O evento está marcado para os dias 20 e 21 de maio, às principais entidades do setor elétrico já confirmaram presença no evento.
O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia MT) promove o “Encontro da Indústria do Setor Elétrico”, o evento ocorrerá em maio de 2025, nos dias 20 e 21, no Fatec Senai, localizado em Cuiabá, MT, e terá como tema central o futuro do setor elétrico.
O objetivo será discutir soluções para a geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia, além de abordar as oportunidades relacionadas à descarbonização da indústria em um contexto de transição energética.
Quanto a geração de energia os temas englobam todas as fontes com potencialidades no estado, são elas: solar, hidrelétrica, hidrogênio verde, gás e biometano.
O evento também abordará soluções voltadas para a indústria e o Agronegócio como modelos de geração própria de Energia e sistemas para melhoria da qualidade de Energia, que são as soluções de armazenamento.
O presidente do sindicato, na gestão 2025/2027, Carlos Garcia afirma que, “o ponto alto do evento será a apresentação das super baterias, denominadas de BESS. Esses sistemas são capazes de melhorar a estabilidade do fornecimento de energia e substituir o uso de geradores a diesel. E a novidade é que esses equipamentos reduziram de preço significativamente este ano, tornando-as soluções viáveis ao setor produtivo”.
“Pela proximidade da COP 30, a ser realizada em Belém (PA), o evento abordará também o tema descarbonização e as oportunidades que poderão gerar à indústria. Este processo é de suma importância ao nosso setor, pois um dos resultados esperados consiste no aumento da demanda por energia elétrica. Somos a favor de um processo de descarbonização incentivado que gere renda adicional às indústrias”, analisa o presidente.
Entre as pautas do evento está a descarbonização, “muitas pessoas não sabem por onde começar. Um exemplo simples trata-se da implementação de processos de eficiência energética. Quando se aumenta a eficiência dos equipamentos, reduzindo o consumo de energia, estamos descarbonizando. Hoje o próprio Senai, ligado a Federação das Indústrias de Mato Grosso, implanta esses processos”, diz Garcia.
Sobre o formato do evento, a novidade do será a realização de feira de negócios, com expositores que participam de toda cadeia do setor elétrico, fabricantes de equipamentos hidrelétricos e fotovoltaicos, construtores, projetistas, geradores e comercializadores de energia, entre outros.
O encontro terá um aumento de 100% das vagas disponibilizadas, com expectativa de público de 1.200 participantes. A maioria dos expositores já estão disponíveis para a compra, e podem ser adquiridos junto ao Sindenergia MT. São mais de 20 estandes divididos nas categorias prata, ouro, diamante e anfitrião.
Nova gestão
Em novembro de 2024, uma nova diretoria tomou posse, composta por especialistas nas diversas pastas do sindicato. Desta forma, o presidente empossado Carlos Garcia, aposta na gestão participativa para destravar o potencial energético de Mato Grosso.
“Temos discutido as principais questões que estão impactando o setor elétrico no estado. A principal delas consiste na viabilização de mais investimentos em transmissão e distribuição no que vão garantir o crescimento da indústria e de toda a cadeia do setor elétrico. Essa será a principal temática do nosso evento. Além deste tema, teremos 8 painéis liderados por cada diretoria, abordando todas as fontes de geração e as problemáticas que assolam o setor”, diz Garcia.
Serviço:
Encontro da Indústria do Setor Elétrico
O que: Encontro da Indústria do Setor Elétrico - Qual será o futuro do setor elétrico?
Quando: 20 e 21 de maio de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: Fatec Senai - Cuiabá/MT
www.sindenergia.com.br |
|
|
|