Saiba detalhes sobre o evento que recebeu o Selo Prima pela neutralização das emissões de carbono
A 27ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída da região Sul (Fórum GD Sul) começou nesta quarta-feira (26) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS), com capacidade máxima de público. O evento segue até sexta-feira (28).
O painel de abertura apresentou um diagnóstico do setor de geração distribuída no Brasil. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente de debates estratégicos e geração de negócios para todo o setor”, afirma Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, empresa responsável pela organização do evento.
Fraga é ex-membro do conselho da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD - Associação Brasileira de Geração Distribuída), diretor institucional da Associação Brasileira de Energia Renovável e Hidráulica (ABERH - Associação Brasileira de Energia Renovável e Hidráulica), membro do conselho da Universidade Livre do Meio Ambiente (ULMA - Universidade Livre do Meio Ambiente) e presidente do conselho da World Carbon Association (WCA - World Carbon Association).
Autoridades presentes na abertura
A cerimônia de abertura contou com a participação de figuras-chave do setor elétrico e governamental. Entre os presentes estavam Julio Eloi Hofer, da Companhia Estadual de Energia Elétrica Equatorial (CEEE Equatorial); Sydney Ipiranga, diretor da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD); Bárbara Rubim, vice-presidente do conselho da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR); Nanci Walter, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS); e Eberson José Thimmig Silveira, representante da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA/RS).
Eberson José Thimmig Silveira, representante da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA/RS), destacou a relevância dos painéis discutidos durante o dia. "O Fórum GD Sul é fundamental para debater as questões atuais da geração distribuída, especialmente a regulamentação do setor e a inversão do fluxo de potência, que aproxima integradores, concessionárias e entidades do setor", comenta.
Nos painéis foram apresentados dados sobre o mercado no estado. “A energia fotovoltaica lidera o setor, representando 99,4% da potência instalada. A biomassa é responsável por 17,2 MW com 34 usinas termelétricas, enquanto a energia hídrica tem 6 usinas com 3,15 MW e a energia eólica possui 11 usinas com 372,7 kW. A fotovoltaica, com 3,3 GW de potência instalada, ocupa a segunda posição em termos de capacidade instalada no Rio Grande do Sul, representando 27% da potência total do estado e 12,6% da energia produzida", explica Silveira.
Selo Prima
Também, no dia 26 de março, o Fórum GD Sul recebeu o Selo Certificado da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade, que atesta a neutralização das emissões de gases de efeito estufa do evento.
A certificação foi entregue por Ricardo Harduim, mestre em Ciências e coordenador da Prima Mata Atlântica. "Este selo reconhece o compromisso do evento com a sustentabilidade e a compensação das suas emissões", afirmou. Para atingir a neutralização, foram realizadas ações como o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e a aquisição de créditos de carbono certificados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O que esperar nos próximos dias de evento
Ao longo do evento, painéis de discussão e exposições promovem o debate entre especialistas e empresas do mercado, que analisam soluções para expandir a energia solar e sua integração ao sistema elétrico nacional, criando novas oportunidades para integradores e demais agentes do setor.
O evento acontece simultaneamente à Feira de Biotecnologia (BioTechFair) e, na sexta-feira (28), receberá também a 7ª edição do Energy Storage Brasil, voltado ao armazenamento de energia, destacando desafios e oportunidades para o seu avanço.
Serviço:
27º Fórum GD Sul
Datas: 26, 27 e 28 de março de 2025
Local: Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) - Porto Alegre (RS)
Instagram: @forumgd
www.forumgdsul.com.br |
|
|
|