A discussão de soluções tecnológicas e políticas para o agronegócio ocupará importantes espaços de debates durante a 16ª Parecis SuperAgro, cuja abertura oficial foi realizada na manhã desta quarta-feira (9). O evento tem alcançado cada vez mais relevância no debate político-econômico estadual, por ser realizado no maior chapadão agricultável do mundo, em Campo Novo do Parecis.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e coordenador geral da feira, Antônio Brólio, fez a abertura do evento e, em seu discurso, cobrou do poder público mais investimento em infraestrutura na região, que apesar de ser uma das maiores produtoras de grãos do Estado, ainda sofre com problemas crônicos de infraestrutura.
“A Parecis SuperAgro é mais do que uma feira de negócios e um evento técnico. É um espaço fundamental para o debate de temas políticos, econômicos e sociais que impactam diretamente o nosso setor. A questão da infraestrutura é uma delas, e vamos debater isso durante a feira”, destacou Antônio Brólio.
O presidente também citou a questão indígena, destacando que na região há a etnia Pareci, que há 22 anos tenta mudar sua realidade por meio do trabalho no campo, mas é perseguida por órgãos federais, que na avaliação do presidente, não querem que o povo indígena tenha autonomia nem possa cultivar sua própria terra.
A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, que destacou a importância da Parecis SuperAgro para o calendário de feiras do agronegócio, análise que foi endossada pelo superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini. O Senar é um dos patrocinadores da feira.
O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber, instituição que também é patrocinadora da feira, destacou que a Parecis SuperAgro é a 4ª maior do Estado, o que demonstra sua força para Mato Grosso.
Também participaram da solenidade de abertura o prefeito de Campo Novo do Parecis, Edilson Piaia, que avaliou a feira como um marco para a economia e como espaço de debate político preponderante. O presidente da Câmara Municipal de Campo Novo, Willian Freitas Rodrigues, também enfatizou em seu discurso que o agronegócio é fundamental tanto para a seguridade alimentar quanto para a geração de empregos, fortalecendo a economia local.
Representando o Governo do Estado de Mato Grosso, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Alan Kardec, desejou sucesso à feira e anunciou a instalação de uma escola técnica na região para fortalecer ainda mais o setor. “Hoje o agro é potência porque se voltou para a tecnologia. Parabéns a todos os expositores presentes nesta edição por debater um futuro cada vez mais tecnológico”.
Programação
A feira que acontece no maior chapadão agrícola vai até sexta-feira, dia 11 de abril, com vasta programação contendo participações que reforçam o papel estratégico do agronegócio brasileiro e a importância de aproximar o campo da cidade, promovendo conhecimento, desenvolvimento e diálogo com a sociedade.
16ª Parecis SuperAgro
A 16ª Parecis SuperAgro é uma realização do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e conta com o patrocínio do Senar Mato Grosso, Aprosoja, Áster Máquinas, Sicredi, Grupo Moradda, e apoio institucional da Câmara Municipal de Campo Novo do Parecis e da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis.
https://parecissuperagro.com.br |
|
|
|