Competição oferece prêmios em dinheiro, mentorias para projetos e encontro com executivos da Netflix; Concurso de Argumentos traz nova categoria para projetos de Documentário
Estão abertas as inscrições para o Concurso de Roteiros e Argumentos do 13º FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. Considerado o maior do gênero da América Latina, o evento reúne anualmente centenas de roteiristas de todo o Brasil na capital gaúcha, além de convidados internacionais. O festival acontece de 3 a 7 de novembro de 2025, na Casa de Cultura Mario Quintana. O regulamento completo está no site frapa.art.br.
O Concurso de Roteiros tem o objetivo de reconhecer e qualificar bons roteiros originais de ficção ainda não produzidos em duas categorias: Longa-Metragem e Piloto de Série - contribuindo com seu desenvolvimento, garantindo sua visibilidade e criando oportunidades para sua eventual realização. Com a mesma finalidade, o Concurso de Argumentos recebe argumentos originais ainda não roteirizados em duas categorias: Ficção e Documentário - esta última uma novidade desta edição.
Ao longo de mais de uma década, o FRAPA acumula cases de projetos finalistas de seus concursos que transformaram-se em filmes de impacto nacional e internacional. Como exemplos recentes, estão "Levante", roteiro de Lillah Halla e María Elena Morán, premiado no Festival de Cannes em 2023; e "Deserto Particular", roteiro de Aly Muritiba e Henrique Santos, indicado do Brasil para a disputa ao Oscar em 2022.
Esta edição também dá continuidade ao tradicional FRAPA[LAB], laboratório de roteiros realizado em coprodução com o Projeto Paradiso - que chega a seu sétimo ano e reúne os finalistas do Concurso de Roteiros. Os escolhidos receberão consultoria de profissionais convidados do mercado audiovisual. O vencedor do Concurso de Argumentos de Ficção também garante uma vaga no FRAPA[LAB] do ano seguinte, enquanto os finalistas da categoria ganham uma mentoria de um(a) profissional integrante da Rede Paradiso de Talentos no âmbito do programa Paradiso Multiplica.
O projeto vencedor da categoria de Roteiro de Longa-metragem recebe também o Prêmio Paradiso de R$ 5 mil reais, que pode ser investido em formação ou desenvolvimento, oferecido pelo Projeto Paradiso, do Instituto Olga Rabinovich. "É uma felicidade para nós estar mais uma vez ao lado do FRAPA, um evento que acompanhamos desde o nosso lançamento, há seis anos", comenta Josephine Bougois, diretora executiva da Projeto Paradiso. "Fico satisfeita de observar como o evento soube se renovar nesse período, enquanto segue se dedicando a valorizar e apoiar as pessoas que pensam as histórias que nos fazem apaixonar pelo audiovisual. É uma missão que o Projeto Paradiso se orgulha de compartilhar", conclui.
As premiações incluem ainda R$ 5 mil reais em dinheiro para os vencedores de todas as categorias, enquanto os finalistas ganham credencial para a edição deste ano do festival e bolsas para curso de formação. Já os semifinalistas garantem uma vaga para um encontro coletivo com executivos da Netflix durante o festival, entre outros prêmios a serem anunciados no site e redes sociais do Festival.
Ainda este mês, estará à venda a Credencial, que dá acesso à toda a programação do festival, com valores especiais de 24 de março até 8 de junho (ou até esgotarem 100 unidades). Aproximando roteiristas e players de mercado, a Rodada de Negócios recebe projetos a partir de 19 de maio. Associados/as da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) têm 10% de desconto em todas as categorias.
Serviço
XIII FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre
Quando: 3 a 7 de novembro de 2025
Inscrições abertas | Regulamentos e registro de obras em https://frapa.art.br |
|
|
|