América Latina e 34% do resto do mundo. Os participantes terão a oportunidade de apresentar o seu conteúdo para um júri, antes participarão de sessões de treinamento com mentores internacionais coordenados pelo Sunny Side of the Doc, com a chance de ganhar prêmios caso seja vencedor.

Dados de mercado

Em 2024, os investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA)*, destinados à produção de conteúdos independentes, produzidos em regime de coprodução internacional, foi recorde: 220 milhões (aproximadamente US$39,2 milhões)*. As chamadas para esta linha receberam 476 projetos, entre os quais, 70% foram apresentados por empresas brasileiras como co-produtoras majoritárias; e os demais com parceiros estrangeiros como co-produtores principais.
*Dados Ancine

Agenda

Latam Content Meeting
Data: 10, 11 e 12 de março de 2025
Local: Othon Palace Hotel, Rio de Janeiro

https://latamcontentmeeting.com
 
 
 
Entrevista
» O Futuro do Marketing e Negócios em Feiras e Congressos
Últimos Destaques 
20/02/2025
» Inscrições abertas para o XXII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025
20/02/2025
» MAS Cimed: Luciano Huck e Joaquim Levy marcam presença emno maior summit farmacêutico
20/02/2025
» Beauty Show 2025 anuncia pré-venda e programação exclusiva
20/02/2025
» 29ª Convecon: Inscrições abertas com desconto de lançamento
19/02/2025
» 25ª Autocom será realizada de 1º a 3 de abril, no Expo Center Norte.
mais...
  buscar destaques: